quinta-feira, 23 de abril de 2015

ARARIPINA: APÓS MAIS DE MEIA HORA DE FORTE CHUVA O CAOS E A TENSÃO SE INSTALA NO BAIRRO JOSÉ MARTINS

Hoje, dia 23 de abril de 2015, novamente os moradores do Bairro conhecido popularmente como Zé Martins, em Araripina-PE, entraram em desespero e relembraram momentos de tristeza e pavor que passaram há poucos dias, após outra forte chuva.

Imagens todas exclusivas do Jornal Online Araripe Informado:

População em fúria, hoje em Araripina-PE 




Se a chuva de hoje fosse um pouco mais demorada, muitos estragos teriam tirado o sossego daquela comunidade. Graças a Deus, novamente não houve vítimas fatais, porém já foi contabilizado grande prejuízo naquele Bairro.
Início da Chuva e o Araripe Informado estava lá. Vejam vídeo neste local abaixo, amanhã cedinho:


"Não queremos feiras, nem que ninguém sinta pena da gente, queremos poder dormir sossegados, sem correr o risco de acordar com água até o teto das nossas casas" Disse Dona Juliana, moradora do Bairro e que perdeu quase tudo da outra vez.

Moradores inconformados e revoltosos com a situação caótica:

       




Manifestantes atearam fogo em pneus e outros objetos. Uma brigada do corpo de bombeiros militar, chegaram no local para controlar as chamas, mas, foram impedidos pelos manifestantes de passarem para o local do incêndio, mesmo com dezenas de policiais na área.


Foi aí que começou se destacar o Capitão Guerra, pelas suas atitudes e comprometimento com o bem de todos, afastou sua tropa e adentrou sozinho no meio dos manifestantes, conversando e tentando acalmar os ânimos. Na mesma ocasião em que se deparou com o diretor desse jornal, que estava fazendo o mesmo trabalho, ou seja, de não violência e tentando conter os manifestantes com a boa conciliação e conversa com as autoridades responsáveis.


Formaram um grupo de dez representantes  das centenas de manifestantes que se encontravam no local e se dirigiram para a igreja daquele Bairro, juntamente com o Representante do Araripe Informado, o Capitão Guerra e a comissão formada. 
Depois de negociações e acertos de paz, que inclusive os manifestantes liberaram para passagem do Corpo de Bombeiros apagarem os focos de incêndio, o Capitão deu sinal verde para um representante do prefeito de Araripina, o Secretário Giordany Andrade, comparecer a reunião e conversar com o grupo.
Giordany, esclareceu e demonstrou todo apoio que o governo do Estado e a  prefeitura municipal tem dado aquela comunidade. Embora, tenha sido contestado por alguns populares, que alegaram que a comissão anterior formada pela Prefeitura e Defesa Civil, deram prazo de 30 dias para solucionar os problemas, e até agora nada de concreto e eficaz para a população teria sido feito, segundo membros da comissão de moradores. 

Segundo a comissão formada na hora do episódio de hoje, falta o poder público cumprir com a parte deles, que fora acordada anteriormente, como por exemplo:

PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UMA PONTE OU SEMELHANTE PARA ESCOAMENTO DA ÁGUA.

DIFICULDADES NA LIBERAÇÃO DO PAGAMENTO DO ALUGUEL SOLIDÁRIO

PELO MENOS TRÊS MÓVEIS PARA CADA RESIDÊNCIA ATINGIDA NA ÚLTIMA CHEIA, SEGUNDO OS MORADORES, PROMETIDOS POR EQUIPES LIGADAS A ASSISTÊNCIA SOCIAL DO Município

DOCUMENTAÇÃO PESSOAL PARA TODAS AS VÍTIMAS QUE PERDERAM SEUS DOCUMENTOS NA ENXURRADA

E, CONTINUAÇÃO DA SEXTA BÁSICA, DISTRIBUÍDA PELA DEFESA CIVIL, todos esses itens acordados anteriormente, foram prometidos pela comissão formada pela Prefeitura e Defesa Cívil do Estado, concluiu os moradores.

"já chega, nossa paciência já esgotou. Hoje, tivemos que tirar novamente uma cadeirante pelo telhado de uma casa" desabafou Macel, um dos líderes da manifestação.

"Não queremos esmolas, queremos nossas vidas de volta" dizia Dona Toinha (60) anos

"Cadê os vereadores? Que se dizem representantes do povo em tempo de eleição.onde eles estão que nunca mais apareceram aqui" perguntava Jonas, ao atencioso Capitão.
 " Que garantiu aos manifestantes que enquanto estivesse aqui, iria fazer o possível para resolver o problema de forma pacífica e que se não resolvesse, rasgaria a farda e entraria na manifestação"

Jornal Online Araripe Informado
Ernildo Arruda

Participaram da Reunião:

Capitão Guerra
Giordany Andrade
Ernildo Arruda
Macel
Carlos
Gabriela
Clenilda
Janaína
Dona Chiquinha
Jonas
Gilvan da Silva
Francisco
Eunice
e Peba

Nenhum comentário:

Postar um comentário