sexta-feira, 29 de maio de 2015

Joseph Blatter é reeleito presidente da Fifa após desistência de concorrente


A eleição ocorre em meio ao maior escândalo da história do futebol. 

                          O suíço Joseph Blatter assume o quinto mandato.

A votação para escolher o novo presidente da Fifa terminou com a reeleição de Joseph Blatter. No início da tarde, o presidente da Federação da Jordânia, o príncipe Ali Bin Al-Hussein, desistiu da eleição, dando a vitória para Blatter. A eleição ocorre em meio ao maior escândalo da história do futebol.
Na votação, o Brasil foi representado pelo presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio. A votação começou com o discurso dos dois candidatos. Joseph Blatter pediu a confiança dos delegados. Já o opositor disse que vai inverter a pirâmide do futebol, colocando os interesses dos torcedores em primeiro lugar.
A manhã da eleição foi tumultuada. Do lado de fora do congresso da Fifa, manifestantes protestaram contra Joseph Blatter. O discurso dele foi interrompido por ativistas palestinas, que querem que o futebol  de Israel seja suspenso da Fifa. Os delegados ainda levaram um susto: uma ameaça de bomba fez o ginásio onde estão reunidos ser revistado. Era alarme falso e nada foi encontrado.
Em Berlim, em um encontro com a primeira-ministra alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro britânico David Cameron exigiu mais uma vez a renúncia de Blatter. "Com a corrupção nessa escala, não se pode fingir que a pessoa a frente da Fifa seja a certa para seguir no comando", disse ele.
Esta foi a primeira rodada de votação, onde um dos candidatos precisa atingir dois terços dos votos para se tornar presidente da Fifa. Se isso não acontecer, haverá uma segunda rodada de votação e bastará maioria simples – metade mais um dos votos.
No Brasil
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Marco Polo Del Nero, que na quinta-feira (28) deixou de surpresa o congresso da Fifa, chegou ao Rio de Janeiro nesta sexta (29). Ele deu uma entrevista na sede da CBF: “Face a esse momento difícil que passamos, eu resolvi partir da Suíça para o Rio de Janeiro, na sede da CBF, para poder de forma positiva, de forma correta, cumprir e dar as explicações necessárias, não só às autoridades, mas à imprensa do Brasil. Renúncia não existe”.Israel seja suspenso da Fifa.
Fonte: Jornal online
Publicado por: Simone Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário