terça-feira, 2 de abril de 2013

Congresso promulga PEC das Domésticas


Parlamentares definiram novas leis de trabalho para os funcionários

O Congresso Nacional promulgou nessa terça-feira, dia 2, a PEC das Domésticas, que amplia os direitos trabalhistas dos empregados domésticos. Os patrões deverão se adequar às novas normas a partir da data de publicação no Diário Oficial da União, o que deve acontecer já na quarta-feira.
As duas principais mudanças na legislação dizem respeito à carga horária destes funcionários e ao pagamento de horas extras. Os trabalhadores devem ter jornada semanal de 44 horas ou oito horas diárias, além de terem direito a receber hora extra, caso fiquem a mais no trabalho.
No entanto, nem todos os novos direitos deverão entrar em vigor de imediato, já que ainda precisam de regulamentação. São eles: indenização em demissões sem justa causa, conta no FGTS, seguro-desemprego, salário-família, adicional noturno, auxílio-creche e seguro contra acidente de trabalho.
De acordo com o Ministério de Trabalho e Emprego, se enquadram nas novas regras todos os trabalhadores maiores de 18 anos que prestam serviços contínuos em atividades não lucrativas à pessoa e à família, como cozinheiro, governanta, babá, faxineiro, vigia, motorista particular, acompanhante de idosos, entre outros.
A contra mão da nova Lei foi o cúmulo do discaramento do congresso de anunciar em rede nacional de televisão, em horário nobre, dando a notícia através de Renan Calheiros que tanto os brasileiros lutam para tirar da presidência do senado.

Araripe Informado

Nenhum comentário:

Postar um comentário