O Corinthians já tinha entrado no Pacaembu nesta quarta-feira com a árdua tarefa de vencer o Boca Juniors por dois tentos de diferença para se classificar às quartas de final da Copa Libertadores. Ficou ainda mais difícil quando Riquelme, recuperado de lesão que o deixou de fora do duelo de ida, resolveu fazer um golaço e obrigar os brasileiros a fazerem três gols. Não deu: a equipe brasileira só teve tempo de empatar por 1 a 1 e dar adeus ao sonho do bicampeonato.
Além do gol de Riquelme no início, o jogo ainda foi recheado de polêmicas, em sua maioria desfavoráveis à equipe brasileira. Dois lances duvidosos que seriam pênalti para os brasileiros - um no primeiro tempo, com bola na mão dentro da área do Boca, e outro no segundo, em Emerson - e também dois tentos anulados - um de Romarinho e outro de Paulinho, um em cada etapa - ajudaram a preencher o cenário da classificação boquense.
Lance duvisoso no prmieiro tempo daria pênalti ao Corinthians Foto: EFE
Lance duvisoso no prmieiro tempo daria pênalti ao Corinthians
Foto: EFE
O jogo no Pacaembu
Com a bola rolando, o Boca Juniors veio a São Paulo para jogar como gosta: com a vantagem de poder perder até por um gol de diferença, desde que também marcasse. Com o tabu de não levar uma virada em mata-mata de Libertadores após ter vencido o jogo de ida há 22 anos, a equipe argentina se mostrou tranquila desde o apito inicial.
O primeiro tempo do Boca foi impecável. O clube de Buenos Aires marcou com muita consistência e travou o time brasileiro durante toda a etapa inicial. Danilo, Romarinho, Emerson e Guerrero foram presas fáceis para o sistema defensivo argentino, e Riquelme desequilibrou aos 25min, com um golaço. 
O camisa 10 recebeu pela meia direita, olhou para o goleiro Cássio adiantado e arriscou, de muito longe. A bola subiu e desceu direto no ângulo direito do camisa 1 corintiano, decretando um golaço para o Boca Juniors e transferindo para o Corinthians a obrigação de fazer três gols para se classificar.
Dois lances duvidosos na primeira etapa acabaram evitando o primeiro gol brasileiro. O primeiro deles foi em jogada de Emerson, que recebeu passe de Alessandro e girou, mas Marín travou com a mão dentro da área - a arbitragem nada marcou. Depois, Romarinho recebeu por trás da zaga em posição legal, apesar de a arbitragem ter dado impedimento. Na sequência, o corintiano balançou as redes, mas nada mais valia.
Riquelme foi decisivo para o Boca Juniors com um golaço Foto: AP
Riquelme foi decisivo para o Boca Juniors com um golaço
Foto: AP
O Corinthians voltou com mudanças para o segundo tempo. Romarinho deu lugar a Edenilson, que foi recuado para a lateral direita para substituir Alessandro - o atacante Alexandre Pato entrou em sua vaga. Assim, a equipe mudou de cara e empatou o jogo aos 5min, com Paulinho, de cabeça, para incendiar o Pacaembu. 
O segundo gol veio em seguida, mas a arbitragem anulou em lance bastante confuso. Edenílson cruzou bola na área, Gil cabeceou e Orión salvou em cima da linha. Na sequência, Paulinho fez o gol, mas o árbitro não deixou claro se marcou falta do corintiano em cima do goleiro ou impedimento - o que seria inexistente.
A partir daí, a equipe da casa passou a pressionar. Sufocou o Boca no campo de defesa, mas esbarrava na retranca armado por Carlos Bianchi. E, aos 30min, o atacante Alexandre Pato desperdiçou uma bola decisiva, ao receber de Guerreiro, dominar na pequena área e, sem goleiro, se atrapalhar, furar e mandar para fora. Assim acabou o sonho do bi corintiano no Pacaembu.
Ficha técnica
CORINTHIANS 1 x 1 BOCA JUNIORS
Gols
CORINTHIANS
Paulinho, aos 5min do segundo tempo
BOCA JUNIORS
Riquelme, aos 25min do primeiro tempo
CORINTHIANS: Cássio; Alessandro (Pato), Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Emerson, Danilo (Douglas) e Romarinho (Edenilson); Guerrero
Treinador: Tite
BOCA JUNIORS: Orión; Marín, Burdisso, Caruzzo e Rodríguez; Somoza, Erbes (Viatri), Erviti e Sanchpez Miño; Riquelme (Bravo); Blandi
Treinador: Carlos Bianchi
Cartões amarelos
CORINTHIANS: 
Emerson e Alessandro
BOCA JUNIORS: Orión, Blandi e Marín
Árbitro
Carlos Arecio Amarilla
Público e Renda
36.306 pagantes, 38.445 total e R$ 1.497.642 de renda
Local
Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Fonte: Terra