quarta-feira, 8 de maio de 2013

Primeira-dama de Pernambuco pode ser candidata a deputada federal


BLOG DO BRUNO MORAISA família Arraes pode ter uma nova candidata a deputada federal nas eleições de 2014. Segundo a Folha de Pernambuco, o nome da mulher do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), surge como uma das opções do clã para ocupar a “vaga” da ex-deputada e mãe do socialista, Ana Arraes, que renunciou ao cargo depois de ser nomeada ministra do Tribunal de Contas da União (TCU) em 2011.
A informação foi destaque do jornal Folha de S. Paulo de domingo (5), mas já era ventilada no estado desde que Campos começou a trilhar o caminho de sua candidatura ao Palácio do Planalto.
De perfil discreto, a primeira-dama não gosta de dar entrevista e prefere não criar polêmicas. Aliados próximos ao governador, porém, descrevem a mulher de Campos como atuante nos bastidores e conselheira do marido. Renata Campos é economista e funcionária pública do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE). Quando o marido assumiu o governo, ela foi cedida à administração estadual, onde passou a comandar o programa “Mãe Coruja”, destinado a grávidas pobres.
A mulher do governador seria a escolhida por ele para herdar o espólio eleitoral da família na Câmara Federal. Há quase 30 anos, a família Arraes tem representante no Congresso Nacional. O ex-governador Miguel Arraes, avô de Eduardo, foi eleito deputado federal três vezes, a exemplo do neto. A eleição de Renata garantiria os votos em “casa” e daria apoio decisivo ao marido na eleição de 2014, pleito que ele pode disputar a eleição presidencial.
“Não seria estranho o governador apresentar a mulher como candidata. A relação familiar não foi impedimento para uma experiência ocorrida recentemente (as eleições de Ana Arraes)”, disse Túlio Velho Barreto, cientista político da Fundação Joaquim Nabuco. Barreto, contudo, diz acreditar que o governador ainda deverá calcular o impacto que a indicação da mulher e prováveis acusações de “nepotismo” e “coronelismo” terão sobre o seu voo nacional. (Fonte: Bruno Morais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário