terça-feira, 9 de abril de 2013

CORÉIA DO NORTE DECRETA ESTADO DE GUERRA E PODERÁ ATACAR NOS PRÓXIMOS DIAS

Pyongyang aconselha estrangeiros na Coreia do Sul a deixarem o país

Seul, 9 abr (EFE).- A Coreia do Norte recomendou nesta terça-feira aos estrangeiros que vivem na Coreia do Sul a prepararem planos de evacuação, informaram a agência estatal 'KCNA' e a televisão norte-coreana 'KCTV' em um boletim especial.
A advertência foi feita por um porta-voz do Comitê da Paz da Ásia-Pacífico da Coreia do Norte que assegurou que o regime 'não quer ver os estrangeiros da Coreia do Sul afetados em caso de guerra'.
O porta-voz desse organismo estatal recomendou aos residentes estrangeiros do país vizinho que 'conheçam de antemão onde podem refugiar-se, assim como examinem os planos de evacuação para abandonar o país'.
O regime de Kim Jong-un já aconselhou na sexta-feira passada os funcionários das embaixadas estrangeiras em Pyongyang a abandonarem o país antes do dia 10 sob o argumento de uma suposta guerra iminente.
No entanto, as sedes diplomáticas de países estrangeiros na Coreia do Norte decidiram manter seus membros na capital norte-coreana por não considerar que exista risco de guerra a curto prazo.
A nova advertência de Pyongyang acontece após mais de um mês de hostilidades voltadas a Coreia do Sul e EUA, que incluíram contínuas ameaças de guerra iminente no tom mais elevado da habitual retórica belicista deste Estado totalitário.
Neste sentido, no comunicado publicado nesta terça-feira pela 'KCNA', o porta-voz norte-coreano recuperou a velha ameaça de iniciar uma 'guerra santa sem piedade' contra a Coreia do Sul, repetida em várias ocasiões durante a última década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário