Policiais receberam propina para não reprimir a chegada de drogas nas comunidades. Outras 13 pessoas envolvidas também foram condenadas.
A justiça condenou 11 policiais militares e 13 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, e em morros de cidades próximas ao Rio. Na época, policiais foram detidos acusados de receber propina para não reprimir a chegada de drogas nas comunidades que serviam como entrepostos de abastecimento para a Região dos Lagos.
Os policiais foram condenados por tráfico e associação para o tráfico na forma omissiva. Já os demais tiveram a condenação por tráfico e associação para o tráfico. Os PMs foram sentenciados a 10 anos e oito meses de prisão e expulsos da corporação. Os demais acusados vão cumprir pena que variam de quatro a 14 anos de prisão ou prestação de serviços comunitários.
A condenação teve como base uma denúncia do Ministério Público (MP) oferecida a partir das investigações em torno da Operação Dezembro Negro. De acordo com a denúncia, as investigações conduzidas pelo MP e pela Polícia Civil identificaram que a distribuição de drogas na Região dos Lagos tinha origem no Complexo da Maré. A droga também passava pelos morros da Coruja e do Bumba - que funcionavam como entrepostos - antes de seguir para seu destino final. O ponto principal de distribuição era a cidade de São Pedro da Aldeia.
Os condenados já estão presos, à exceção de um, que está foragido. Outras 14 pessoas relacionadas ao tráfico também tiveram seus processos desmembrados - ainda não julgados. Um policial militar morreu ao longo do processo, o que levou à extinção da punibilidade.
A decisão é da 2ª Vara Criminal de São Pedro da Aldeia.
Processo: 0007919-84.2011.8.19.0055
Fonte: TJRJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário