quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Em prol de Gonzagão: População de Exu interdita rodovia para cobrar da prefeitura mudança no pórtico da cidade



Durante mais de cinco horas a Rodovia Asa Branca, no trecho próximo ao município de Exu (PE), no Sertão do Araripe, ficou interditada na manhã de ontem (15). Um grande protesto convocado na noite da última segunda-feira (14), pelas redes sociais, convocou a população a lutar pela identidade cultural da cidade, que é conhecida mundialmente como ‘Terra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião’.
Batizado de ‘Movimento Pró Gonzagão (MPG)’, o protesto pede a mudança nos enunciados principais do pórtico que está sendo construído na entrada de Exu.
A frase principal do pórtico, segundo o planejado pela prefeitura, avistada por quem entra na cidade será: “Bem vindo a Exu, Terra do Bom Jesus”; já quem sai da cidade avistará “Volte sempre, Terra do Bom Jesus”.
protesto exu
As mudanças exigidas pelo MPG e apoiadas por diversas entidades – entre elas as ONGs Parque Aza Branca, Flor de Mandacaru, Grupo de Teatro Oxi, Associação Luiz Gonzaga dos Forrozeiros do Brasil – consistem basicamente na substituição das frases principais para: “Bem vindo a Exu, Terra de Luiz Gonzaga” e “Volte sempre, Terra do Rei do Baião”.
Diversos músicos integrantes da Associação Luiz Gonzaga estavam presentes no protesto: Joquinha Gonzaga e Flávio Leandro, com seus respectivos familiares, além de Jaiminho de Exu – entre outros – tocaram e cantaram, empolgando os manifestantes debaixo de um sol escaldante. (Fonte/fotos: Folha de Exu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário