quinta-feira, 14 de março de 2013

Dilma irá à missa de posse do Papa Francisco, diz Planalto

Cardeal argentino é o novo papa: Francisco

Jorge Mario Bergoglio é o primeiro não europeu a assumir o papado em 1.300 anos.
O argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, acaba de ser anunciado como sucessor de Bento XVI, que renunciou ao pontificado no mês passado. Bergoglio é o primeiro papa não europeu em 1.300 anos, o primeiro latino-americano. O anúncio foi feito pelo cardeal francês Jean-Louis Tauran, que, seguindo o Código de Direito Canônico, pronunciou a célebre frase "Habemus papam" diante de uma Praça São Pedro completamente lotada. Bergoglio escolheu o nome de papa Francisco.

Segundo o porta-voz, a presidente decidiu nesta quinta aceitar o convite. Missa que marcará a posse do novo Papa será na próxima terça (19).
A presidente Dilma Rousseff participará da missa que marcará o início do pontificado do Papa Franciso, marcada para a próxima terça-feira (19). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (14) pelo porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann.
De acordo com Traumann, Dilma decidiu aceitar o convite do Vaticano para participar da posse no início desta tarde e ainda não definiu que outros representantes do governo a acompanharão na viagem ao Vaticano. A missa será realizada na próxima terça-feira, às 5h30 (horário de Brasília).
A data que a presidente embarcará não está definida, de acordo com o porta-voz.
Escolha do Papa
Nesta quarta-feira (13), o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse que Dilma enviaria representantes do governo à posse e que não havia previsão de ela participar da missa.
O conclave elegeu nesta quarta-feira (13) o cardeal Jorge Mario Bergoglio, argentino, como novo Papa, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana.
Após uma eleição histórica, ele se torna o 266º Papa da Igreja -o primeiro latino-americano e também o primeiro jesuíta.
O nome do escolhido pelos 115 cardeais foi anunciado com a tradicional fórmula latina "Habemus Papam!" ("Temos um Papa!"), pelo mais velho dos cardeais-diáconos, o francês Jean-Louis Tauran, e recebido com aplausos pelos fiéis que enfrentaram frio e chuva na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Também houve festa na Basílica de Buenos Aires, em que 200 fiéis argentinos assistiam à missa no momento do anúncio.
Bergoglio, de 76 anos, escolheu se chamar Papa Francisco, sem o numeral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário