sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Piauí: Crianças brincam com tubos de sangue encontrados em terreno baldio em Picos

Postado por Mayara Gondra
Os frascos foram jogados em um terreno a céu aberto.




Uma situação inusitada preocupou os profissionais da Vigilância Sanitária de Picos nesta quinta-feira (ontem). Através de denúncia anônima as equipes da Vigilância foram mobilizadas para apurar in loco a informação de que crianças estariam brincando com frascos contendo sangue humano, provavelmente vindos de um laboratório de análises clínicas na região. Cerca de 300 frascos foram encontrados.

Os tubos com sangue estavam em um terreno baldio nas proximidades do Supermercado Carvalho e segundo o fiscal da vigilância, Danúbio Soares, este material deveria ter sido descartado da forma correta.

"Isso aqui é um agravante à saúde da população e às questões ambientais porque se trata de sangue e sangue contém vírus, bactérias, protozoários e uma série de outros agravantes que podem contaminar outras pessoas", disse o fiscal.

Fiscal da Vigilância, Danúbio Soares.

O contato com frascos desta natureza pode ocasionar a transmissão de doenças como Hepatite B, Hepatite C, Síflis e HIV, caso o sangue esteja contaminado com uma destas doenças.

Danúbio informou ainda que situações como esta ferem a legislação pertinente, como a resolução 358 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e a RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) 316, que fala de resíduos provenientes dos serviços de saúde. O gerador destes resíduos deveria ter acondicionado este material em recipiente resistente e identificado, colocado em saco plástico branco leitoso e dado o seu destino final como está preconizado na lei.

Com informações e fotos do Folha Atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário