segunda-feira, 27 de abril de 2015

Detento ficou preso no teto de delegacia ao tentar fugir

Um detento não teve muito sucesso em sua tentativa de fuga da delegacia de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná. O preso ficou enroscado no teto do local ao tentar escapar durante a madrugada desta segunda-feira. De acordo com o delegado, quatro detentos conseguiram escapar. No entanto, o Corpo de Bombeiros teve que resgatar, por volta das 7h desta segunda, um dos homens que tentava fugir. Ele já retornou à carceragem e não ficou ferido. Além desta fuga, 27 presos escaparam da carceragem da Delegacia da Polícia Civil de São José dos Pinhais, também na Região Metropolitana de Curitiba, na madrugada deste domingo. Na ocasião, os presos serraram as grades da cela e fugiram. Segundo policiais, até a manhã de hoje três foragidos tinham sido recapturados. (Jornal O Dia)

Os favores do empreiteiro Preso há seis meses, Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, uma das empreiteiras envolvidas no escândalo da Petrobras, admite pela primeira vez a intenção de fazer acordo de delação premiada. Seu relato mostra quanto era íntimo de Lula

 Segundo Léo Pinheiro, Lula pediu a ele que cuidasse da reforma do “seu” sítio em Atibaia. A propriedade está registrada em nome de um sócio de Fábio Luís da Silva, filho do ex-presidente

Segundo Léo Pinheiro, Lula pediu a ele que cuidasse da reforma do “seu” sítio em Atibaia. A propriedade está registrada em nome de um sócio de Fábio Luís da Silva, filho do ex-presidente(Jefferson Coppola/VEJA)
O engenheiro Léo Pinheiro cumpre uma rotina de preso da Operação Lava-Jato que, por suas condições de saúde, é mais dura do que a dos demais empreiteiros em situação semelhante. Preso há seis meses por envolvimento no esquema do petrolão, o e­­x-presidente da OAS, uma das maiores construtoras do país, obedece às severas regras impostas aos detentos do Complexo Médico-Penal na região metropolitana de Curitiba. Usa o uniforme de preso, duas peças de algodão a­­zul-claras. Tem direito a uma hora de banho de sol por dia, come "quentinhas" na própria cela e usa o banheiro coletivo. Na cela, divide com outros presos o "boi", vaso sanitário rente ao piso e sem divisórias. Dez quilos mais magro, Pinheiro tem passado os últimos dias escrevendo. Um de seus hábitos conhecidos é redigir pequenas resenhas e anexá-las a cada livro lido. As anotações feitas na cela são muito mais realistas e impactantes do que as literárias. Léo Pinheiro passa os dias montando a estrutura do que pode vir a ser seu depoimento de delação premiada à Justiça. Pinheiro foi durante toda a década que passou o responsável pelas relações institucionais da OAS com as principais autoridades de Brasília. Um dos capítulos mais interessantes de seu relato trata justamente de uma relação muito especial - a amizade que o unia ao e­­x-presidente Lula.
De todos os empresários presos na Operação Lava-Jato, Léo Pinheiro é o único que se define como simpatizante do PT. O empreiteiro conheceu Lula ainda nos tempos de sindicalismo, contribuiu para suas primeiras campanhas e tornou-se um de seus mais íntimos amigos no poder. Culto, carismático e apreciador de boas bebidas, ele integrava um restrito grupo de pessoas que tinham acesso irrestrito ao Palácio do Planalto e ao Palácio da Alvorada. Era levado ao "chefe", como ele se referia a Lula, sempre que desejava. Não passava mais do que duas semanas sem manter contato com o presidente. Eles falavam sobre economia, futebol, pescaria e os rumos do país. Com o tempo, essa relação evoluiu para o patamar da extrema confiança - a ponto de Lula, ainda exercendo a Presidência e depois de deixá-la, recorrer ao amigo para se aconselhar sobre a melhor maneira de enfrentar determinados problemas pessoais. Como é da natureza do capitalismo de estado brasileiro, as relações amigáveis são ancoradas em interesses mútuos. Pinheiro se orgulhava de jamais dizer não aos pedidos de Lula.
Pinheiro: do trânsito livre ao Palácio do Planalto ao banheiro coletivo na prisão
Pinheiro: do trânsito livre ao Palácio do Planalto ao banheiro coletivo na prisão(Beto Barata/VEJA)
Desde que deixou o governo, Lula costuma passar os fins de semana em um amplo sítio em Atibaia, no interior de São Paulo. O imóvel é equipado com piscina, churrasqueira, campo de futebol e um lago artificial para pescaria, o esporte preferido do ex-presidente. Desde que deixou o cargo, é lá que ele recebe os amigos e os políticos mais próximos. Em 2010, meses antes de terminar o mandato, Lula fez um daqueles pedidos a que Pinheiro tinha prazer em atender. Encomendou ao amigo da construtora uma reforma no sítio. Segundo conta um interlocutor que visitou Pinheiro na cadeia, esse pedido está cuidadosamente anotado nas memórias do cárcere que Pinheiro escreve.
Na semana passada, a reportagem de VEJA foi a Atibaia, região de belas montanhas entrecortadas por riachos e vegetação prístina. Fica ali o Sítio Santa Bárbara, cuja reforma chamou a atenção dos moradores. Era começo de 2011 e a intensa atividade nos 150 000 metros quadrados do sítio mudou a rotina da vizinhança. Originalmente, no Sítio Santa Bárbara havia duas casas, piscina e um pequeno lago. Quando a reforma terminou, a propriedade tinha mudado de padrão. As antigas moradias foram reduzidas aos pilares estruturais e completamente refeitas, um pavilhão foi erguido, a piscina foi ampliada e servida de uma área para a churrasqueira. As estradas lamacentas do sítio receberam calçamento de pedra e grama. Um campo de futebol surgiu entre as árvores. O antigo lago deu lugar a dois tanques de peixes contidos por pedras nativas da região e interligados por uma cascata. Ali boiam pedalinhos em formato de cisne. A área passou a ser protegida por grandes cercas vigiadas por câmeras de segurança, canil e guardas armados.
O que mais chamou atenção, além da rapidez dos trabalhos, é que tudo foi feito fora dos padrões convencionais. A reforma durou pouco mais de três meses. Alguns funcionários da obra chegavam de ônibus, ficavam em alojamentos separados e eram proibidos de falar com os operários contratados informalmente na região e orientados a não fazer perguntas. Os operários se revezavam em turnos de dia e de noite, incluindo os fins de semana. Eram pagos em dinheiro. "Ajudei a fazer uma das varandas da casa principal. Me prometeram 800 reais, mas me pagaram 2 000 reais a mais só para garantir que a gente fosse mesmo cumprir o prazo, tudo em dinheiro vivo", diz Cláudio Santos. "Nessa época a gente ganhou dinheiro mesmo. Eu pedi 6 reais o metro cúbico de material transportado. Eles me pagaram o dobro para eu acabar dentro do prazo. Era 20 000 por vez. Traziam o envelopão, chamavam no canto para ninguém ver, pagavam e iam embora", conta o caminhoneiro Dário de Jesus. Quem fazia os pagamentos? "Só sei que era um engenheiro que esteve na obra do Itaquerão. Vi a foto dele no jornal", recorda-se Dário.

Para ler a continuação dessa reportagem compre a edição desta semana de VEJA no tablet, no iPhone ou nas bancas. Tenha acesso a todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no iba clube.

GATI EM AÇÃO: DOIS ELEMNTOS DE ALTA PERICULOSIDADE DO ESTADO DO PIAUÍ, SÃO PRESOS EM ARARIPINA-PE

 

PRISÃO DE HOMICIDA E ASSALTANTE FORAGIDO DA JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ.

Em uma operação realizada no início desta noite pela equipe do GATI do 7Bpm quando a mesma encontrava-se realizando rondas e abordagens na zona rural de Araripina: "Quando avistamos  uma motocicleta que estava parada em uma estrada carroçal nas proximidades do sítio Santana e junto a mesma dois indivíduos; que após serem abordados foi solicitado a documentação de uso pessoal dos mesmos Onde foi negativa a resposta, pois os mesmos estavam sem a referida documentação. Então fomos até as referidas residências dos indivíduos, que após conseguir documentação constatou-se de que tratava-se de dois foragidos de penitenciárias do Estado do Piauí. Que se tratava das pessoas de EDIVAN DE ARAÚJO BARROS, que responde por homicídio qualificado pela 2°vara criminal de Teresina-PI. E MARCONE DA SILVA SOUSA, que responde por roubo, também pela 2°varal criminal de Teresina. Os mesmos foram autuados pelo delegado de plantão ,na cidade de Ouricuri-PE. Pelos Bos de números:1286/2015.  E 1286/2015".

Após levantamento realizado por esta equipe constatou-se que os mesmos vinha realizando roubos de motos e praticando assaltos no Município de Araripina.

 JORNAL ONLINE ARARIPE INFORMADO
Com informações: Carlos Wildes (Extraídas do grupo do WhatsApp denomnado de "Do ponto de vista"
 
   

GATI-GRUPO DE APOIO TÁTICO DA POLÍCIA MILITAR, RETIRA MAIS UMA QUADRILHA DE ASSALTANTES DAS RUAS DE ARARIPINA

PESADA EM NOSSA CIDADE ARARIPINA - PE SÍTIO SACO DO SEVERINO - GATI PRENDE PROCURADO DA JUSTIÇA, APREENDE ARMAS E MENORES

Uma operação na madrugada de sexta-feira 24/04, realizada por uma equipe do GATI, Grupo de Apoio Tático Itinerante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Araripina, do 7º BPM, comandada Pelo Sargento Pinheiro e Cabo Mariano, prendeu um foragido da justiça, apreendeu armas e três menores.
Segundo a polícia foi preso na operação o assaltante José Lucas Lacerda Pontes, o Lukinha de 23 anos, natural de Araripina, o qual era fugitivo do presídio de Petrolina onde cumpria pena por roubo a mão armada.
Ele estava em companhia de três menores em um galpão no Sítio Saco do Severino, zona rural do município. Com o Lukinha a polícia apreendeu um revólver calibre 38 com 05 munições intactas e uma moto Honda CG-150 Titan, ano 2007, cor preta, placa NFU-8484, uma porção de maconha, um cordão e uma tornozeleira eletrônica, ou pulseira de localização.
Com o menor W.S.P. de 17 anos, natural de Araripina, foi apreendido um revólver calibre 32 com 04 munições intactas. Em companhia dos dois estavam a menores A.R.C. de 17 anos,natural de Araripina e J.A.P. de 15 anos,natural de Ouricuri.
Ainda segundo a polícia havia informes que os envolvidos estavam praticando assaltos a mercadinhos e motociclistas em Araripina e região. O Lukinha havia sido preso no ano passado pela PM também pela prática de assaltos em estabelecimentos comercias de Araripina e é suspeito de um homicídio.
Fonte/ Fotos – GATI/ PMPE
Reportagem – Fredson Paiva

Advogado da área criminal é preso por suspeita de tráfico de drogas em PE

A Polícia Civil prendeu um advogado da área criminal em Gravatá, Agreste pernambucano. O procedimento ocorreu após expedição de mandado judicial pela comarca local. Ele é suspeito de envolvimento no tráfico de drogas, segundo a assessoria de imprensa da corporação. O advogado foi levado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife. A prisão ocorreu na tarde da sexta-feira (24) e foi comunicada pela assessoria de imprensa na manhã deste sábado (25). (G1 Caruaru)

CONCURSO: Provas do concurso para Delegado em PE são suspensas

As provas do concurso para delegado, que ocorreriam neste domingo (26), foram suspensas. Em nota, o Governo do Estado informou que a suspensão foi realizada em função de liminar concedida em ação cautelar pelo Juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública. Os exames permanecem suspensos até o desfecho da referida demanda judicial. A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Pernambuco (Adeppe), afirma que há uma série de irregularidades no certame, que envolve candidatos do país inteiro. De acordo com a Adeppe, a IAUPE, banca organizadora do concurso, foi escolhida de forma irregular, além de não apresentar as características técnicas necessárias para a realização de uma seleção desse porte. De acordo com o presidente recém-eleito da Adeppe, Francisco Rodrigues, outra irregularidade do certame é a ausência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na seleção, algo que não ocorreu nos demais concursos para outras carreiras jurídicas do Estado. “Soma-se a isso o fato de não se ter dado tempo hábil para que empresas reconhecidas nacionalmente apresentassem propostas, razão pela qual somente três instituições desconhecidas puderam participar e apenas a pernambucana IAUPE, que vem realizando vários concursos para a Prefeitura do Recife e Governo do Estado, fosse selecionada”, disse Francisco Rodrigues. A assessoria da IAUPE não foi localizada para comentar o caso. (JC)

ISSO É BRASIL: Vereadores inventam despesas e ganham mais de R$ 85 mil por mês

 Matéria exibida pelo FANTÁSTICO, GLOBO


Vereadores alugam carros, compram combustível, contratam serviços, mas na hora de comprovar as despesas, a bagunça é total.

Boa Vista, Roraima, a sessão da Câmara, mostrada no vídeo acima, tem os vereadores mais caros do Brasil. Ela durou 20 minutos. As sessões acontecem duas vezes por semana. São 21 vereadores. Cada um deles pode custar ao contribuinte mais de R$ 85 mil por mês.
“Nosso salário como vereador está defasado”, diz o presidente da Câmara de Boa Vista, Edilberto Veras (PP).
O salário é de R$ 12 mil, mas quem participa de comissões especiais ganha um extra de R$ 9 mil. A verba de gabinete, para pagar assessores escolhidos pelo vereador, é de R$ 30 mil. E ainda tem a verba indenizatória, de R$ 35 mil para cada vereador.
Fantástico: O senhor acha razoável esse custo?
Edilberto Veras: Olha, são questões. Isso é o Brasil.
O problema são os R$ 35 mil de verba indenizatória. Com esse dinheiro os vereadores alugam carros, compram combustível, contratam serviços, mas na hora de comprovar as despesas, a bagunça é total.
No item aluguel de carros, por exemplo, vereadores apresentavam notas fiscais de uma loja que vende ração.
“Alugar carro? Aqui não é venda de ração, de coisa?”, questiona um morador.
Gente que nunca teve carro aparece na prestação de contas de alguns vereadores.
Fantástico: O senhor nunca teve um automóvel?
Morador: Nunca comprei um carro e nem uma "mota". Só bike.
E tem locador de carro que nem usa nota fiscal.
Fantástico: O senhor quando presta serviço para o gabinete do vereador, o senhor emite recibo ou nota?
Nisley de Oliveira, funcionário público: Recibo.
Nisley de Oliveira aluga carro para vereadores como o Guarda Alexandre. Para a Câmara, ele presta contas do serviço só na base do recibo.
“Porque o entendimento do controle interno da casa, eles nos orientaram que poderia ser feito por recibo”, diz o vereador Guarda Alexandre, do PC do B.
“Tem que haver apresentação de notas fiscais e tem que haver um controle maior por parte do gestor da Câmara em relação às pessoas que locam carros para os vereadores”, afirma Paulo Sousa, procurador-geral do Ministério Público de Contas.
A própria nota fiscal às vezes não garante nada, lembra da locadora que vende ração?
Fantástico:  Boa tarde. Tudo bem? Eu queria alugar um carro aqui.
Funcionária: Alugar um carro?
Fantástico: É, aqui não aluga carro?
Funcionária: Não.
É uma das prediletas do vereador Mauricélio Fernandes.
“No contrato social dela, diz que ela está apta à locação de veículo também”, explica o vereador Mauricélio Fernandes, do PSC.
Só no contrato mesmo. Na loja, só tem ração. Outra "locadora" frequentada pelo vereador Mauricélio é esta que aparece no vídeo acima.
Não tem ninguém, não funciona aparentemente, mas esse é o endereço que consta no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.
Às vezes, a suposta locação não tem nem a nota fiscal, nem o carro e nem a locação.
Um homem aparece na prestação de contas de um vereador, o Pastor Manoel Neves, do PRB.
Fantástico: E você não alugou para o vereador?
Homem: Não.
Fantástico: Consta que você alugou e que teria recebido R$ 49,5 mil.
Homem: Não tem nem perigo de eu receber esse valor. Nunca! Eu até preciso porque eu estou casando agora!
Fantástico: Eu estou procurando o vereador Manoel Neves. Você é filha dele?
Jovem: Ele não se encontra, ele está viajando.
Fantástico: Você poderia anotar meu telefone para caso ele queira falar, me ligar.
Jovem: Anoto sim.
O vereador não ligou para nós.
Há também o caso do aluguel em família. Família de servidores públicos.
Fantástico: Qual é a sua ligação com o vereador Paulo Linhares?
Anderson Gentil: Ele é meu primo.
Anderson Gentil é secretário adjunto de infraestrutura do estado de Roraima.
Fantástico: O senhor tem uma locadora de veículos?
Anderson Gentil: Não, mas a gente aluga.
Fantástico: Que tipo de veículo o senhor aluga?
Anderson Gentil: Os meus pessoais, eu vou alugar outros veículos?
Ele recebeu R$ 60 mil do primo, o vereador Paulo Linhares, do Partido Progressista. Dinheiro público, é sempre bom lembrar. Só que não pode.
“O vereador não pode, por exemplo, locar carro de pessoas vinculadas à família, por mais que essa pessoa da família seja empresária”, ressalta Paulo Sousa, procurador-geral do Ministério Público de Contas.
O Fantástico procurou Paulo Linhares, mas ele se recusou a dar entrevista.
Tem vereador que não faz negócio com parente. Faz negócio consigo mesmo.
“Eu não tenho o que explicar. Eu há mais de 20 anos eu sou proprietário da maior rede de postos de combustível do estado de Roraima” afirma o deputado federal Abel Galinha (PDT).
O ex-vereador Abel Galinha, hoje deputado federal, abasteceu na própria rede de postos os carros alugados pelo seu gabinete. Dessa forma, Abel Galinha pagou para ele mesmo mais de R$ 80 mil.
Abel Galinha: E eu ia comprar de quem?
Também não pode.
“É vedado para o servidor público ter negócios com o órgão que o paga”, informa Paulo Sousa, procurador do Ministério Público de Contas.
Aliás, a rede de postos Abel Galinha é muito usada pelos vereadores de Boa Vista.
Marcelo Batista é mais um deles. Na prestação de contas de 2013, oito das 12 notas mensais apresentadas pelo vereador têm o mesmo valor: R$ 4,5 mil.
Fantástico: É uma coincidência?
Marcelo Batista (PMN): Pode ser uma coincidência ou pode ser de acordo com o custo que é feito do carro que é feito do gabinete.
“É impossível a pessoa gastar o mesmo tanto de combustível todos os meses. E isso a gente vai começar a apurar nos próximos atos”, diz Paulo Sousa.
Marcelo Batista é o mesmo vereador que declarou ter contratado uma advogada em um ‘escritório’. A equipe do Fantástico foi conferir o endereço do escritório da advogada do vereador Marcelo Batista. E quando chegou lá, encontrou uma venda de frango assado.
Pela prestação de contas de 2013 e 2014, os vereadores gastaram em combustível mais de R$ 1,4 milhão. Daria para viajar entre Boa Vista e São Paulo 1.311 vezes.
Para dar conta dos gastos desses caros vereadores, eles mesmos aumentaram o orçamento da Câmara no fim de 2014.
“O aumento do orçamento da Câmara implica numa retirada de verbas de outros setores do município, que são setores sensíveis”, diz o promotor de Justiça Isaías Montanari Jr.
A Secretaria de Gestão Ambiental, que também cuida dos índios da região, perdeu mais de R$ 9 milhões, que foram transferidos para o caixa da Câmara de Vereadores. O motivo está claro na resolução: "Atender as atividades do Poder Legislativo Municipal com verbas de gabinete, indenizatórias e outras restituições."
Em um bairro está um dos maiores problemas ambientais de Boa Vista. Lá era um antigo lixão.
Fantástico: A senhora sabe o que tem aqui nesse terreno, embaixo?
Mulher: É lixo.
Fantástico: Mesmo assim a senhora vai fazer seu barraco aqui?
Mulher: Vou, eu não tenho onde morar.
“Há uma desproporção. Economias maiores, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, que têm um PIB municipal maior, gastam muito menos do que Boa Vista. Por exemplo, São Paulo é uma economia 93 vezes a economia de Boa Vista e gasta 25% menos”, diz Natália Paiva, diretora do site Transparência Brasil.
E, além dos valores fixos, tem ainda o custo com diárias de viagens. Segundo os vereadores, para fazer cursos.
Fantástico: O senhor se lembra que curso fez?
Adelino Neto (PSL): Não, não me recordo
Fantástico: Qual cidade o senhor foi?
Adelino Neto: Não me recordo também.
No ano passado, o valor médio pago em diárias foi de R$ 6 mil por mês. Com isso e mais as verbas fixas, o custo com cada vereador ultrapassa R$ 92 mil mensais.
Fantástico: Onde o senhor foi?
Edvaldo do Santa Teresa (PRB): Câmara municipal do Amazonas.
Fantástico: Quanto tempo o senhor ficou lá, o senhor lembra?
Edvaldo do Santa Teresa: Se for falar o que comi ontem que eu até esqueci. Ainda mais um ano atrás que eu viajei.
Fantástico: O senhor lembra se foi de carro, de avião?
Edvaldo do Santa Teresa: Você sabe qual é o hotel que tá hospedado aqui?
Fantástico: Sim, claro.
O vereador Léo Rodrigues (PR) cita apenas um curso que ele teria feito.
Léo Rodrigues: Acredito que em novembro, não sei, não me recordo direito, já faz tempo.
Fantástico: E além desse curso o senhor fez mais algum?
Léo Rodrigues: A gente faz vários cursos...
Ele era o presidente da Câmara no período analisado pelo Tribunal de Contas de Roraima.
Fantástico: O senhor manda para a gente uma lista dos cursos que o senhor fez?
Léo Rodrigues: Sim, estamos à disposição para você ver que não foi à toa que nós voltamos e atendemos vocês.
No dia seguinte...
Fantástico: A prestação de contas sobre as suas viagens, o senhor trouxe, o senhor conseguiu?
Leo Rodrigues: Eu falei pra vocês que eu vou passar tudo para vocês.
Mas não passou.
Fantástico: Quais as consequências para os gestores desse dinheiro mal usado?
“Eles vão se penalizados, em princípio, eles ficam inelegíveis. Os crimes de improbidade administrativa, em função desse desvio, a gente encaminha também ao Ministério Público Estadual para que ele apure as responsabilidades e penalize o gestor”, destaca Henrique Machado, presidente do Tribunal de Contas/RR.

Salgueiro elimina o Sport na Arena e coloca o Sertão na final pela primeira vez

 Pernambucano 2015, semifinal: Sport 1x1 Salgueiro. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Há dez anos o Salgueiro vem fazendo história no futebol pernambucano. Fundado em 1972, a 518 quilômetros do Recife, o Carcará profissionalizou o seu departamento de futebol somente em 2005, através de Clebel Cordeiro. Começou do zero, na segunda divisão estadual. Mas nunca parou de crescer, alcançando os resultados mais significativos do interior.
Em 2007, conquistou a segunda divisão pernambucana, em Garanhuns.
Em 2011, disputou a Série B, após um acesso memorável em Belém.
Em 2012, ficou em 3º no Estadual, indo ao Nordestão e à Copa do Brasil.
Em 2013, chegou nas oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Inter.
Em 2015, um feito duplo. Avançou às quartas de final do Nordestão e agora o ponto mais alto, com a presença inédita na final do Estadual.
O gol de Valdeir aos 43 do segundo tempo, em uma Arena Pernambuco lotada, levou o clube sertanejo à decisão contra o Santa Cruz, empurrando o Sport para uma até então improvável disputa de terceiro lugar.
Desde 1998 o interior não se fazia presente na final. Porém, em relação àquele Porto, a disputa desta temporada é bem mais decisiva.
Pernambucano 2015, semifinal: Sport 1x1 Salgueiro. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O Gavião do Agreste disputou uma final tendo que vencer o Sport quatro vezes seguidas para ficar com a taça, tamanha era a vantagem leonina na ocasião. Agora, não. Será um legítimo mata-mata, começando no caldeirão do Cornélio de Barros e terminando no Arruda, em 3 de maio.
Serão dois jogos inesquecíveis para um time com uma base formada, já conhecida do torcedor pernambucano, como o goleiro Luciano, com dez temporadas de casa (mesma marca de Magrão, apesar do reconhecimento menor), Marcos Tamandaré, Rodolfo Potiguar, Moreilândia, Pio…
Todos eles sob o comando do técnico Sérgio China, que soube segurar os ânimos de uma equipe ansiosa neste domingo. E o jogo foi tenso, com o Leão abrindo o placar ainda na primeira etapa, numa bela cobrança de falta de Diego Souza. Se já estava na defesa, lotado de volantes, a partir dali o Salgueiro ficou todo atrás da linha do meio-campo. Se defendeu bem, até pela ineficácia do ataque adversário, ainda mais após as mexidas equivocadas do técnico Eduardo Batista. No fim, deu o bote, Carcará que é, 1 x 1.
Em 180 minutos, o Salgueiro pulverizou os 14 pontos a mais que o Sport havia feito no hexagonal. Mostrou copeirismo. E essa história ainda não acabou…
Pernambucano 2015, semifinal: Sport 1x1 Salgueiro. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Este post foi publicado em: Pernambuco

sábado, 25 de abril de 2015

VÍDEOS EXCLUSIVOS DO ARARIPE INFORMADO, MOSTRAM COMO E PORQUE A CHEIA NO BAIRRO JOSÉ MARTINS, EM UM DOS PONTOS EMERGENCIAIS

                                          Vídeo durante a última chuva

Esse vídeo acima, mostra a grande quantidade de água que escorre rua a baixo, principalmente na Avenida Raimunda Reis de Alencar e desagua toda no referido Bairro, como mostra o vídeo a seguir:

                            Água que vem da parte de cima, como mostrada no primeiro vídeo e desagua na Rua principal do Bairro José Martins.

Com o acordo de ontem, as providencias de contenção e escoamento da água com obras iniciadas pela Prefeitura Municipal de Araripina, dificilmente, esta água ficará represada novamente. O projeto é emergencial, já foi posto em andamento, embora a obra já esteja planejada, projetada e no máximo em 90 dias, já teremos uma grande reforma e melhoramentos na mobilidade urbana daquele Bairro. Prometeu Alexandre Arraes.
Todas as secretárias do Município, incluindo a de ação social, continuará o trabalho que já vinha desenvolvendo em todos os lugares do Município, atingidos anteriormente pelas enxurradas, segundo nos informou o secretário.
A luta do povo guerreiro daquele Bairro valeu a pena, e ao menos agora, não vão precisar correr no meio da noite para não se afogarem, pelo menos é o que o projeto demonstra.


Jornal Online Araripe Informado
                                Ernildo Arruda


DEPOIS DE MAIS DE 48hs DE INTENSIVOS PROTESTOS, E INCANSÁVEIS BATALHAS TRAVADAS COM A BUROCRACIA DO PODER PÚBLICO, EM FIM, O POVO VENCE!!!


 

Heróis anônimos!

 


São essas duas palavrinhas acima que mais dar significado a verdadeira luta travada entre os moradores do Bairro José Martins e o Poder  Público.
O Jornal Online Araripe Informado, acompanhou de perto cada momento, cada embate travado,  uma verdadeira luta da população daquele Bairro.

A Sexta Feira dia 24 de Abril de 2015, com certeza entrou para  história na memória desse povo sofrido e que tanto foram prejudicados com as seguidas enchentes.
 

Diante do caos que se instalou: O Ministério Público, na pessoa do seu representante legal, o Dr. Manoel da Purificação Neto promotor de Justiça de Araripina-PE, ouviu os clamores do povo e foi até o local, com uma comissão formada pelos moradores e pelo menos um grupamento tático de 20 policiais, andou e vistoriou várias casas. Era notória a preocupação do promotor, com a situação encontrada. Andou em residências que fora alagadas pelas enchentes e viu de perto a luta que aquele povo travava nos dias pós enchentes. Dona..... uma senhora deficiente física(cadeirante) que na última cheia, foi retirada pelos moradores por o teto da sua casa, foi uma das pessoas visitadas pelo MP.
 
    Dr. Manoel da Purificação Neto, promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Araripina em vistoria no Bairro.

















Deficiente Física, tirada pelo teto da casa no dia da enchente. Foto autorizada por dona Socorro, filha da mesma, com a presença do MP.

Na lembrança que tenho em mente, nunca tinha visto um aparato policial tão grande, mobilizado por conta de protestos em nossa Cidade. pelo menos 05 oficiais do alto escalão da Polícia Militar  passaram o dia de ontem no Bairro José Martins, mais de dez viaturas mobilizados e vários grupamentos de policiamento especializado. A Polícia Militar que estava lá, cumprindo o seu papel de representar a força do Estado, com a finalidade de promover a paz social entre todos. Se não fosse a intervenção da polícia militar, talvez, estávamos até agora lá em negociatas, pois foi a atitude serena e cordial do Major que comandava a tropa de mais de 50 homens da policia militar que estavam no local, que acalmaram-se os ânimos e culminou com um acordo, entre poder público e população.
 
    Aparato com grande efetivo e mais de dez viaturas da Polícia Militar de Pernambuco, pelo menos 05 oficiais e mais de 50 policiais presentes. Grupos da Ciosac, Gati e outros grupamentos táticos especiais.

Na igrejinha do Bairro, travou-se uma luta a porta fechadas, entre comissão representativa dos manifestantes e representantes do poder público municipal e estadual. Presentes 05 membros da comissão formada pelos moradores, dois secretários do governo municipal, um tenente chefe da defesa civil na região, oficiais da polícia militar e a deputada Socorro Pimentel, acompanhada do seu esposo e de aliados políticos. o Araripe Informado, esteve presente todo o tempo representando a imprensa.
Em vários momentos os ânimos se acirraram durante a reunião, o ex deputado Raimundo Pimentel, a todo tempo procurava um culpado para o problema naquele Bairro, inclusive, por várias vezes durante a manifestação botava na cabeça do povo, que a polícia estava lá para avançar contra os cidadãos e tinha sido mandada pelo prefeito de Araripina. Ora, é sabido por todos, que a polícia é o braço forte do estado e está presente em todos os grandes e pequenos movimentos sociais, porque não iria está, em um campo minado, como estava o Bairro José Martins.
 
Com a ordem dada pelo prefeito Alexandre Arraes, o povo venceu e o poder público cedeu a pressão popular e a "PISTA FOI QUEBRADA" em um primeiro momento foi feita uma intervenção de engenharia civil emergencial para amenizar e evitar cheias no Bairro. 
 
O projeto como bem explicou o secretário Leonardo Batista, não se faz de um dia pra o outro, porém, a prefeitura de Araripina não poupou esforço para iniciar os trabalhos ainda ontem a noite, acalmando assim os ânimos da população tão incitada. "Aqui é um campo minado, uma verdadeira guerra política" disse o representante da defesa civil, quando tentava explicar as medidas que estavam sendo adotas, e não conseguia concluir, pois era sempre interrompido pelo ex deputado Raimundo Pimentel, que teceu críticas duras ao tenente e defesa civil. A reunião ficou tensa ao ponto do representante da defesa civil estadual, perguntar onde estavam os membros da defesa civil municipal, o que o ex deputado, aproveitou a deixa e criticou o poder público municipal. Segundo moradores do Bairro José Martins, nunca apareceu ninguém vistoriando as casas, se identificando como membro da defesa civil municipal. Quem são? onde estão? o que eles Fazem? eram o que todos se perguntavam.
Com um acordo coletivo e sempre visionado no bem da população, foi quebrada todas as regras burocráticas e iniciadas obras de contenção e escoamento de águas, naquele Bairro.

Comissão formada pelos moradores, presente no debate:

Carlos Antônio
Janaina Feitosa
Janete Feitosa
Macel
Chiquinha do Peixe

Presentes ainda, 01 Major e 3 Capitães  da Polícia Militar de Pernambuco, Tenente  representante da Defesa Civil Ronievan.
Nos debates e em embates, além desses citados acima, também estavam:
Socorro Pimentel- Deputada Estadual
Raimundo Pimentel ex-deputado
alguns assessores da parlamentar
Leonardo Batista e Gyordany Andrade, ambos secretários do governo municipal, que foram representando o prefeito Alexandre Arraes, que tinha faltado a duas reuniões marcadas anteriormente.
Eraldo Enfermeiro, que foi convidado e mora nas proximidades
Ernildo Arruda, Diretor desse Jornal Online e convidado pela comunidade, para fazer a interlocução do encontro e representar a imprensa, firmando assim a lisura do acordo feito.
Segunda-feira, informações mais detalhadas do desenrolar dos acordos e vídeos para o leitor entender toda situação abordada aqui.

Bom Final de semana a todos!!!

O mestre disse: Pode-se induzir o povo a seguir uma causa, mas não a compreendê-la. (Confúcio)

Jornal Online Araripe Informado (Fotos e Edição exclusivas do Araripe Informado)

Ernildo Arruda
   Diretor


 



Abaixo, cópias do projeto de engenharia civil, apresentado pelo secretário Leonardo Batista, na ocasião da reunião.







 



sexta-feira, 24 de abril de 2015

Reuniâo hoje ás dez horas com Alexandre Arraes, prefeito de Araripina e comissão formada por moradores do Bairro José Martins e outros

  
     Ficou acertado com o Secretário Gyordany Arraes, que hoje ás 10:hs da manhã, o prefeito de Araripina Alexandre Arraes se encontrará com comissão formada pelos moradores do Bairro José Martins. Em pauta, assuntos relevantes daquele Bairro e acordos anteriores não cumpridos, segundo os moradores. Ontem o secretário Gyordany, enfatizou uma serie de benefícios e ajuda humanitária que a Prefeitura e o Governo do Estado, vem ofertando aquela população.
Por outro lado, moradores dizem outras coisas e fazem até acusações graves. Tudo indica que o clima hoje esquentará os ânimos novamente. O nosso Jornal Online estará lá fazendo toda cobertura.

Jornal Online Araripe Informado











quinta-feira, 23 de abril de 2015

ARARIPINA: APÓS MAIS DE MEIA HORA DE FORTE CHUVA O CAOS E A TENSÃO SE INSTALA NO BAIRRO JOSÉ MARTINS

Hoje, dia 23 de abril de 2015, novamente os moradores do Bairro conhecido popularmente como Zé Martins, em Araripina-PE, entraram em desespero e relembraram momentos de tristeza e pavor que passaram há poucos dias, após outra forte chuva.

Imagens todas exclusivas do Jornal Online Araripe Informado:

População em fúria, hoje em Araripina-PE 




Se a chuva de hoje fosse um pouco mais demorada, muitos estragos teriam tirado o sossego daquela comunidade. Graças a Deus, novamente não houve vítimas fatais, porém já foi contabilizado grande prejuízo naquele Bairro.
Início da Chuva e o Araripe Informado estava lá. Vejam vídeo neste local abaixo, amanhã cedinho:


"Não queremos feiras, nem que ninguém sinta pena da gente, queremos poder dormir sossegados, sem correr o risco de acordar com água até o teto das nossas casas" Disse Dona Juliana, moradora do Bairro e que perdeu quase tudo da outra vez.

Moradores inconformados e revoltosos com a situação caótica:

       




Manifestantes atearam fogo em pneus e outros objetos. Uma brigada do corpo de bombeiros militar, chegaram no local para controlar as chamas, mas, foram impedidos pelos manifestantes de passarem para o local do incêndio, mesmo com dezenas de policiais na área.


Foi aí que começou se destacar o Capitão Guerra, pelas suas atitudes e comprometimento com o bem de todos, afastou sua tropa e adentrou sozinho no meio dos manifestantes, conversando e tentando acalmar os ânimos. Na mesma ocasião em que se deparou com o diretor desse jornal, que estava fazendo o mesmo trabalho, ou seja, de não violência e tentando conter os manifestantes com a boa conciliação e conversa com as autoridades responsáveis.


Formaram um grupo de dez representantes  das centenas de manifestantes que se encontravam no local e se dirigiram para a igreja daquele Bairro, juntamente com o Representante do Araripe Informado, o Capitão Guerra e a comissão formada. 
Depois de negociações e acertos de paz, que inclusive os manifestantes liberaram para passagem do Corpo de Bombeiros apagarem os focos de incêndio, o Capitão deu sinal verde para um representante do prefeito de Araripina, o Secretário Giordany Andrade, comparecer a reunião e conversar com o grupo.
Giordany, esclareceu e demonstrou todo apoio que o governo do Estado e a  prefeitura municipal tem dado aquela comunidade. Embora, tenha sido contestado por alguns populares, que alegaram que a comissão anterior formada pela Prefeitura e Defesa Civil, deram prazo de 30 dias para solucionar os problemas, e até agora nada de concreto e eficaz para a população teria sido feito, segundo membros da comissão de moradores. 

Segundo a comissão formada na hora do episódio de hoje, falta o poder público cumprir com a parte deles, que fora acordada anteriormente, como por exemplo:

PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UMA PONTE OU SEMELHANTE PARA ESCOAMENTO DA ÁGUA.

DIFICULDADES NA LIBERAÇÃO DO PAGAMENTO DO ALUGUEL SOLIDÁRIO

PELO MENOS TRÊS MÓVEIS PARA CADA RESIDÊNCIA ATINGIDA NA ÚLTIMA CHEIA, SEGUNDO OS MORADORES, PROMETIDOS POR EQUIPES LIGADAS A ASSISTÊNCIA SOCIAL DO Município

DOCUMENTAÇÃO PESSOAL PARA TODAS AS VÍTIMAS QUE PERDERAM SEUS DOCUMENTOS NA ENXURRADA

E, CONTINUAÇÃO DA SEXTA BÁSICA, DISTRIBUÍDA PELA DEFESA CIVIL, todos esses itens acordados anteriormente, foram prometidos pela comissão formada pela Prefeitura e Defesa Cívil do Estado, concluiu os moradores.

"já chega, nossa paciência já esgotou. Hoje, tivemos que tirar novamente uma cadeirante pelo telhado de uma casa" desabafou Macel, um dos líderes da manifestação.

"Não queremos esmolas, queremos nossas vidas de volta" dizia Dona Toinha (60) anos

"Cadê os vereadores? Que se dizem representantes do povo em tempo de eleição.onde eles estão que nunca mais apareceram aqui" perguntava Jonas, ao atencioso Capitão.
 " Que garantiu aos manifestantes que enquanto estivesse aqui, iria fazer o possível para resolver o problema de forma pacífica e que se não resolvesse, rasgaria a farda e entraria na manifestação"

Jornal Online Araripe Informado
Ernildo Arruda

Participaram da Reunião:

Capitão Guerra
Giordany Andrade
Ernildo Arruda
Macel
Carlos
Gabriela
Clenilda
Janaína
Dona Chiquinha
Jonas
Gilvan da Silva
Francisco
Eunice
e Peba

SARGENTO DA POLÍCIA MILITAR MORRE EM EMBOSCADA

O sargento Antônio Marcos de Araújo, da Polícia Militar do Distrito Federal, morreu na tarde desta segunda-feira (20/04), por volta das 13h, após ser baleado na nuca, após tentativa de assalto em Sobradinho, uma cidade satélite da capital federal. Natural de Campo Maior, tinha 46 anos. O crime chocou os familiares.
Segundo informações da Polícia Militar, a vítima havia acabado de estacionar o carro em casa quando foi abordado por assaltantes.
Os criminosos queriam a caminhonete e outros objetos no interior da residência da vítima. Ao descobrirem que o dono da casa era policial, os bandidos atiraram em Antônio Marcos, na mulher dele e na cunhada.
A mulher dele foi alvejada nas costas e a cunhada tomou um tiro de raspão. As duas foram encaminhadas para o hospital.
Os suspeitos fugiram em um Polo preto e não levaram nenhum pertence das vítimas.
SUSPEITOS SÃO PRESOS
A Polícia Militar prendeu três homens e apreendeu um adolescente suspeitos de envolvimento no assassinato do policial militar. Os suspeitos foram localizados em uma casa no Arapoanga, em Planaltina, às 15h40 desta terça-feira (21/04), depois de uma denúncia via Whatsapp.
20150420182840.JPG
Uma das três armas apreendidas com o grupo era justamente a arma que pertencia ao sargento, levada no momento do crime. Os homens foram levados para a 31ª Delegacia de Polícia (Planaltina). Segundo a PM, o menor assumiu a autoria do crime. A versão será investigada, mas a policia desconfia de uma tentativa de proteger os outros envolvidos no assassinato.
A mulher dele continua hospitalizada sem risco de morte e a cunhada levou um tiro de raspão. O velório do sargento aconteceu às 8h desta quarta-feira (22/04) e o enterro, às 11h, no Cemitério de Sobradinho.
Edição: Jhone Sousa
Fonte: Com informações do Correio Braziliense
Publicado Por: Jhone Sousa

MAIS UM CRIME COMETIDO QUE É REPUDIADO ATÉ PELOS PIORES BANDIDOS

SANTA CRUZ-PE: Estupro de Vulnerável – Agricultor é preso suspeito de abusar estudante de 10 anos
       No final da tarde desse domingo (19), por volta das 17h40min, a PM tomou conhecimento através de um morador do Loteamento Asa Branca na cidade de Santa Cruz da Venerada – PE que sua filha, uma estudante de 10 anos de idade, havia sido abusada. De acordo com o relato do denunciante, sua filha chegou em casa chorando e afirmando que o companheiro de sua tia, conhecido por Antônio Pescoço, forçou-lhe a consumir vinho e, em seguida beijou sal boca por várias vezes. A vítima relatou ainda que o apontado teria lhe ameaçado de morte caso contasse o ocorrido ao seu genitor. Diante das acusações, o efetivo policial se dirigiu até a residência do suspeito, que reside no mesmo bairro da vítima, e efetuou sua prisão. As partes envolvidas foram encaminhadas a DPC de plantão da 201ª Circunscrição na cidade de Ouricuri – PE para adoção dos procedimentos legais. (Reportagem: Nilson Macedo)

INCÊNDIO NO ADELINO CLAREIA A NOITE ESCURA DAQUELE BAIRRO, MORADORES FICARAM ASSUSTADOS

     Na madrugada dessa sexta-feira (17), por volta das 02h40min, a PM tomou conhecimento de um incêndio a uma residência localizada na Rua Santa Luzia no bairro Alto do Adelino na cidade de Araripina – PE. Chegando ao local, os PPMM constataram que o fogo se alastrava em dois quartos da casa. O corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu apagar o fogo antes que as chamas destruíssem toda a residência. No entanto, todos os bens móveis que guarneciam os dois cômodos invadidos pelo fogo foram completamente consumidos. Segundo avaliação do Corpo de Bombeiros, o evento se deu em razão de um possível curto circuito no CONDUC (medidor de energia elétrica) da residência. Na ocasião do ocorrido não havia ninguém no interior da casa. O caso será investigado pela DPC da 200ª Circunscrição de Araripina – PE. (Reportagem: Nilson Macedo)