sexta-feira, 26 de abril de 2013

O JORNAL ONLINE ARARIPE INFORMADO VISITOU O PRIMEIRO ASSENTAMENTO DO MUNICÍPIO DE ARARIPINA




                                                          Cisterna do tipo calçadão

ASSENTAMENTO DA SERRA DO RANCHO GRANDE

Segundo informações da técnica de campo do Chapada, Dannyely Mª Silva. Perguntada pelo Araripe Informado ela respondeu o seguinte:
"O assentamento foi fundado no ano de 2008, iniciando-se com 13 famílias assentadas, atualmente o 
presidente  do assentamento é  o senhor Divanagoras Leite.
No momento as famílias estão enfrentando diversos problemas como pendências em alguns projetos anteriores, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) era o responsável por fazer a assessoria no assentamento anteriormente, hoje é o Centro de Habilitação e apoio ao pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), que faz o trabalho de tentar tornar permanente as políticas públicas e convivência com o semiárido, problemas a serem solucionados existem muitos, mais estamos ai na luta em busca de soluções".
Ainda, segundo a técnica do Chapada "Um dos entraves é prestação de contas que o IPA está ainda responsável e não apresentou, já entramos em contato com Marlene Resende, coordenadora do IPA , em meio ao requerimento, solicitando um resultado mais infelizmente não tivemos resposta,
e outro empasse, é o da energia que já tem mais de seis meses em promessas e mais promessas da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que já foram solicitadas várias pedições de ida ate o assentamento mais só ha renovações e nada de ligarem a energia, e todo o processo do projeto  de ligação de energia está pronto e em dias, mais nem uma resposta os assentados receberam.
Enfim, ah muitos problemas mais temos que encontrar soluções" concluiu a representante do Chapada.

Ernildo Arruda Diretor do Jornal Online Araripe Informado esteve lá no assentamento e presenciou famílias trabalhando com o pouco que tem, mais podemos constar que lá predomina alegria, paz e principalmente esperança de dias melhores para aquela comunidade. Todas as famílias receberam em suas casas as cisternas tipo calçadão, graças a uma parceria Chapada e projeto Dom Helder, são duas cisternas em cada residência, uma com capacidade para mais de 50 mil litros de água e outra para armazenar 16 mil litros de água. Há hortas, frutas e muitos projetos de plantação e desenvolvimento comunitário em andamento.
O Chapada vem desenvolvendo um importante papel social e prestando toda assistência e assessoramento daquelas famílias. Parabéns CHAPADA! Parabéns a técnica de campo a competente    Dannyely Mª Silva Lima
Como Diretor de desenvolvimento e articulação comunitária, Ernildo Arruda, fez um relatório completo e apresentou ao prefeito Alexandre Arraes, o prefeito de imediato se prontificou e determinou as secretarias de Distrito, Vilas e Povoados e a secretaria de Desenvolvimento Rural, que: "elaborassem projetos e disponibilizasse tudo que estiver ao alcance do município e do governo Estadual para ajudar e incentivar aquelas famílias, não só elas como em todo Município" destacou Alexandre Arraes.

Jornal Online Araripe Informado

Um comentário:

  1. Gostei da matéria... muito boa mesmo... parabéns... Ernildo Arruda pela atenção!

    ResponderExcluir