domingo, 24 de fevereiro de 2013

EXAMES LABORATORIAIS NA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL SANTA MARIA SÓ PAGANDO




Hospital Santa Maria, mesmo com o esforço e empenho de alguns servidores, está longe de se tornar excelência em atendimento público, mas na verdade tem melhorado muito. Hoje, domingo, dia 24.02.2013 na emergência do Hospital Santa Maria, dois médicos competentes e esforçados se desdobravam entre uma emergência e outra, com uma equipe competente de enfermeiros, técnicos e auxiliares, parabéns Dr. Damião e Dr. Sebastião. O novo laboratório do Hospital Santa Maria, também está com um atendimento rápido e eficiente, atendendo até nos domingos, com modernos aparelhos de tecnologia avançada, os resultados saem rapidamente, o que não ficou muito claro é porque o paciente dá entrada pelo SUS na emergência do HMSM, mesmo em estado grave só tem direito aos serviços laboratoriais do hospital se pagar pelos exames. Hoje o blog presenciou a entrada de uma criança com suspeita de dengue, que deu entrada na emergência do hospital pelo SUS, o médico solicitou um hemograma com urgência, que rapidamente foi colhido o sangue e feito o exame laboratorial, mas o pai teve que desembolsar R$ 60,00 pelo referido exame, e ainda pegue de surpresa, pois em nenhum momento foi informado que o exame seria particular, apenas no ato do recebimento é que a atendente o informou o custo do exame, mesmo tendo sido requisitado pelo atendimento emergencial do SUS, imagine o constrangimento se o pai da criança não tivesse com essa quantia no bolso, ou morasse em uma região longe da Cidade, como por exemplo na Serra do minador, que fica distante mais de 20 km do centro da Cidade. Segundo funcionários do hospital e do laboratório, o convênio do laboratório com o SUS é somente para pacientes que estejam internados no HMSM e não cobrem atendimentos para pacientes da emergência “Então se agente tiver morrendo aqui na emergência e não tiver condições da pagar os exames, só pode ter um resultado de exame para um médico ter uma avaliação mais completa do quadro clínico depois de várias horas quando já estiver internado” perguntou a acompanhante de um paciente que aguardava atendimento.
SUS: O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. Além de oferecer consultas, exames e internações, o Sistema também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção e de vigilância sanitária – como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos –, atingindo, assim, a vida de cada um dos brasileiros.

Em nota: O Araripe Informado constatou que o laboratório do HMSM é atualmente particular, terceirizado pela aquela instituição social. O blog entrou em contato com Dr. Ryan Lacerda, médico e um dos responsáveis pelo atual laboratório, que nos informou que o laboratório do HMSM com tecnologia de última geração como já colocamos acima, "ainda não foi inaugurado oficialmente e os atendimentos estão ocorrendo de forma particular e também através do SUS em caráter emergencial, como foi o caso acima. Além do mais estamos fazendo exames emergenciais a qualquer hora e não cobramos nada, como por exemplo exames de fração de creatinofosfoquinase-MB (CK-MB) que já salvou várias vidas no HMSM. O laboratório estará funcionando normalmente somente no mês de março, quando será inaugurado e vai fazer um atendimento que será referência em toda região do Araripe, pois vamos contar com competentes profissionais que vão trabalhar em escala de plantão e revesamento para podermos atender 24hs por dia, todos os dias da semana, e com certeza vamos fazer convênio com o SUS  e fazer todos os exames laboratoriais através de convênio, inclusive os da emergência. Na verdade atualmente não sentamos ainda para rever e reavaliar a situação desses exames da emergência, mas uma coisa tenho certeza, todos vão ser atendidos" enfatizou Dr. Ryan Lacerda. O blog Araripe Informado reconhece a importância do laboratório e a melhoria no atendimento prestado pelo HMSM principalmente das administradoras do HMSM que há muitos anos fazem de tudo para manter o HMSM de portas abertas e vem salvando muitas vidas de toda região do Araripe.

Araripe Informado

Nenhum comentário:

Postar um comentário