sábado, 27 de abril de 2013

Se PEC 33 passar, melhor que se feche o Supremo, diz Gilmar Mendes Proposta aprovada na CCJ permite ao Congresso derrubar decisões do STF. Para ministro do STF, PEC é inconstitucional de Deus ao último constituinte.


Proposta aprovada na CCJ permite ao Congresso derrubar decisões do STF.
Para ministro do STF, PEC é inconstitucional 'de Deus ao último constituinte'.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou nesta quinta-feira (25) que, se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autoriza o Congresso a barrar decisões da Corte for aprovada, é "melhor que se feche" o tribunal.
Eles [CCJ] rasgaram a Constituição. Se um dia essa emenda vier a ser aprovada é melhor que se feche o Supremo"
Gilmar Mendes, ministro do STF
A proposta, de autoria do deputado Nazareno Fontelles (PT-PI), prevê que, quando o STF decidir pela inconstitucionalidade de uma emenda à Constituição, o Congresso poderá reavaliar o ato do tribunal. Se parlamentares discordarem da posição do Supremo, a questão, segundo o projeto, será decidida em um plebiscito popular. A proposta também estabelece que, para o STF declarar a inconstitucionalidade de uma norma, serão necessários os votos de nove dos 11 ministros. Atualmente, bastam seis.
"Não há nenhuma dúvida, ela é inconstitucional do começo ao fim, de Deus ao último constituinte que assinou a Constituição. É evidente que é isso. Eles [CCJ] rasgaram aConstituição. Se um dia essa emenda vier a ser aprovada é melhor que se feche o Supremo Tribunal Federal. É disso que se cuida", afirmou Gilmar Mendes após a sessão desta quinta.
O ministro Gilmar Mendes durante sessão do STF
O ministro afirmou ainda que o tema não poderia ser aprovado por votação simbólica."É recomendado que haja cautela em relação a isso. O que ficou entendido nesse episódio é o fato de uma matéria dessa gravidade ter sido aprovada por aclamação, por votação simbólica, sem uma manifestação em sentido contrário. É constrangedor, eu acredito, por uma comissão que se chama de Constituição e Justiça. Onde está a constituição e a justiça nesta comissão?"
Um pouco antes, o presidente em exercício do Supremo, Ricardo Lewandowski, disse que"não há crise"entre os poderes Legislativo e Judiciário. Na quarta, a Comissão deConstituição e Justiça da Câmara aprovou projeto que permite aos parlamentares barrarem decisões do Supremo. A decisão repercutiu entre os ministros da corte, que no mesmo dia manifestaram oposição ao projeto da Câmara.
saiba mais
Alves diz que vai retardar análise de proposta que tira poder do Supremo Não há crise entre Congresso e Supremo, diz Lewandowski
Ainda na quarta-feira, o ministro Gilmar Mendes emitiu decisão que suspendeu o andamento do projeto de lei, defendido pela base governista no Congresso, que afeta o funcionamento de novos partidos políticos.
Perguntado se via com preocupação o fato de diversas questões do Congresso chegarem ao Supremo, Lewandowski disse que" é assim que funciona a democracia "e negou que haja uma crise .
"Creio que os poderes da República estão funcionando normalmente. Estranho seria se não houvesse atividade. A falta de atividades dos poderes é que é própria de ditaduras, de regimes autoritários. Os poderes estão funcionando. Cada qual toma as atitudes que entendem dentro de sua esfera de competência e assim é que funciona a democracia. Quando os poderes agem dentro de sua esfera de competência, a meu ver, não há o que se falar em retaliação. E muito menos crise. Pelo contrário, os poderes estão ativos, funcionando e não há crise nenhuma."
O ministro Lewandowski está no comando do Supremo porque o presidente da corte, Joaquim Barbosa, viajou para os Estados Unidos, onde deu palestra na universidade de Princeton e participou de evento da revista Time, que o elegeu como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Barbosa retorna ao Supremo nesta sexta.
Sobre a decisão provisória do ministro Gilmar Mendes de suspender o andamento do projeto que afeta os novos partidos, Lewandowski disse que a posição de Mendes foi tomada dentro do regimento do STF. Segundo ele, a decisão não teria que passar pelo conjunto de todos os ministros do tribunal."Em mandado de segurança [tipo de recurso que questionou o projeto], a competência é do relator", disse.
tópicos:
Supremo Tribunal Federal veja também
Não há crise entre Congresso e Supremo, diz Lewandowski
Para presidente em exercício do STF, poderes funcionam 'normalmente'. Câmara aprovou projeto que submete decisões do STF ao Congresso.
há 1 hora Eduardo Campos se mostra cauteloso quanto a disputa entre poderes
há 1 hora Entenda a PEC 33, que pretende reduzir os poderes do STF
Deputado apresentou em 2011 proposta para modificar a Constituição. Comissão deConstituição e Justiça aprovou e tema já pode ir ao plenário.
há 2 horas Toffoli não vê atos de campanha antecipada, mas atividade política
Ministro que comandará TSE na eleição de 2014 disse não ver abuso. Aécio, Marina Silva, Eduardo Campos e Dilma devem disputar Presidência. (Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário