sábado, 24 de agosto de 2013

Curtinhas do Araripe Informado: Agora aos sábados


Notícias curtas deste sábado


COMISSÃO DE EVENTOS LIGADO A VAQUEJADA
O Prefeito Alexandre Arraes acertadamente retirou a responsabilidade das costas de apenas um que sempre fazia a vaquejada e nomeou uma comissão composta por 5 pessoas, sendo 2 do poder legislativo e 3 do poder executivo para gerir eventos ligados a vaquejadas, as demandas e assuntos relacionados ao assunto no Município de Araripina.
CANDIDATO NÓS TEMOS SIM!
Um político ligado ao grupo do prefeito Alexandre Arraes de Araripina, confidenciou ao Araripe Informado que o grupo tem sim um candidato para disputar uma vaga na Câmara Legislativa Estadual de Pernambuco, segundo esta fonte, já foram feitas algumas reuniões e uma pesquisa sairá nas ruas, após o resultado da referida pesquisa, o grupo voltará a se reunir e apresentarão a toda imprensa o nome do(a) representante do grupo, para pleitear uma vaga na ALEPE.
Operação prende vários traficantes a associados ao tráfico em Araripina-PE
Ao menos 15 pessoas foram presas após resultado de uma investigação que já durava quase oito meses, o resultado foi positivo e culminou em tirar das ruas várias pessoas ligadas ao trafico de drogas, inclusive, pessoas de alta periculosidade, a exemplo de um casal que comandavam o tráfico na região, eles já haviam feito parte do COMANDO VERMELHO do Rio de Janeiro e atualmente são membros do PCC- Primeiro Comando da Capital, grupo de criminosos organizados iniciado em São Paulo e dominam cadeias e presídios de várias capitais e cidades do Brasil. SIC com o delegado de polícia local. Entre os presos há várias mulheres e moradores e filhos de Araripina, a exemplo do popular "Bebezão".
* Haja sujeira!
O Ministério Público descobriu que a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, no Ceará, comprou 33 mil esponjas de aço, 4.200 vassouras, 2.500 quilos de sabão, 2.500 caixas de fósforo, 1.400 litros de água sanitária e 1.200 quilos de açúcar. Para completar a lista, a despesa incluiu também a aquisição de 312 unidades de óleo de peroba.
O material seria destinado para uso na sede do Poder Legislativo local, que tem apenas 21 vereadores e, no início deste ano, tentou reduzir o salário dos professores. A Câmara faz apenas duas sessões por semana.
Não precisa de vassoura para varrer? Então, se precisa de vassoura, é para ser comprada - se explicou o presidente da Câmara, Antônio de Lunga (PSC).
Todo o material está guardado em um prédio particular, a cerca de quatro quilômetros da sede legislativa de Juazeiro do Norte.
Quando passam nas ruas da cidade, os vereadores são interpelados pelo povo: "Caras de pau, Cadê as vassouras? Cadê o sabão?" ...
* Falecimento
Morreu ontem (22) o desembargador do TJRS Antônio Corrêa Palmeiro da Fontoura. O tribunal não informou a causa do óbito.
O velório está sendo realizado no Crematório Metropolitano São José (Av. Professor Oscar Pereira, nº 584, em Porto Alegre), Capela 1. A cerimônia de cremação será realizada nesta sexta-feira (23), às 14h.
* Papagaio bem tratado
O TRF da 4ª Região decidiu que um papagaio que vive há 23 anos, junto à uma família de Santo Ângelo (RS) deve permanecer sob a guarda desta. A corte negou, em julgamento realizado nesta semana, recurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que queria apreender o animal e reinseri-lo na vida silvestre.
Segundo a relatora do processo, desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, a retirada do animal do ambiente em que está durante esse tempo todo poderia criar situação de risco para este.
Não se está avalizando aqui a conduta da autora, tampouco a guarda clandestina de animal silvestre. Entretanto, na medida em que não se pode garantir a efetividade da retirada do animal do ambiente em que está habituado para ser reintroduzido em seu habitat natural, entendo mais adequada a manutenção na posse da autora - refere o julgado.
A magistrada reconheceu que a ave é bem tratada, vivendo solta no pátio da residência de Iara Lenir Wilkon durante o dia, ficando na gaiola apenas durante a noite.
O advogado Rômulo da Silva Menezes defendeu a dona do papagaio. (Proc. nº 5003271-85.2012.404.7105).
* Em altas!
É agosto. A quarta-feira (21) desta semana notabilizou-se por duas altas. A alta hospitalar de José Sarney e a maior alta do dólar nos últimos quatro anos.
Que fase!
* Efeitos do sermão
O sermão pacificador do decano Celso de Mello na abertura dos trabalhos, anteontem (21) no STF, não apaziguou muito os ânimos entre os ministros da Corte.
Barbosa e Lewandowski permaneceram bicudos.
Mas alguns advogados aproveitaram a duração do discurso para tirar a sesta, em paz, no fundo do tribunal.
* Sem verborragia
Mais novo integrante do elenco dos que aparecem 'falando & falando' na TV Justiça, o ministro Roberto Barroso chegou ao STF alinhado com quem defende a emissora. "Ela ajuda legitimar o Poder Judiciário e contribui para a democracia do País" - diz ele.
É dele a avaliação de que "até a transmissão de eventuais conversas ásperas entre os ministros não deve mudar a filosofia do canal, único no mundo, porque isso faz parte da vida dos tribunais".
E uma boa notícia ao público: Barroso prometeu ser breve e não falar empolado na telinha.
* Conversão de salários em URV
O STJ admitiu o processamento de mais três reclamações ajuizadas por servidores públicos que discutem diferenças salariais ocasionadas por suposto erro na conversão da moeda para a URV, na implantação do Plano Real, em 1994.
Na Rcl 13.462, de relatoria do ministro Humberto Martins, o pedido de correção foi julgado procedente em primeira instância, mas a sentença foi reformada pelo colégio recursal, que considerou prescrita a pretensão dos servidores públicos porque a ação para revisão do valor dos vencimentos não foi ajuizada no prazo de cinco anos após a conversão em URV.
A jurisprudência do STJ considera que a perda do direito de ação, ocasionada pelo transcurso do tempo, atinge apenas as parcelas anteriores aos cinco anos que antecederam a data da propositura da ação. O entendimento está consolidado na Súmula nº 85.
Em razão da divergência entre o acórdão e a súmula, o servidor ajuizou prévia reclamação no STJ, que foi julgada procedente. Houve novo julgamento e o colégio recursal proferiu nova decisão, considerando o pedido improcedente ao fundamento de que o servidor não teria comprovado o fato constitutivo de seu direito.
O servidor, então, ajuizou nova reclamação. Desta vez, a divergência apontada entre o acórdão e a posição do STJ foi em relação ao julgamento do REsp nº 1101726, julgado sob o rito dos recursos repetitivos. Na ocasião, foi decidido que os reajustes determinados por lei, supervenientes à Lei 8.880/94, não corrigem equívocos ocorridos na conversão dos vencimentos dos servidores em URV, por se tratar de parcelas de natureza jurídica diversa.
Nas outras duas reclamações (nºs 13.543 e 13.695) a divergência de entendimento apontada entre as decisões dos juizados especiais e a jurisprudência do STJ foi novamente a perda do direito de ação, ocasionada pelo transcurso do tempo (passados mais de cinco anos após a conversão em URV).
* Má notícia para José Dirceu
O STF rejeitou ontem (22) por unanimidade o recurso em que o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares tentava reduzir sua pena. A decisão acabou minando mais uma possibilidade de redução da pena do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Isso porque a defesa de Delúbio reclamou da forma como o tribunal calculara a pena por corrupção ativa.
A punição foi definida com base em uma lei de novembro de 2003 que tornou mais severa a pena para esse crime. Os advogados de Delúbio queriam que fosse aplicada a lei anterior, mais branda, alegando que o crime ocorreu na vigência da norma antiga. Dirceu já apresentou argumento semelhante para tentar reduzir sua pena.
O STF entendeu, no entanto, que a pena foi agravada porque a Corte decidiu que, no caso do crime de corrupção ativa, houve a chamada continuidade delitiva. Ou seja, o crime de corromper nove parlamentares se estendeu ao longo do tempo, de 2003 a 2005. Nesse caso, uma súmula do STF define que a pena mais grave, vigente em 2005, deve ser aplicada.
Jornal Online Araripe Informado
Ernildo Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário