segunda-feira, 11 de março de 2013

Na mídia: jornal paulista inventa cortes de repasses da União para PE

No jargão jornalístico, quando uma notícia é publicada com uma ou mais informações erradas, costuma-se dizer que tal veículo cometeu uma "barrigada". E foi justamente isso que aconteceu na edição deste domingo do vetusto jornal paulista O Estado de S. Paulo, com a matéria "Dilma reduz repasses para estado de Eduardo Campos. O jornal se desdobrou para mostrar que os repasses do Governo Federal para o estado de Pernambuco estão caindo na gestão de Dilma porque o governador, Eduardo Campos, almeja disputar as eleições presidenciais de 2014.
O jornal é desmentindo não apenas pela ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior. O próprio Eduardo Campos nega que houve diminuição proposital dos repasses como a matéria de domingo tenta mostrar.
Diante da correção feita por Miriam Belchior e por Eduardo Campos, não houve alternativa para o jornal senão publicar na edição desta segunda-feira (11/03), a correção dos erros, conforme a matéria "Não há discriminação em repasses, diz planalto".
No texto dessa matéria, o governador Eduardo Campos é taxativo ao negar que haja "discriminação contra Pernambuco por parte do Governo Federal no tocante a transferência de recursos". Ele acrescenta que o governo estadual também tem recebido investimentos do PAC "que tem tramitação mais ágil e é à prova de contingenciamentos".
Em nota à imprensa , o Ministério do Planejamento contesta as informações equivocadas do jornal O Estado de S. Paulo ao mostrar que, no caso de Pernambuco, a média anual de execução dos investimentos do PAC entre 2011 e 2012 é 22% superior à média anual do período 2007 a 2010. A nota do Ministério afirma que a reportagem também se equivoca na série histórica de transferências voluntárias ao desconsiderar a especificidade do ano de 2010, quando houve a enchente do Rio
Uma que levou os estados de Pernambuco e Alagoas à calamidade. Os recursos destinados à Pernambuco, R$ 466 milhões, para mitigar essa tragédia elevam consideravelmente as transferências de 2010 que, por consequência, também aumentou a média do período de 2010, diz nota.
Ainda segundo a nota do Ministério do Planejamento, a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo em nenhum momento solicitou dados ou esclarecimentos junto aos órgãos federais, daí citar que "é falsa a conclusão da reportagem de que haveria algum tipo de discriminação do Governo Federal com qualquer estado brasileiro". Isto, porque o Governo Federal trabalha de forma republicana, investindo indistintamente um volume crescente de recursos, em todos os estados brasileiros, para melhorar a qualidade de vida de toda a população.
Para evitar que o jornal cometa outra "barrigada", o próprio governador Eduardo Campos aborda outra questão importante, a MP 595 dos Portos, ao reconhecer que o único "desconforto" na relação entre o estado e a União é a retirada da autonomia do Porto de Suape, prevista na medida provisória. "Mesmo neste caso, temos encontrado a abertura necessária para negociar uma solução de consenso", afirma Campos na matéria "Não há discriminação de repasses, diz planalto".
(Fonte: Site do PT no Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário