quinta-feira, 6 de junho de 2013

Milagres-CE: Exclusivo! Mãe e filha são presas sob acusação de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas

Ana Raquel e seu irmão Rafael Leite, este último preso em presídio do Cariri

Cumprindo mandados de prisão temporária e de busca e apreensão uma operação foi desencadeada na madrugada desta quarta-feira em algumas cidades do Cariri resultando na prisão de mãe e filha acusadas de vários crimes. Foi uma nova etapa do trabalho da Polícia Civil no combate aos crimes de formação de quadrilhas de assaltantes a agências lotéricas e bancárias e dos Correios, tráfico de drogas e armas, além da lavagem de dinheiro na região do Cariri.

Em Milagres foram presas em flagrante Maria Luisa Monteiro Leite, de aproximadamente 50 anos, e sua filha Ana Raquel Monteiro Leite, de 26 anos. Segundo o Delegado de Farias Brito, Giuliano Vieira Sena, as duas são acusadas de envolvimento com o tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, sendo recolhidas à cadeia pública daquela cidade. Ele coordenou a operação ao lado dos delegados Luiz Eduardo (Araripe), Ana Ursulina (Aurora) e Júlio Agrelli (Mauriti).

O comboio com a utilização de diversas viaturas reuniu ainda 17 inspetores e escrivães dessas delegacias, além de Crato, Milagres e Penaforte. Segundo a polícia, foram encontrados com Ana Raquel e sua mãe maconha e documentos de movimentações bancárias em torno de R$ 50 mil apenas nos últimos cinco meses. Já no município de Aurora foram cumpridos mandados de prisão temporária e busca e apreensão resultando na prisão de um homem para investigações.

A doméstica Maria Luisa Monteiro é a mãe de Rafael Monteiro Leite, de 31 anos, o Rafa, que mora na Avenida Gilvan Moraes no Centro de Milagres e encontra-se preso na PIRC (Penitenciária Industrial e Regional do Cariri). Mesmo assim, suspeito de operacionalizar ações criminosas, segundo o delegado de Farias Brito, Giuliano Vieira Sena.
Máscaras encontradas quando da prisão de membros de uma suposta quadrilha da qual Rafael faz parte (Foto: Arquivo/Agência Miséria)
A operação começou com o assalto a agência lotérica de Farias Brito, passando pela prisão do engenheiro e ex-prefeito de Mauriti, Francisco Adailton Leite, de 60 anos, no último dia 24 de maio em sua residência no Crato. O político e funcionário público do estado foi autuado em flagrante para responder por posse ilegal de 12 armas de fogo, incluindo algumas de uso restrito das forças armadas, bem como bastante munição. Quatro dias após sua prisão, ele ganhou um habeas corpus concedido pelo Tribunal de Justiça do Ceará após negativa em primeira instância.

A polícia ainda não tem informações sobre o paradeiro do jovem João Furtado da Silva, de 27 anos, o João Pescocinho, que era segurança pessoal de Adailton e cujo apelido deu nome à operação deflagrada “Carne de Pescoço”. Este rapaz é acusado de integrar a quadrilha juntamente com Rafael Leite. Ambos foram presos no dia 28 de setembro de 2009 por agentes da Polícia Federal do Ceará e Paraíba quando, supostamente, se preparavam paraassaltar o Banco do Brasil de Mauriti.

Naquela data, outras quatro pessoas foram presas e uma fugiu ao cerco policial em Abaiara. Com eles, foram recolhidos um fuzil, máscaras de carnaval, um bala clava e um saco cheio de miguelitos (pregos colados em outros para serem soltos na estrada, a fim de furar pneus de viaturas policiais em perseguição). Dois deles tinham roubado o Corola de um comerciante juazeirense na passagem deste por Milagres, porém Rafa foi preso com um Fiat Pálio e placa de Natal no Posto Papai Noel de Milagres. 
Comboio de viaturas da polícia usado na operação denominada “Carne de Pescoço” (Foto: Agência Miséria)

Já no dia 28 de janeiro deste ano, Rafa foi preso em Milagres na casa de José Hilton dos Santos Barbosa, de 30 anos, que responde por homicídio, lesão corporal e crime de violência doméstica. Eles estavam com um revólver calibre 32, pequena quantidade de drogas e um saco com várias sementes de maconha. Naquele dia, Zé Hilton apontou Rafa como o dono de toda a droga que vende e sua própria residência era suspeita de ser um local para comercialização de substâncias entorpecentes.

Sua última prisão se deu no dia 7 de fevereiro juntamente com José Lucytonio de Jesus, de 22, residente na Rua 04 (Bairro Vila Fátima), e a agricultora Edivania Barbosa Furtado, de 31 anos, que mora na Rua Capitão Miguel Dantas igualmente em Mauriti. Na época, rafa se apresentou como bombeiro hidráulico residente na Avenida Gilvan Moraes, 699 em Milagres. Segundo o Tenente Georges, estes recebiam ordens para o tráfico do interior da PIRC partidas de Francisco Josiano Pereira, apelidado por Brinquedo e esposo de Edivania.
(Miséria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário