segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

EDUARDO PERNAMBUCO 2014

 Eduardo Campos pode ser o vice de Dilma na eleição de 2014


A estratégia petista de conquistar o governo do estado de São Paulo pode colocar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), numa posição privilegiada na eleição de 2014. Depois de conquistar a prefeitura de São Paulo na última eleição, com a vitória de Fernando Haddad, o PT quer minar de vez o maior reduto tucano do país - o Palácio dos Bandeirantes. O ex-presidente Lula começa avaliar a hipótese de lançar o vice-presidente Michel Temer (PMDB) ao governo de São Paulo. Com este quadro, o Eduardo Campos assumiria o posto de vice numa eventual chapa de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).
A intenção neste jogo é, além de conquistar São Paulo, segurar as pretensões do voo nacional de Eduardo Campos, cujo projeto nacional ganhou corpo após as eleições do ano passado. Segundo informações do portal Brasil247, inicialmente o plano da cúpula petista era lançar o ex-ministro Gabriel Chalita ao governo paulista. A reunião entre os dirigentes petistas aconteceu na última semana e teve como objetivo traçar os planos da legenda para a próxima eleição.
A dobradinha entre Dilma e Eduardo, caso seja efetivado um dos projetos político do ex-presidente Lula, pode surtir efeitos imediatos nos projetos de duas lideranças do PT no estado: o senador Humberto Costa e o ex-prefeito do Recife e deputado federal João Paulo. Os dois, no ano passado, protagonizaram uma derrota história após 12 anos de gestão à frente da Prefeitura do Recife. Na época, o tom dos petistas era quase de oposição ao governo de Eduardo Campos, que financiou a vitória do novo prefeito Geraldo Julio (PSB).
Este cenário, porém, é visto com ressalvas pelos petistas. Até porque alguns caciques do partido estão de olho no Palácio dos Bandeirantes. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega são um dos exemplos. A ex-prefeita de São Paulo e ministra da Cultura, Marta Suplicy, também esta no jogo e pode inviabilizar a dobradinha do PT e PSB na eleição de 2014.
O presidente estadual do PSB em Pernambuco, o secretário de Governo da Prefeitura do Recife, Sileno Guedes, avalia que esta projeção apresentada por petistas não passa de mera especulação. Segundo ele, o crescimento dos socialistas abre caminho para este tipo de cenário. O governador já vem dizendo que não estamos discutindo isso (eleições de 2014). O que podemos dizer é que o PSB tem tido um crescimento expressivo nas urnas e isso abre caminho para quadros como este. É um partido histórico da esquerda brasileira e que a população vê como uma das alternativas de poder, observa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário