sexta-feira, 29 de maio de 2015

BARBÁRIE: Quatro adolescentes são estupradas e agredidas em Castelo do Piauí

Em entrevista exclusiva ao meionorte.com, o policial Arimateia Melo, da delegacia de Campo Maior, afirmou que os quatros menores foram apreendidos nas primeiras horas desta quinta-feira (28) e todos confessaram o crime, além de contarem detalhes de como tudo aconteceu.
Segundo ele, a população está revoltada e toda a equipe está em diligencias para capturar o quinto estuprador, o Adão, que é altamente perigoso.
‘’Todos têm entre 14 e 17 anos e já tem passagem pela polícia e sabiam o que estavam fazendo. Os elementos aproveitaram a oportunidade que as meninas estavam sozinhas, amarraram-nas e barbarizaram com elas. Não mostraram remorsos’’, disse Arimateia ao meionorte.com
No momento do ataque, Adão estava portando uma arma de fogo e dois deles estavam armados com facas. Os quatro infratores foram levados na noite desta quinta-feira (28) para o Complexo da Cidadania, onde funciona a 2º Vara da Infância e Juventude para Atos Infracionais.

Image title
Image title
Image title
Atualizado às 13:30
A adolescente de inciais I.C.M.S., de 16 anos, acaba de ser transferida do HUT, onde estava internada deste a noite de quarta-feira (27), junto com outras três garotas estupradas e espancadas em Castelo do Piauí, para continuidade e tratamento médico no Hospital São Marcos.
O diretor do HUT, Gilberto Albuquerque, afirmou que a menor I.C.M.S., está em estado de saúde estável, embora com muitas escoriações pelo corpo. Os integrantes das comissões de apoio às vítimas de violência e da mulher, da Ordem dos advogados do Brasil (OAB), foram ao HUT para acompanhar o caso das 4 garotas estupradas e prestar solidariedade as famílias.

Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Atualizada às 12:30
Adolescente de iniciais D.R.S, de 17 anos, que estava na sala de observação do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), após cirurgia por ter sofrido traumatismo, já está fora de perigo. Ela foi levada para um apartamento do hospital, onde já estavam as adolescentes I.C.M.S, de 16 anos, e J.L.S., de 15 anos, que sofreram muitas escoriações, mas não correm risco de MORTE.
A adolescente de iniciais R.N.S.R., de 17 anos, que sofreu traumatismo craniano,vai continuar sendo acompanhada na UTI do hospital.
“Exames poderão confirmar se houve violação sexual. O que sabemos é que todas elas sofreram escoriações gerias pelo corpo. A gente aproveitou para fazer mais exames e conseguimos bastante material para investigação. Essa questão do estupro envolve muito trabalho da perícia. A gente coleta o material que via para exame que pode dá positivo ou negativo. O procedimento é esse. Temos o material, mas não podemos confirmar ainda. Nos reservamos para esperar o resultado e confirmar se há esperma ou não. Aliás, a aguarda o resultado para termos algo mais firme. Eu não posso afirmar se houve estupro. A médica QUE realizou os primeiros procedimentos FEZ um trabalho espetacular”, disse Antônio Nunes diretor de polícia técnico-científica do Estado.
Atualizada às 11:15
Vice-governadora diz que jovens sofreram tentativa de homicídio
A vice-governadora Margarete Coelho afirmou após realizar visitas as quatro garotas no HUT, que as jovens além de estupro sofreram tentativa de homicídio e declarou que elas serão atendidas por  uma equipe multidisciplinar.
“Uma equipe multidisciplinar está acompanhando o caso delas para que elas possam ter o melhor atendimento possível e criar um ambiente acolhedor para elas nesse momento tão importante. A equipe deverá ser composta só por mulheres, pois elas estão muito abaladas. A forma que o crime foi conduzido foi para levar as meninas a óbito. Esse é um fato gravíssimo, bastante estarrecedor. Nós queremos deixar bem claro para elas e as famílias que elas não estão sozinhas, pois elas estão bastante abaladas e em estado de choque. Eu gostaria de pedir, principalmente para imprensa é que poupe essas meninas. Vamos tratar com carinho que elas merecem. Elas não procuram isso, ela não quiseram isso. Elas são vítimas, pois aqui são dois crimes tipificados - estupro e tentativa de homicídio”, declarou.

Image title
Atualizada às 10:30
Familiares afirmam que acusados de estupro são dependentes químicos
O tio de uma das vítimas afirmou que elas haviam saído às 17h para tirar fotos no Morro do Garrote e no local os quatro jovens estavam dando proteção a um assaltante e traficante identificado apenas por “Adão”, que é de Castelo do Piauí, mas que estava morando em São Paulo e assaltou um posto de gasolina.
Segundo ele, os quatro adolescentes apreendidos são dependentes químicos e desciam o morro para comprar droga para Adão, que estava usando o local como esconderijo. As garotas não conheciam os menores. Ainda segundo ele, elas eram amigas de escola e sempre andavam juntas.
Image title
FOTO DOS ACUSADOS DE COMETEREM O CRIME (Plantão Policial):
Image title
Image title
Image title
Image title
Atualizada às 10:15
O Governo do Piauí divulgou uma nota para toda a imprensa sobre o caso, afirmando que se solidariza com as vítimas e a família. E que está chocado com todo o caso.
LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA

O Governo do Estado do Piauí lamenta e se solidariza com as famílias e as vítimas desse trágico crime no município de Castelo do Piauí. Assim como todos os piauienses, estamos chocados e desejamos a devida punição ao responsáveis o mais rápido possível.
Assim que tomou conhecimento do crime, a Polícia Militar iniciou a perseguição aos suspeitos.

Além do Grupamento da Polícia Militar de Castelo, foram deslocados para a cidade três outras equipes, além do Gerente de Policiamento do Interior, delegado Willame Moraes para dar apoio ao trabalho do delegado regional, Laércio Evangelista.
Nós da gestão estadual daremos todo o apoio necessário às famílias e colocaremos todo o emprenho da polícia na resolução do crime e prisão de todos os envolvidos.

Wellington Dias
 - Governador do Estado do Piauí
Margarete Coelho
 - Vice-governadora do Estado do Piauí
Image title
Atualizada ÀS 09H50
Diretor do HUT diz que vítimas vão receber atendimento especializado
O diretor-geral do HUT (Hospital de Urgência de Teresina) Gilberto Albuquerque, concedeu entrevista coletiva e explicou a situação das vítimas internadas no hospital
Image title
“Vai ser realizada agora a tarde novos exames nas garotas. As pacientes ainda apresentam um quadro preocupante, uma das jovens está internada na UTI, outra passou por cirurgia e as outras duas estão em uma situação mais estável. A jovem que teve traumatismo craniano é a que está em situação mais grave. Uma das jovens vai ser transferida para hospital particular. Todas elas apresentam lesões de como se tivesse sido arrastadas, agredidas ou jogadas de algum penhasco. Elas chegaram com lesões e terras por todo corpo. Elas também podem terem sofrido tentativa de estrangulamento, mas só a perícia vai poder confirmar o que de fato aconteceu ou quando elas tiverem condições de relatar o que aconteceu. Quando acontece casos como esse existe uma comoção da sociedade como um todo, então todo mundo se envolve para que elas possam ter a melhor assistência. Elas passarão por acompanhamento de psicologia e serviço social e serão resguardadas para que não tenham as lembranças reavidas em suas memórias. Elas foram isoladas do contato com o público dentro do hospital. Elas apresentam escoriações no rosto, mas não foi feita nenhuma cirurgia de reconstrução de face”, declarou.
A paciente que será transferida é a jovem I.C.M.S, de 16 anos. O estado mais grave é da jovem R.N.S.R, de 17 anos, está internada na UTI com traumatismo craniano.
Image title
ATUALIZADA ÀS 09H14
Polícia aprende 3 adolescentes acusados de estupro em Castelo
As policiais civis e militar apreenderam 3 adolescentes em Castelo do Piauí (130 km de Teresina) acusados de estuprarem e agrediram as adolescentes  I.C.M.S, de 16 anos,  J.L.S, de 15 anos, D.R.F, de 17 anos e R.N.S.R, de 17 anos na noite de quarta-feira (26).
Os menores estão apreendidos na delegacia de Castelo e serão encaminhados para Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente em Teresina.
A polícia procura agora o homem adulto que participou do estupro coletivo e se encontra foragido.
O policial Silva, da Polícia Civil de Castelo do Piauí, informou que as 4 garotas estupradas foram jogadas pelos agressores no Morro do Garrote, na zona rural do município, de uma altura de aproximadamente 5 metros. Isso poderia explicar as fortes lesões nas jovens.
Image title
ATUALIZADA ÀS 09H00
Adolescentes estão internadas em estado grave
As vítimas foram I.C.S, de 16 anos,  J.L.S, de 15 anos, D.R.F, de 17 anos e R.N.S.R, de 17 anos.
Ana Flávia Soares, assessora de comunicação do HUT (Hospital de Urgência de Teresina), informou que duas garotas estão em estado grave. A jovem de iniciais R.N.S.R, de 17 anos, está internada na UTI com traumatismo craniano e D.R.F, de 17 anos foi para o centro cirúrgico para fazer o procedimento de traqueostomia que é um método de respiração mecânica. As outras adolescentes seguem internadas em estado estável.

Um perito da Samdis (Serviço de Atenção às vítimas de Violência Sexual) da Maternidade Dona Evangelina Rosa, vai realizar perícia e exames nas quatro garotas que foram violentadas em Castelo do Piauí no HUT , onde as vítimas estão internadas.
“Vamos lutar para que as providências sejam tomadas de forma mais rápida. O papel do Estado é lutar para combater a violência, mas nesse momento, principalmente, é cuidar da vítimas”, disse a vice-governadora do Estado Margarete Coelho, que foi prestar solidariedade as adolescentes em visita na manhã desta quinta-feira (28), no HUT.
Quatro adolescentes são estupradas e agredidas em Castelo do Piauí
Na noite desta quarta-feira (27), quatro jovens entre elas uma de 15 anos, uma de 16 e duas de 17 anos foram estupradas e agredidas por cinco jovens na cidade de Castelo do Piauí. De acordo com o delegado Laércio Evangelista, os acusados já foram identificados. Se trata dos menores E; B; D e A. Ao todo são quatro menores e um maior de idade.
“Estamos em diligência ainda, já conseguimos prender três menores que participaram do crime e estamos no sentido de localizar mais dois suspeitos. Eles já confessaram o crime, como aconteceu, o que fizeram”, declarou o delegado.
As quatro vítimas foram levadas para o Hospital Regional de Castelo do Piauí e por apresentarem um quadro bastante grave foram encaminhadas para o Hospital de Urgência de Teresina.
Ainda segundo o delegado, as adolescentes saíram por volta das 16h da tarde de casa para tirar fotos em um morro da cidade. No meio do caminho encontraram os cinco acusados completamente drogados. As garotas foram estupradas por mais de duas horas, chegando a ser espancadas e dopadas.
“A motivação foi o uso de drogas, eles estavam bastante alucinados, viram as meninas no local e não perderam tempo. Todos eles já tem passagem pela polícia da cidade”, continuou o delegado Laércio Evangelista.
De acordo com ele, uma das meninas ficou com o rosto completamente desfigurado por conta dos espancamentos e fez uma cirurgia de reconstrução da face. A outra teve que fazer uma limpeza no organismo por conta dos vários fluidos estranhos que foram encontrados dentro do seu corpo. Uma outra garota teve o bico dos dois seios arrancados por uma faca, e a outra teve várias perfurações de faca pelo corpo inclusive na coxa e no peito.
“Eles agiram de forma bastante cruel, utilizaram facas e chegaram a cortar os seios. Em pelo menos três delas já foi confirmado o crime de estupro. Vai ser questão de tempo para realizarmos a prisão do maior de idade, creio que ainda nesta manhã ele será preso. Os menores estão detidos em Castelo do Piauí e serão encaminhados para Teresina para a segurança deles porque a população está bastante revoltada e não queremos problemas maiores”, declarou.
As vítimas foram encontradas sem roupas, amarradas e desacordadas pelo filho de um policial na cidade. O jovem teve que ser encaminhado para o hospital e ficou internado por ter ficado em estado de choque com a cena que encontrou. Ele respira com a ajuda de balão de oxigênio.
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title

Nenhum comentário:

Postar um comentário