segunda-feira, 15 de abril de 2013

A MAIOR POTÊNCIA DO MUNDO TEM SEGURANÇA FALHA E TERRORISTAS ESTÃO INFILTRADOS NO PAÍS


Obama oferece 'toda ajuda que for necessária' ao prefeito de Boston

Presidente dos EUA também entrou em contato com o governador de Massachusetts e expressou preocupação com os feridos

(Texto atualizado às 18h55) WASHINGTON - Momentos após os ataques em Boston, o presidente dos EUA, Barack Obama, telefonou ao prefeito da cidade, Tom Menino, e ao governador de Massachusetts, Deval Patrick, oferecendo ajuda para garantir a segurança e iniciar, de imediato, as investigações sobre os responsáveis pelas explosões. Em estado de alerta elevado, o Serviço Secreto ampliou os agentes de segurança na Casa Branca e fechou as principais ruas de acesso à sede da presidência.
Obama conversa com diretor do FBI por telefone - Pete Souza/Casa Branca via NYT
Pete Souza/Casa Branca via NYT
Obama conversa com diretor do FBI por telefone
Segundo disse um assessor do presidente àReuters, Obama foi avisado sobre os ataques às 15 horas (16 horas em Brasília), portanto minutos após as explosões em Boston. Lisa Monaco, conselheira de Segurança Nacional da Casa Branca, fez o primeiro briefing ao presidente, acompanhada de outros integrantes da cúpula do governo.
Na primeira nota divulgada, o governo Obama referiu-se aos ataques apenas como "o incidente em Boston". Em seguida, porém, começou a ficar claro que se tratava de um atentado organizado contra civis americanos.
Pouco após virem à tona as informações sobre os ataques, o secretário de Justiça, Eric Holder, falou por telefone com o diretor do FBI, Robert Mueller. A polícia federal americana encarregou-se de investigar quem está por trás dos atentados. Mueller e a secretária de Segurança Nacional, Janet Napolitano, também fizeram briefings a Obama nas horas que se seguiram à tragédia.
O pânico que tomou conta das ruas de Boston obrigou o governador de Massachusetts a vir rapidamente a público garantir que as forças policiais estavam em ação. Patrick, líder negro e uma das figuras em ascensão do Partido Democrata, pediu que a população deixasse o local dos ataques imediatamente. O vice-presidente, e o prefeito de Boston também pediram calma aos americanos.
"Este é um dia de horror em Boston. Meus sentimentos e orações estão com aqueles que foram atingidos (no ataque)", afirmou o governador Patrick. "Estive em contato com o presidente, o prefeito Menino e autoridades de segurança pública. Nosso foco agora é ter certeza de que a área está sob controle e segura. Estou pedindo a todos que fiquem longe de Praça Copley e deixem as equipes de socorro fazerem seu trabalho."
Biden trabalhava na Casa Branca quando foi surpreendido pelas notícias do ataque. "Estou falando aqui do meu escritório, eles acabaram de ligar a TV. Aparentemente houve um ataque a bomba. Não tenho nenhum detalhe sobre o quê ou quem causou (a explosão). Não acho que isso tenha sido divulgado", afirmou o vice-presidente. "Minhas orações vão para as vítimas." (Algumas informações do Estadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário