terça-feira, 17 de setembro de 2013

Tornozeleira eletrônica é entregue ao primeiro preso do Piauí





A tornozeleira eletrônica, novo mecanismo de punição aos criminosos, foi entregue nesta terça-feira (17) ao primeiro preso do Piauí. Vando Bezerra Gomes, 33 anos, foi preso em flagrante por furto qualificado no último domingo (15), e no mesmo dia, o juiz José Vidal de Freitas Filho o beneficiou com a nova forma de penalidade. O equipamento deverá monitorar todos os passos do acusado durante 24h, e custou aos cofres públicos R$ 500.



Segundo o secretário de justiça Henrique Rebelo, o Piauí é pioneiro neste novo método de punição. O estado é o único a utilizar o equipamento em acusados de crimes qualificados. Além disso, o mecanismo prevê uma economia significativa para o sistema carcerário. “Nosso estado está sendo pioneiro nessa nova forma de punição. É uma tecnologia bastante moderna e tem tudo pra dar certo. Outro ponto positivo seria a economia a ser gerada. Cada equipamento deste custa apenas R$ 500 por preso”, contou.




Inicialmente o equipamento terá capacidade de atender até 500 presos. Segundo o coordenador do programa, o capitão Anselmo Portela, esse será o investimento inicial, e dependo dos resultados, poderá aumentar a disposição de presos. “Esperamos um resultado positivo com este programa. A capacidade inicial vai ser para atender 500 presos, mas com o tempo vamos aumentar”, explicou.

O programa prevê um melhora significantemente dentro das delegacias e penitenciarias, pois o principal objetivo é desafogar o sistema prisional, e oferecer ao indiciado uma melhor forma de punição. “Eles irão pagar pelo crime que cometeram e vão sair disto com o caráter intacto, sem a influência negativa da penitencia, que seria a violência”, detalhou Henrique Rebelo.

Com informações do Portal Az
Postado por Mayara Gondra


Nenhum comentário:

Postar um comentário