segunda-feira, 22 de julho de 2013

NEM O PAPA ACALMOU OS MANIFESTANTES

Dia da chegada do papa tem protestos e confrontos

Em sua primeira viagem internacional, o papa Francisco chegou nesta segunda-feira, 22, ao Rio para participar da Jornada Mundial da Juventude. O pontífice, cuja agenda inclui visita a Aparecida (SP) na quarta-feira, 24, fica no País até domingo, 28. No avião para o Brasil e se referindo aos protestos, o papa disse que sua visita ocorre em "momento oportuno".  No começo da noite, manifestantes que faziam  ato contra posições da Igreja, pelo Estado laico e contra o  governador Sérgio Cabral entraram em confronto com a PM. Eles estavam no Largo do Machado, perto do Palácio Guanabara, onde o papa foi recebido por autoridades brasileiras. Francisco já havia deixado o local quando a confusão começou.




MINUTO A MINUTO



  • 22h31
    Em sua conta no Twitter, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) criticou a ação da Polícia Militar durante o protesto nos arredores do Palácio da Guanabara, sede do governo estadual do Rio. "Absurda prisão de cinegrafistas do #MidiaNinjadurante manifestação no Rio. Arbitrária e que fere o direito de Imprensa", publicou na rede social, por volta das 22h. 
  • 22h28
    Policial militar fica ferido por causa de coquetel molotov durante protesto no Palácio da Guanabara, sede do governo do Estado do Rio de Janeiro. Depois que o papa Francisco deixou a sede do Executivo, manifestantes e PMs entraram em confronto. 
  • 21h58
    CET Rio informa que foi liberado o tráfego de veículos entre o Largo do Machado e a Rua das Laranjeiras, onde fica o Palácio Guanabara.
  • 22h01
    Vídeo mostra o momento em que um jornalista do grupo Mídia Ninja é preso.  Ele estava em frente à 9.ª DP (Catete), apurando por que motivo outro colega do coletivo foi detido, quando foi abordado pelo tenente Puga. Ele disse que o jornalista era suspeito de incitar as manifestações e queria levá-lo para averiguações. 







    Uma advogada interveio e o tenente chegou a dizer que o repórter não estava detido e que poderia sair da delegacia se quisesse. Logo em seguida, o policial recebeu uma ligação e anunciou a prisão do repórter. "O major Nunes mandou levar ele", afirmou. A detenção foi transmitida ao vivo. O telefone usado na transmissão foi apreendido. Em seguida, o policial anunciou: "Quem passar mensagem pelo celular será preso"Veja vídeos sobre a visita do papa publicados pela TV Estadão.
  • 21h44
    Vídeo publicado pela PM no Twitter mostra momento em que supostamente teria começado o confronto entre a Tropa de Choque e manifestantes. A corporação afirma que diversos policiais sofreram queimaduras com ataques de coquetel molotov; manifestantes, por sua vez, acusam a PM de realizar prisões arbitrárias, e informam nas redes sociais que uma pessoa foi vítima de um disparo de bala convencional durante a confusão.
  • 21h36
    A Polícia Militar do Rio informou que subiu para 5 o número de detidos no confronto entre manifestantes e a PM em protesto no entorno do Palácio Guanabara. Uma pessoa foi presa por desacato, três com coquetéis molotov e uma por atirar pedras em policiais, segundo a PM.

    A vinda do papa inspirou cuidados especiais em relação à segurança, especialmente por conta da onda de protestos e confrontos na capital fluminense nas últimas semanas. Por esse motivo, um Batalhão de Choque da PM acompanhou as manifestaçõesdesde o princípio nesta segunda-feira, 22.
  • 21h17
    Dois jornalistas do grupo Mídia Ninja que acompanhavam os protestos em frente aoPalácio Guanabara foram detidos. Um deles estava em frente à 9.ª DP (Catete), apurando por que motivo o colega foi detido, quando foi abordado pelo tenente Puga. Ele disse que o jornalista era suspeito de incitar as manifestações e queria levá-lo para averiguações. 

    Uma advogada interveio e o tenente chegou a dizer que o repórter não estava detido e que poderia sair da delegacia se quisesse. Logo em seguida, o policial recebeu uma ligação e anunciou a prisão do repórter. "O major Nunes mandou levar ele", afirmou. A detenção foi transmitida ao vivo. O telefone usado na transmissão foi apreendido. Em seguida, o policial anunciou: "Quem passar mensagem pelo celular será preso".


  • 21h10
    Segundo a assessoria de imprensa da OAB do Riodez advogados acompanham a manifestação desta segunda-feira no entorno do Palácio Guanabara, sede do governo do Estado, para evitar prisões arbitrárias. A entidade afirma que não há impedimentos ao trabalho da PM, como alegou a corporação em seu Twitter:"membros da OAB prejudicando o trabalho da Polícia Militar".


  • 20h52
    estudante de medicina Fellipe Camisão, de 24 anos, disse que atendeu ummanifestante baleado na perna direita durante a manifestação que ocorreu na região do Largo do Machado, próximo à sede do governo do Estado do Rio, onde opapa Francisco foi recebido mais cedo.

    "Ele estava com a namorada e foi baleado na perna. Não foi bala de borracha. Foi projétil de arma de fogo. Ele estava com hemorragia e estancamos o sangue. Nós estávamos correndo e depois que passamos pelo carro da polícia, ele percebeu que estava sangrando", disse Camisão. O ferido é farmacêutico e foi colocado em um táxi para buscar atendimento. A informação foi confirmada por um advogado do Grupo Habeas Corpus, da OAB, que tem acompanhado o protesto. (Felipe Werneck)
  • 20h48
    Segundo a Polícia Militar do Rio, um policial atingido por um coquetel molotovteve queimaduras no tórax e foi levado com urgência ao pronto-socorro. Outras duas pessoas foram presas pela Tropa de Choque assaltando quem participava da passeata.  Com isso, sobe para quatro o número de detidos em decorrência da manifestação.
  • 20h37
    "Foi muito emocionante receber o papa Francisco no Guanabara. O primeiro papa latino-americano da história", disse o governador Sérgio Cabral (PMDB) às 20h15 em seu Twitter. O governador não se manifestou sobre o confronto entre a PM  e manifestantes durante protesto no Largo do Machado.

    Também no Twitter, o padre Federico Lombardi comunicou as primeiras impressões do papa no primeiro dia no Brasi:"O Papa gostou das pessoas se aproximando do carro. E não estava com medo, sempre sorrindo e acenando".






  • 20h28
    Veja imagem do momento da correria no Largo do Machado, quando começou o confronto entre policiais e manifestantes.
  • VER MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário