sábado, 25 de abril de 2015

DEPOIS DE MAIS DE 48hs DE INTENSIVOS PROTESTOS, E INCANSÁVEIS BATALHAS TRAVADAS COM A BUROCRACIA DO PODER PÚBLICO, EM FIM, O POVO VENCE!!!


 

Heróis anônimos!

 


São essas duas palavrinhas acima que mais dar significado a verdadeira luta travada entre os moradores do Bairro José Martins e o Poder  Público.
O Jornal Online Araripe Informado, acompanhou de perto cada momento, cada embate travado,  uma verdadeira luta da população daquele Bairro.

A Sexta Feira dia 24 de Abril de 2015, com certeza entrou para  história na memória desse povo sofrido e que tanto foram prejudicados com as seguidas enchentes.
 

Diante do caos que se instalou: O Ministério Público, na pessoa do seu representante legal, o Dr. Manoel da Purificação Neto promotor de Justiça de Araripina-PE, ouviu os clamores do povo e foi até o local, com uma comissão formada pelos moradores e pelo menos um grupamento tático de 20 policiais, andou e vistoriou várias casas. Era notória a preocupação do promotor, com a situação encontrada. Andou em residências que fora alagadas pelas enchentes e viu de perto a luta que aquele povo travava nos dias pós enchentes. Dona..... uma senhora deficiente física(cadeirante) que na última cheia, foi retirada pelos moradores por o teto da sua casa, foi uma das pessoas visitadas pelo MP.
 
    Dr. Manoel da Purificação Neto, promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Araripina em vistoria no Bairro.

















Deficiente Física, tirada pelo teto da casa no dia da enchente. Foto autorizada por dona Socorro, filha da mesma, com a presença do MP.

Na lembrança que tenho em mente, nunca tinha visto um aparato policial tão grande, mobilizado por conta de protestos em nossa Cidade. pelo menos 05 oficiais do alto escalão da Polícia Militar  passaram o dia de ontem no Bairro José Martins, mais de dez viaturas mobilizados e vários grupamentos de policiamento especializado. A Polícia Militar que estava lá, cumprindo o seu papel de representar a força do Estado, com a finalidade de promover a paz social entre todos. Se não fosse a intervenção da polícia militar, talvez, estávamos até agora lá em negociatas, pois foi a atitude serena e cordial do Major que comandava a tropa de mais de 50 homens da policia militar que estavam no local, que acalmaram-se os ânimos e culminou com um acordo, entre poder público e população.
 
    Aparato com grande efetivo e mais de dez viaturas da Polícia Militar de Pernambuco, pelo menos 05 oficiais e mais de 50 policiais presentes. Grupos da Ciosac, Gati e outros grupamentos táticos especiais.

Na igrejinha do Bairro, travou-se uma luta a porta fechadas, entre comissão representativa dos manifestantes e representantes do poder público municipal e estadual. Presentes 05 membros da comissão formada pelos moradores, dois secretários do governo municipal, um tenente chefe da defesa civil na região, oficiais da polícia militar e a deputada Socorro Pimentel, acompanhada do seu esposo e de aliados políticos. o Araripe Informado, esteve presente todo o tempo representando a imprensa.
Em vários momentos os ânimos se acirraram durante a reunião, o ex deputado Raimundo Pimentel, a todo tempo procurava um culpado para o problema naquele Bairro, inclusive, por várias vezes durante a manifestação botava na cabeça do povo, que a polícia estava lá para avançar contra os cidadãos e tinha sido mandada pelo prefeito de Araripina. Ora, é sabido por todos, que a polícia é o braço forte do estado e está presente em todos os grandes e pequenos movimentos sociais, porque não iria está, em um campo minado, como estava o Bairro José Martins.
 
Com a ordem dada pelo prefeito Alexandre Arraes, o povo venceu e o poder público cedeu a pressão popular e a "PISTA FOI QUEBRADA" em um primeiro momento foi feita uma intervenção de engenharia civil emergencial para amenizar e evitar cheias no Bairro. 
 
O projeto como bem explicou o secretário Leonardo Batista, não se faz de um dia pra o outro, porém, a prefeitura de Araripina não poupou esforço para iniciar os trabalhos ainda ontem a noite, acalmando assim os ânimos da população tão incitada. "Aqui é um campo minado, uma verdadeira guerra política" disse o representante da defesa civil, quando tentava explicar as medidas que estavam sendo adotas, e não conseguia concluir, pois era sempre interrompido pelo ex deputado Raimundo Pimentel, que teceu críticas duras ao tenente e defesa civil. A reunião ficou tensa ao ponto do representante da defesa civil estadual, perguntar onde estavam os membros da defesa civil municipal, o que o ex deputado, aproveitou a deixa e criticou o poder público municipal. Segundo moradores do Bairro José Martins, nunca apareceu ninguém vistoriando as casas, se identificando como membro da defesa civil municipal. Quem são? onde estão? o que eles Fazem? eram o que todos se perguntavam.
Com um acordo coletivo e sempre visionado no bem da população, foi quebrada todas as regras burocráticas e iniciadas obras de contenção e escoamento de águas, naquele Bairro.

Comissão formada pelos moradores, presente no debate:

Carlos Antônio
Janaina Feitosa
Janete Feitosa
Macel
Chiquinha do Peixe

Presentes ainda, 01 Major e 3 Capitães  da Polícia Militar de Pernambuco, Tenente  representante da Defesa Civil Ronievan.
Nos debates e em embates, além desses citados acima, também estavam:
Socorro Pimentel- Deputada Estadual
Raimundo Pimentel ex-deputado
alguns assessores da parlamentar
Leonardo Batista e Gyordany Andrade, ambos secretários do governo municipal, que foram representando o prefeito Alexandre Arraes, que tinha faltado a duas reuniões marcadas anteriormente.
Eraldo Enfermeiro, que foi convidado e mora nas proximidades
Ernildo Arruda, Diretor desse Jornal Online e convidado pela comunidade, para fazer a interlocução do encontro e representar a imprensa, firmando assim a lisura do acordo feito.
Segunda-feira, informações mais detalhadas do desenrolar dos acordos e vídeos para o leitor entender toda situação abordada aqui.

Bom Final de semana a todos!!!

O mestre disse: Pode-se induzir o povo a seguir uma causa, mas não a compreendê-la. (Confúcio)

Jornal Online Araripe Informado (Fotos e Edição exclusivas do Araripe Informado)

Ernildo Arruda
   Diretor


 



Abaixo, cópias do projeto de engenharia civil, apresentado pelo secretário Leonardo Batista, na ocasião da reunião.







 



Nenhum comentário:

Postar um comentário