sexta-feira, 22 de maio de 2015

Resultado do julgamento dos PMs sai na manhã desta sexta



Até o meio-dia desta sexta-feira deverá ser divulgado o resultado do julgamento dos quatro policiais militares acusados de obrigar 17 adolescentes a pular no Rio Capibaribe, em 2006, provocando a morte de dois por afogamento. No segundo dia de sessão, nesta quinta-feira (21), defesa e acusação debateram suas teses relatando seus argumentos para os jurados (cinco homens e duas mulheres). O trabalho foi encerrado às 21h e recomeça nesta sexta às 9h.

O procurador do Ministério Público André Rabelo pediu a absolvição de um dos PMs, Irandi Antônio da Silva. De acordo com ele, o policial estava dentro da viatura na hora em que os meninos entraram no rio, numa distância de 300 metros dos adolescentes. O advogado dos PMs, José Siqueira comentou “que o MPPE seria mais justo se pedisse a absolvição de todos, porque cumpriam ordens do tenente Sebastião Antônio Félix”.

Mas o procurador argumentou que “mesmo que a ordem para entrar no rio tenha sido do comandante, os PMs não fizeram nada para defender os adolescentes, o que os coloca também como culpados.”

O promotor acrescentou que as vítimas não tiveram chance de defesa e revelou detalhes sobre os dois momentos da ação policial, quando os adolescentes foram levados para o local do crime em dois grupos, um às 0h40 e outro às 2h40. Segundo Rabelo, o tenente Félix esteve nos dois momentos.

Apesar de ter o julgamento adiado para 14 de julho, o tenene Félix acompanhou a sessão, nesta quinta. Já as vítimas não compareceram ao fórum no segundo dia de julgamento.

O pai de Zinael José, o sargento reformado da PM Israel Ferreira, a mãe de Zinael, a dona de casa Zineide Maria de Souza, e a mãe de Diogo Rosendo, a dona de casa Maria do Carmo Simplício de Araújo, acompanharam tudo. A mãe de Diogo disse esperar justiça. “Meu filho era um menino bom, estudava. Não trabalhava porque tinha 15 anos e seis meses. Não tinha envolvimento com droga e roubo.”

Estão no banco dos réus:
Aldenes Carneiro da Silva
José Marcondi Evangelista
Ulisses Francisco da Silva
Irandi Antônio da Silva


Fonte: Diário de Pernambuco
Publicado por: Simone Gomes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário