quinta-feira, 18 de julho de 2013

RESUMO DE NOTÍCIAS DESTA QUINTA FEIRA

Violência
A violência contra os jovens brasileiros aumentou nas últimas três décadas de acordo com o Mapa da Violência 2013: Homicídio e Juventude no Brasil, publicado nesta quinta-feira pelo Centro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), com dados do Subsistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. Entre 1980 e 2011, as mortes não naturais e violentas de jovens como acidentes, homicídio ou suicídio cresceram 207,9%. Se forem considerados só os homicídios, o aumento chega a 326,1%. Dos cerca de 34,5 milhões de pessoas entre 14 e 25 anos, em 2011, 73,2% morreram de forma violenta. Na década de 1980, o percentual era 52,9%. O homicídio é a principal causa de mortes não naturais e violentas entre os jovens. A cada 100 mil jovens, 53,4 assassinados, em 2011. Os crimes foram praticados contra pessoas entre 14 e 25 anos. Os acidentes com algum tipo de meio de transporte, como carros ou motos, foram responsáveis por 27,7 mortes no mesmo ano. (Rádio Itatiaia)
Médicos
Menos de 8% dos médicos inscritos no edital do programa "Mais Médicos" são estrangeiros, aponta balanço divulgado nesta quarta-feira (17) pelo Ministério da Saúde. Do total de 11.701 inscritos - entre formados no exterior e no Brasil -, 10.786 são brasileiros e apenas 915 estrangeiros. O balanço da primeira semana mostra que houve mais interesse no programa por parte de médicos brasileiros formados no exterior do que pelos estrangeiros. Isso porque há 2.335 inscritos formados no exterior e apenas 915 estrangeiros cadastrados. As inscrições vão até a próxima semana. Os números registram apenas as pré-inscrições. Para que a inscrição seja finalizada o candidato precisa apresentar uma série de documentações, disse o ministro Alexandre Padilha (Saúde). Ele não informou, porém, quantos candidatos já haviam apresentado os documentos. E nem de quais nacionalidades eram os estrangeiros registrados. (Hoje em Dia)
Minha Casa, Minha Vida
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (17), a Operação "1905", que investiga fraudes relacionadas à execução do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Em nota, a PF informa que já foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Brasília e Fortaleza, todos expedidos pela Justiça Federal. A ação está sendo realizada com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU). As investigações apontam, conforme informa a nota, para "um suposto esquema" envolvendo instituições financeiras, correspondentes bancários, empresas de fachada e seus respectivos responsáveis. Esse esquema estaria desviando recursos destinados à construção de casas populares em municípios com menos de 50 mil habitantes. (Hoje em Dia)
Condenação
Três acusados de assaltar e matar a atriz Cecília Bizzotto, em outubro do ano passado, são julgados por latrocínio e recebem penas de até 33 anos de prisão em regime fechado
Landercy Hemerson Luiz recebeu pena de 24 anos de prisão, Gleisson, apontado como autor do disparo, 33, e Cléber (foto abaixo), 28 anos. Os três homens acusados de envolvimento no assalto em que a atriz Cecília Bizzotto Pinto foi assassinada com um tiro, em outubro do ano passado, foram condenados por latrocínio (roubo seguido de morte), crime considerado hediondo. Gleisson Martins Horário, de 28 anos, apontado como autor do tiro, foi sentenciado a 33 anos e sete meses de prisão. Cléber Eduardo da Silva, de 22, foi condenado a 28 anos e nove meses, e Luís Henrique das Silva Paulino, de 20, a 24 anos de prisão. Todos vão cumprir a pena inicialmente em regime fechado. O JUIZ Luís Fernando Nigro Corrêa, da 11ª Vara Criminal do Fórum Lafayette de Belo Horizonte, negou aos acusados o direito de recorrer em liberdade. A decisão do magistrado deve ser publicada amanhã. ( Estado de Minas)
Segurança do Papa
O esquema do Ministério da Defesa para a atuação durante a visita do papa Francisco é grande: 10.266 militares estarão envolvidos na operação. Outros 4 mil permanecerão em alerta, elevando o dispositivo para perto de 15 mil - cerca de 7 mil homens e mulheres das Forças Armadas a mais que o estimado há apenas duas ou três semanas. O custo de toda a movimentação, de acordo com a estimativa oficial para os grandes eventos, está na faixa dos R$ 70 milhões. O total de investimentos cobrindo desde a conferência ambiental da ONU, a Rio+20, até a Olimpíada, em 2016, vai bater em R$ 710 milhões - a metade da previsão inicial, de 2010. O papa Francisco poderá escolher para seu deslocamento mais longo, do Rio a São Paulo, um dos dois aviões presidenciais VC-2, a versão especial do Emb-190 da Embraer. O grande jato tem uma ala reservada, com sanitário completo e camarote privativo, área isolada para reuniões e uma seção separada, com 36 lugares em classe executiva. As comunicações são protegidas. Há telas de LED e cristal líquido em todas as dependências com recepção digital. (Estadão)
Mensaleiro
A apreciação da Proposta de Emenda à Constituição que torna automática a perda de mandato de parlamentares em casos de condenação por improbidade administrativa ou crimes contra a administração pública vai ficar para depois do recesso parlamentar. A chamada PEC dos mensaleiros estava incluída na pauta da Comissão deConstituição e Justiça (CCJ) do Senado desta quarta-feira, 17, mas sua votação foi adiada por um pedido de vista do senador Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP). O parlamentar é suplente da ministra da Cultura, Marta Suplicy (PT), e correligionário de um dos possíveis atingidos pela matéria, o deputado federal Valdemar da Costa Neto (PR-SP). A proposta altera a Constituição Federal em relação às hipóteses de perda de mandatos parlamentares. Atualmente, há dúvidas constitucionais, debatidas inclusive pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sobre se as cassações devem ser automáticas, conforme propõe o texto de autoria do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). Se a emenda constitucional já estivesse em vigor, ela atingiria hoje o deputado Natan Donadon (sem partido), condenado por peculato e formação de quadrilha e preso em uma penitenciária de Brasília desde o dia 26 de junho. O processo de cassação do mandato dele deve ser julgado pela Câmara apenas no retorno dos trabalhos parlamentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário