segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Governo realiza primeiro leilão do pré-sal nesta segunda-feira: VEJAM O QUEBRA PAU...




O primeiro leilão do pré-sal será da área de Libra, situado a 183 km da costa do Rio de Janeiro. Cinco anos após a descoberta da camada pré-sal, o governo coloca em marcha a exploração do petróleo de acordo com o novo regime de partilha. Por lei, a Petrobrás terá participação mínima de 30% no consórcio que irá explorar a área. O gigantesco prospecto de Libra é o maior do pré-sal e seu potencial de óleo recuperável pode se aproximar dos 12 bilhões de barris. A rodada deverá arrecadar quase o dobro do que já foi pago em todas os leilões realizados no País até hoje. O bônus de assinatura de Libra custará R$ 15 bilhões, contra R$ 8,9 bilhões acumulados desde a primeira rodada, em 1999. Às vésperas do leilão, os ânimos começaram a esquentar e uma greve convocada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), contrária à licitação, paralisou refinarias, plataformas e centro de distribuições da Petrobrás em 16 Estados desde a semana passada.

MINUTO A MINUTO
  • 12h30
    SÃO PAULO - Com mais de 1,5 mil quilômetros quadrados, a área de Libra é a maior descoberta de petróleo do País. Estima-se que poderá ter pico de produção de 1,4 milhão de barris por dia. Para efeito de comparação, a produção total do Brasil soma hoje cerca 2 milhões de barris/dia. (Economia & Negócios)
  • 12h24
    RIO - Manifestantes depredaram abrigos de ônibus na Avenida Lúcio Costa, onde fica o Hotel Windsor, na Barra da Tijuca. Lixeiras também foram queimadas. Os black blocs e sindicalistas tentam voltar à posição inicial, perto da grade que cerca o acesso ao entorno do hotel. O grupo é formado por cerca de 400 pessoas. (Adriano Barcelos e Antonio Pita).




  • 12h21
    "Mesmo que um único consórcio participe, o resultado desse leilão vai proporcionar que 75% da renda do petróleo fique com o Estado brasileiro. E se eu agregar aí a participação da Petrobrás, que será de no mínimo 30%, isso significa que 82,5% da renda petrolífera vai ficar com o Estado Brasileiro", diz o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Almeida. Ele ressalta, porém, que isso não torna o leilão pouco atrativo para as petrolíferas estrangeiras. "Isso não significa que as empresas que estão participando vão perder ou ganhar menos dinheiro. Mesmo a parcela de 17,5% representa algumas centenas de milhões de dólares" (Rádio Estadão)




  • 12h17
    RIO - Ferido é socorrido no fim da manhã desta segunda-feira, após confronto entre a Força Nacional de Segurança e manifestantes em protesto contra o leilão do pré-sal.
  • 12h13
    SÃO PAULO - O codiretor de pesquisas para a América Latina do banco Barclays, Marcelo Salomon, afirmou que o leilão de Libra deve indicar resultado mais estatal do que privado, caso seja confirmada a vitória de um consórcio formado por Petrobrás ecompanhias chinesas. Segundo ele, se esta expectativa for ratificada nesta tarde, investidores podem se decepcionar, pois esperavam maior atuação de empresas particulares na disputa. "As cinco grandes empresas de petróleo do mundo não devem participar do leilão de Libra. Provavelmente, acreditam que há projetos mais interessantes para investir pelo mundo", destacou Salomon, em conversa com um pequeno grupo de jornalistas. (Ricardo Leopoldo)
  • 12h07
    RIO - Protesto tem embate entre manifestantes e a Força Nacional de Segurança.
  • 12h03
    RIO - O manifestante Marcelo Tigre, de 38 anos, disse que veio de Brasília para participar dos protestos. Ele levou um tiro de bala de borracha na orelha e outro na perna. "Não vou sair daqui. Vou ficar até o fim", disse. (Antonio Pita)
  • 12h01
    RIO - Um carro da reportagem da TV Record foi virado e é usado como "escudo" por black blocs na manifestação contra o primeiro leilão de áreas do pré-sal, na orla da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Bombas lançadas por policiais atingiram a areia da praia. Black blocs usam tapumes de alumínio como escudo e jogam pedras contra policiais militares, que avançam. (Antonio Pita)
  • 11h56
    RIO - Manifestantes furam bloqueio de segurança em protesto contra o leilão de Libra.
  • 11h50
    RIO - Um carro da TV Record foi quebrado e pichado por manifestantes. Os sindicalistas recuaram. Na linha de frente, estão agora jovens de preto, mascarados, conhecidos como black blocs. (Antonio Pita)
  • 11h48
    "Leilão está confirmado para as 14h de hoje", diz o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Almeida. Segundo ele, o leilão será um bom negócio para o País. (Rádio Estadão)
  • 11h44
    RIO - Policiais da Força Nacional de Segurança lançam mais bombas de gás lacrimogêneo e disparam tiros de borracha para dispersar manifestantes. O novo confronto ocorreu depois que sindicalistas jogaram pedras e pacotes com panfletos contra os policiais. (Antonio Pita)


Nenhum comentário:

Postar um comentário