quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

DOUTORA DO SERTÃO PODERÁ TER ASSENTO COMO MINISTRA NO STF

Ipubiense pode trabalhar ao lado do ministro Joaquim Barbosa

Após 50 anos sem um representante do estado de Pernambuco no Supremo Tribunal Federal (STF), o último foi o recifense Frederico de Barros Barreto, o nome da pernambucana do município de Ipubi, Mary Elbe Queiroz, está entre as indicações para a vaga do ex-ministro sergipano Carlos Ayres Britto, que se aposentou em 17 de novembro, como informa o Diário de Pernambuco. Dona de um currículo invejável, a pós-doutora em Direito Tributário pela Universidade de Lisboa, cujo título apenas quatro brasileiras possuem no país, Mary Elbe já coleciona uma lista de entidades que apoiam seu nome como ministra. 
 
Entre os seus mais de 30 apoiadores estão o Conselho Federal de Contabilidade, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), do Amazonas (Fieam) e do Rio Grande do Sul (Fiergs) e Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Pernambuco (OAB-PE). Desde o final de 2011, quando foi anunciado que o ministro Cezar Peluso iria se aposentar, o nome de Mary Elbe passou a ser cogitado para assumir a vaga. “Dra. Mary Elbe é uma tributarista capacitada e tem todos os predicados para assumir o cargo”, opinou o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo. 
Carreira

A advogada tributarista trabalhou por 25 anos na Receita Federal do Brasil, onde foi auditora fiscal e membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais da Receita. Ganhou mais visibilidade quando coordenou a proposta da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Atualmente, ocupa a presidência do Centro de Estudos Avançados de Direito Tributário e Finanças Públicas do Brasil (CEAT) e do Instituto Pernambucano de Estudos Tributários (IPET) e a vice-presidência do Instituto de Procedimento e Processo Tributário do Brasil (IPPT).
A favor dela pesa o fato de ser tributarista – o último especialista na área foi o ex-ministro Eros Grau. No ano passado, a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman, recebeu uma carta de indicação do nome de Mary Elbe escrita pelo presidente da Comissão de Direito Tributário do Conselho Federal da OAB, Luiz Cláudio Allemand. 
Um trecho da carta dizia que a tributarista pertenceu aos quadros de auditores fiscais da Receita Federal e “tem o conhecimento multidisciplinar e a experiência necessária para ocupar o cargo de ministra do Supremo Tribunal Federal”. Acredita-se que até o final de fevereiro a presidente Dilma Rousseff deve anunciar quem será o novo ministro do STF.
Bruno Morais
Postado Araripe Informado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário