terça-feira, 16 de julho de 2013

Populismo x Popular

Populismo
O Brasil foi marcado na sua história por grandes mitos políticos, cujas práticas eram alicerçadas neste estilo denominado populismo. O populismo se sustenta no carisma, o líder utiliza esse dom somado a uma boa oratória e uma forte publicidade que envolve a população, mesmo que na grande maioria das vezes não apresente benefícios a esta – e quando isso ocorre deixa um rastro de ilegalidades e uma cultura institucional que tudo pode, que para a lei dá-se um jeito.
    No Brasil, temos vários expoentes deste estilo: Getúlio Vargas, Leonel Brizola, Luiz Inácio, Anthony Garotinho, entre muitos. Tiveram a sua importância e deixaram uma escola que tem alunos espalhados nos municípios, estados e união. Contudo, a reflexão que propomos vem de encontro ao movimento que emergiu das ruas para propor reformas profundas no serviço público.
    Araripina em particular teve o seu apogeu neste formato, quase duas décadas de administração municipal no mais fiel estilo populista. Daí surgem as indagações:  evoluímos? As estruturas de gestão melhoraram? Estamos sintonizados com os aspectos legais? Ou foi bom por que servia individualmente em detrimento do bem comum?
    Nesta linha de pensamento, inevitavelmente vem as perguntas: quem deseja a volta do populismo? Seus lideres reúnem condições para viabilizar movimentos que atendam esta nova ordem que o Brasil quer implantar? A gestão de resultados proposta pelo atual prefeito, calçada nos pilares do planejamento, avaliação e controle atenderá as expectativas da população? O tempo e a observação serão de fundamental importância para que cada um de nós tiremos nossas conclusões.
    Portanto, só nos resta afirmar: evoluir é preciso, desde que venha com o aval dos órgãos de controle e em sintonia com a população, ávida por bons serviços. E que esta decisão, se devemos ou não sair do populismo e desenvolver a cultura do gerencialismo (popular) está nas ‘mãos’ do prefeito Alexandre Arraes. Tudo indica que optou pela segunda opção e assim marcar a sua gestão na condição de quem promoverá duas transições: a política e a administrativa. Rompendo, assim, a barreira do populismo e iniciando a Era do Popular.
Airton Arraes Lage, administrador com especialização em Marketing e Educação Básica, especialista em marketing político, com atuação no Nordeste do Brasil, desde o ano de 1992. Ocupou o cargo de Secretårio de Administração no período de 1993 a 1996. Secretario de Educação no período de 2001 a 2004. Diretor presidente da Autarquia de Ensino Superior do Araripe, no período de agosto de 2005 a Fevereiro de 2007. Neste período fundou e dirigiu a FACISA, Faculdade de Ciências Sociais de Araripina - PE. Criou o Núcleo de Ensino Superior de Ouricuri, único no Brasil a funcionar fora da sede da autarquia. Sócio fundador da Camàra de Dirigentes lojistas de Araripina, em 1994. Desde 1992 atua em campanhas politicas na Meso-região do Araripe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário