sábado, 17 de agosto de 2013

Museu de Salgueiro (PE) ganha prêmio nacional para divulga cultura no município

Museu salgueiro_640x425O Instituto Brasileiro de Museus (IBM), órgão do Ministério da Cultura, agraciou o Museu Levino Nunes de Alencar Barros, em Salgueiro (PE), no Sertão Central.
O espaço ficou com o 5º lugar no Prêmio de Modernização de Museus 2012.
O museu de Salgueiro foi incluído no projeto ‘Passeio Cultural’, enviado pela prefeitura através da Secretaria de Cultura e Esportes.
A premiação tem como objetivo o fomento e o desenvolvimento de ações destinadas à preservação e difusão do patrimônio museológico. O prêmio de R$ 20 mil será destinado para desenvolver as atividades do projeto.
Desde 2010 o Passeio Cultural vem mobilizando educadores e estudantes de escolas da rede de ensino do município com a ideia de fortalecer uma política de identidade cultural na comunidade.
Uma das metas do projeto é conceber a cidade como espaço de sociabilidade, onde as pessoas possam interagir, produzir e refletir sobre as histórias. Além disso busca facilitar o acesso da comunidade aos equipamentos culturais como o museu, biblioteca Francisco Augusto, Praça da Catedral e Memorial do Couro.
De acordo com a chefe de Setor de Museus e Bibliotecas Municipais, Nivaneide Costa, Salgueiro tem sua fundação permeada de poesias e ritos religiosos que habitam o imaginário popular.
Por esses caminhos é que surgiu o Passeio Cultural, que costura o conhecimento de nossas raízes através de ações lúdicas e inovadoras, de liberdade e movimento por equipamentos culturais e pontos históricos”, conta.
Déficit
Mesmo com a realização do Passeio Cultural, Nivaneide revela que o déficit de estudantes que nunca visitaram o museu e outros equipamentos culturais ainda é grande. A conquista do prêmio, segundo ela, é de extrema importância para a implementação e continuidade do projeto.
Os pontos históricos passam como que despercebidos na rotina dos estudantes, enfraquecendo a relação entre os filhos da terra e o município, sobretudo o sentimento de pertencimento. “Queremos oportunizar o acesso de 2,4 mil estudantes da rede escolar ao museu e outros equipamentos culturais e pontos históricos da cidade, diminuindo assim o déficit de acesso a esses equipamentos”, adiantou.
Ela explica ainda que a partir do prêmio, os passeios culturais contarão com uma programação articulada com as escolas da cidade e zona rural, além da produção de uma revista interativa, contratação de arte-educadores, atores, transporte e figurino especial. (Fonte/foto: Ascom PMS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário