terça-feira, 12 de novembro de 2013

Araripina: Moradores de lagoa do barro em protesto impede caminhões pipas locados pelo exercito de pegarem água em seu manancial maior


Segundo informações colhidas por nosso jornal. hoje, 12 de novembro, uma grande manifestação popular se instalou no Distrito de Lagoa do Barro, Município de Araripina. Moradores proibiram os pipeiros contratados pelo governo federal, através do Exército de pegarem água no único manancial que ainda restava com capacidade de atender a zona rural do Município. Fomos informados que o açude da lagoa do barro está secando e moradores daquele distrito estão com medo de ficarem prejudicados. ou seja, sem água em seu distrito. A água de lagoa do Barro é considerada por moradores da zona rural, como sendo de péssima qualidade para o consumo humano, inclusive, alguns moradores do Sitio Samambaia, atribuíram a água, como a causadora de um surto de diarreia naquela comunidade, algumas pessoas afirmam que água distribuída tem coloração esverdeada e com mau cheiro. Essa água distribuída através dos carros pipas é a única fonte que milhares de famílias tinham para suprirem suas necessidades com a falta de água devido os extensos períodos de estiagem.

Em tempo: Segundo alguns motoristas de carros pipas, que entraram em contato com nossa redação, nos informaram que o vereador representante de lagoa do barro, Francisco Edvaldo, estava à frente do movimento. Vamos tentar entrar em contato com o vereador para sabermos se realmente é verídica a informação.

Observação:

"A prefeitura de Araripina auxilia e promove distribuição d'água na Zona Rural e em alguns bairros do nosso município, porém, uma preocupação e determinação do atual prefeito é com a qualidade e tratamento da água distribuída pelos caminhões pipas contratados pela prefeitura, inclusive, a prefeitura comprou 3 mil carradas de água de poços, considerada potável e de boa qualidade, pelos técnicos do Ministério da Saúde e Agricultura do Estado, além de perfurações de poços artesianos por todo o município". Afirmou um dos assessores do prefeito Alexandre Arraes ao nosso Jornal Online.

Edição: Ernildo Arruda - Jornal Online Araripe Informado

VEJAM  a matéria abaixo publicada pelo BLOG MEU ARARIPE, que já tentava alerta sobre os possíveis danos que poderiam serem causados a saúde pública em virtude do consumo desta água:

matéria postada em novembro de 2012

quinta-feira, 8 de novembro de 2012


VENENO NA BARRIGA: Manancial de veneno de Lagoa do Barro é fonte de água para consumo humano em Araripina

Talvez o duro interventor do Estado em Araripina não saiba. É provável que nunca tenha ouvido falar na frase "Barragem de Lagoa do Barro". Não por culpa dele, que está mais habituado a ouvir falar em Tapacurá e Botafogo, dois mananciais que abastecem Recife.

DEPÓSITO DE VENENO ESPALHANDO CÂNCER
A falta de opções de mananciais em Araripina não resultou em conquistas nesta longa estiagem. A operação poço, iniciada no efêmero governo Alexandre Arraes foi suspensa com o início da intervenção. Por este motivo, o povo de Araripina deixou de ser respeitado e passou a ser exposto ao que vem sendo servido em todo tipo de tanque. Por último, passou a ser servido com a água de um açude que há mais de duas décadas acumula resíduos de todo tipo de produto químico utilizado na plantação de hortaliças em propriedades às margens da barragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário