sexta-feira, 15 de maio de 2015

Comércio tem o pior desempenho no primeiro trimestre desde 2003

                          
O comércio, um dos setores mais importantes para a economia brasileira, teve um péssimo primeiro trimestre e registrou o pior desempenho para o período desde 2003, de acordo com o IBGE. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, as vendas caíram 0,8%.
O aumento nos preços dos itens essenciais, o crédito mais caro e a redução da renda das pessoas são os principais responsáveis por este fraco desempenho.

O dinheiro está curto. A advogada Débora Batista conta que percebe no dia a dia a queda na renda dos clientes. "Hoje 70% dos nossos clientes estão pedindo a devolução do imóvel por não ter condições de pagar", explica.
Isso sem falar nos aumentos, foram vários em 2015. Em uma piscada de olhos, a energia elétrica subiu pouco mais de 38% no ano. A passagem do ônibus foi lá em cima: quase 12% de aumento e encher o tanque do carro com gasolina também ficou mais caro: 9%.
Com tantos reajustes em despesas que o consumidor não consegue evitar, faltou dinheiro para aquelas compras consideradas não-fundamentais e aí, inevitavelmente, sobra para o comércio.
A retração se explica pela queda de 2% na renda do brasileiro nos três primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.
"A parcela do orçamento familiar hoje está comprometida em pagar a energia, o transporte e o combustível, que são itens de primeira necessidade. Por causa disso, você tem que consumir menos bens e as famílias acabam reajustando o consumo daqueles itens que não são essenciais", explica Rodrigo Baggi, economista da Tendências Consultoria.

Fonte: Hora 1
Publicado por: Simone Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário