sexta-feira, 29 de maio de 2015

Protesto em favela do Rio de Janeiro termina em depredação e violência

                                                                  Foto: Google

Teve confusão na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a Uerj. Estudantes e moradores de uma favela entraram em confronto com a polícia e seguranças da faculdade. Durante o tumulto, a entrada do principal prédio da universidade foi depredada.
Um vídeo gravado por estudantes mostra que o campus da Uerj virou uma praça de guerra.
Do lado de fora, um grupo de manifestantes atirou pedras nos vidros. Alunos e funcionários ficaram acuados dentro do prédio e seguranças usaram jatos d'água para impedir a entrada dos manifestantes. O clima ficou tenso.
A confusão começou no fim da tarde de quinta-feira quando agentes da Prefeitura e da Guarda Municipal fizeram a remoção de algumas famílias da Favela do Metrô, próximo à Mangueira.
Moradores protestaram e chegaram a fechar parcialmente a Avenida Radial Oeste, uma das principais vias da zona norte.
Testemunhas contaram que alunos da Uerj faziam uma assembleia na universidade, quando resolveram se unir a essa manifestação. Eles interditaram os dois sentidos da via, que ficou bloqueada por mais de duas horas. O trânsito ficou complicado na volta para casa, os manifestantes fizeram barricadas e atearam fogo em lixo.
Motoristas e moradores alertaram sobre a confusão nas redes sociais.
Segundo os estudantes, policiais jogaram bombas de efeito moral e houve correria. Enquanto PMs do Batalhão de Choque avançavam para liberar a avenida, um grupo de manifestantes voltou para a universidade.
Em outro vídeo feito de dentro do prédio da Uerj é possível o momento em que seguranças da universidade retiram um homem e uma nova confusão começa. Mais duas vidraças foram quebradas. O tumulto continuou. Um manifestante chutou e quebrou uma porta. Logo depois, uma outra bomba explodiu.
Na portaria principal, que foi alvo dos manifestantes, todos os vidros foram quebrados. Depois da confusão, os portões foram trancados, mas a situação permaneceu calma pela madrugada.
Mesmo assim, a Uerj reforçou a segurança e vários funcionários passaram a noite no prédio.
Fonte: Hora1
Publicado por: Simone Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário