quinta-feira, 9 de maio de 2013

EU QUERO DADAUUUUUUUUUUUUUUU!


RS determina retirada de mais três marcas de leite do mercado; veja lista

A medida atinge as marcas Hollmann, Goolac e Só Milk. A Latvida também foi obrigada a retirar mais lotes do mercado


A Coordenação de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cispoa), órgão da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde, responsável pela fiscalização do comércio de animal, determinou nesta quinta-feira a retirada de novos lotes do leite Latvida e de outras marcas produzidas pelo fabricante VRS - Indústria de Laticínios.
A medida, definida como “de preocupação e com objetivo de resguardar a saúde do consumidor”, atinge também as marcas Hollmann, Goolac e Só Milk. Assim, também foi solicitada a retirada de lotes dessas empresas do mercado (veja na tabela abaixo).
As fabricantes produtoras do leite UHT adulterado foram submetidas ao Regime Especial de Fiscalização e estão impedidas de vender os produtos. A proibição é valida até que correções sejam aprovadas e que três amostras consecutivas apresentem resultados laboratoriais dentro dos padrões.A ação acontece após a Operação Leite Compen$ado, deflagrada pelo Ministério da Agricultura em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), que descobriu a adição de água e ureia para aumentar o volume do leite. Transportadores do produto foram apontados como os responsáveis pela fraude.
Com o crime, transportadores lucravam 10% a mais do que os 7% já pagos sobre o preço do leite cru, em média R$ 0,95 por litro. O total de leite movimentado pelo grupo, no período de um ano, chega a 100 milhões de litros. Mais de 100 toneladas de ureia foram compradas pelos envolvidos.
Além do Rio Grande do Sul, outros Estados serão investigados para saber se também houve adulteração no leite. O foco inicial da operação foi a região Sul, onde existe a figura do transportador de leite.

Confira as marcas que apresentaram adulteração por formol conforme laudos de laboratórios credenciados pelo Mapa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário