quarta-feira, 31 de julho de 2013

UM INVENTOR ENTRE NÓS

    SERTÃO DE PERNAMBUCO: HOMEM FABRICA AVIÃO ARTESANALMENTE EM SUA SIMPLES RESIDÊNCIA 



Em 1906, Alberto Santos Dumont decola com seu 14-Bis em Paris, voando aproximadamente 220 metros. Foi a primeira exibição pública de uma aeronave voando a essa distância de forma autônoma e, logo, Santos Dumont passou a ser conhecido na Europa como o inventor do avião.
Irmãos Wright
Contudo, algum tempo depois, os americanos Orville e Wilbur Wright provaram que tinham feito o primeiro vôo três anos antes de Dumont.
Até aí tudo bem. Todos os especialistas no assunto, até mesmo os que defendem Dumont, concordam que os irmão Wright voaram primeiro, no entanto, o que os defensores de Dumont pregam, é que a aeronave dos irmãos Wright não foi capaz de levantar vôo sozinha nem de se manter no ar por conta própria, sendo auxiliada pelos fortes ventos que sopravam na região.

ARARIPINA-PE, aproximadamente quase 700 km da capital pernambucana. Rancharia, distrito de Araripina, agora denominado de Bom Jardim do Araripe, menos de 30 km do centro de Araripina, a capital do gesso. Lá em Bom Jardim do Araripe, tem um inventor, um cientista oculto, um engenheiro formado na faculdade da vida e aprendendo com as duras lições climáticas que o Sertão nos ensina.
Pois bem, não sabemos se vai voar como o de Santos Dumont, mas uma coisa é certa, depois de mais  de 107 anos de Dumont, JOAQUIM ANANIAS DE MACEDO, conhecido como o Sr. QUINCA DE ANANIAS, residente no Distrito do Bom Jardim do Araripe, há mais de três anos, vem trabalhando no seu projeto que tanto sonhava desde criança, que é de construir e fazer voar um avião.

O governador de Pernambuco Eduardo Campos esteve ontem 30.07 no Distrito do Sr. Quinca e lá acompanhado de vários secretários do governo, vários deputados e do prefeito de Araripina, inauguraram obras e realizaram outro sonho do povo daquela localidade, o asfalto na estrada que liga a antiga Rancharia a Cidade de Araripina. No discurso inaugural da obra, o deputado federal Gonzaga Patriota falou do Sr. Joaquim Ananias para o governador e brincou "Ele me convidou para voar no bicho, eu mesmo num vou não, eu tenho medo, mandei ele levar o deputado Raimundo Pimentel e o prefeito" disse em tom descontraído.
O Araripe Informado foi até o local, oficina-garagem onde o avião está sendo construído, acompanhado de Carlos Robério (Oficial de Justiça), Alexandre Arraes Filho (Filho do atual prefeito) e dos senhores Gordinho e Wilson, presenciamos e constatamos a veracidade do fato inusitado.
Conversamos com Dona Elenice, esposa do Sr. Quinca e ela disse o seguinte: " É um sonho antigo dele, tudo que ele pega bota nesse bicho, há vários anos que ele vem com esta invenção, agora mesmo foi para São Paulo comprar peças para terminar o avião" e aproveitei para perguntar se ela tinha coragem de fazer o primeiro voo com ele "Deus me livre, tem umas piriguete aqui se enxerindo pro lado dele e eu vou ajeitar pra elas irem com ele" completou a Senhora Elenice, sorrindo muito.

Uma coisa é certa todos apostam que a aeronave de Quinca fará melhor do que a aeronave dos irmãos Wright, que não foi capaz de levantar voo sozinha nem de se manter no ar por conta própria, sendo auxiliada pelos fortes ventos que sopravam na região.


 Ernildo Arruda
Jornal Online Araripe Informado


     AVIÃO DO SR. QUINCA DE ANANIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário