sexta-feira, 10 de maio de 2013

Ministério da Justiça notifica empresas de leite


A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) notificou nesta quarta-feira (8/05) as empresas Italac, Mumu, Líder e Latvida para prestarem esclarecimentos sobre o envolvimento na operação "Leite Compen$ado", que apontou adição de uma substância semelhante à uréia e que possui formol em sua composição.
As empresas têm prazo de 10 dias, a partir do recebimento da notificação, para apresentar a documentação técnica e laboratorial pertinente ou, de forma imediata, o recall dos produtos envolvidos, nos termos do Código de Defesa do Consumidor.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é dever do fornecedor trocar o produto que cause risco ao consumidor a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Entenda o caso - O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul deflagrou uma operação com o objetivo de investigar a adulteração de leites de empresas Italac (Goiásminas Indústria de Laticínios Ltda.), Mumu (Vonpar Alimentos S/A), Líder (Líder Alimentos do Brasil Ltda.) e Latvida (VRS Indústria de Laticínios Ltda.). A investigação apontou que houve adição de uma substância semelhante à uréia e que possui formol em sua composição. Segundo o comunicado oficial do MP-RS, a fraude acontecia no processo de transporte do leite cru, antes do envasamento.
Veja também! pelo Araripe Informado

Após adulterações, Anvisa alerta para riscos de leite com formol

Consumo de leite com formol não é seguro, alerta Anvisa

Vigilância determina retirada de mais 3 marcas de leite do mercado no RS


Nenhum comentário:

Postar um comentário