quarta-feira, 19 de junho de 2013

Protestos repercutem na imprensa mundial


Os protestos no país, na segunda-feira, ganharam destaque ontem na imprensa internacional. O jornal americano "The New York Times" ressaltou que milhares de pessoas foram às ruas das principais cidades do país protestar, e que as manifestações começaram com pequenos atos contra as tarifas de ônibus e culminaram com grandes protestos que condenaram o alto custo de vida e os gastos com os estádios de futebol.

O jornal americano também publicou declarações da presidente Dilma Rousseff. "O Brasil acordou mais forte", destacou. Também americana, a rede de TV CNN manteve em destaque em seu site os protestos, com uma galeria de fotos sobre a violência no protesto do Rio e os manifestantes no Congresso, em Brasília. Entre as fotos, uma agência de banco destruída, fogo na Alerj e policiais feridos.

"O descontentamento no Brasil provoca o maior protesto em décadas", afirmou o site do espanhol "El País". Para o jornal, o preço das tarifas de ônibus se tornou pretexto para lutar por uma sociedade mais justa. O "El País" destacou ainda que São Paulo paga a passagem de ônibus mais cara do mundo.

Já o francês "Le Monde" recorreu a fotos e depoimentos de leitores para relatar os protestos. "Um mar de pessoas no Brasil participa dos protestos," destaca. "Qualquer jovem brasileiro tomou parte na revolta", disse o comentário enviado por uma estudante. O "Le Monde" comparou as manifestações com os protestos contra o presidente Collor.

O jornal português "Diário de Notícias" chamou a atenção o número de manifestantes que foram às ruas em 12 cidades: 250 mil pessoas. A rede britânica BBC informou que protestos contra o aumento das passagens e as despesas com a Copa de 2014 se espalharam em São Paulo, Brasília e Rio. O jornal argentino "El Clarín" destacou as bombas lançadas contra a Alerj e disse que brasileiros viajam nos ônibus "como sardinhas em lata".

Para o britânico "The Guardian", uma "espiral de alto custo de vida e serviços precários provocam onda de protestos no Brasil". Já a rede árabe "Al Jazzera" disse que "manifestações contra o alto custo do transporte" e "a Copa de 2014" refletem a insatisfação com as politicas do governo.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário