A madrugada do dia 25 de março deste ano ficou marcada na memoria dos Araripinenses, infelizmente por conta de uma tragédia, depois de uma grande enxurrada que aconteceu no Município. Alguns Bairros foram "devastados", pois os moradores perderam tudo que possuíam de bens materiais e de sobrevivência diária. Pelo menos 600 pessoas foram
desalojados e 70 ficaram desabrigadas. Parte delas estão em
residências de parentes.
Outra coisa importante que marcou nossa sociedade como um todo, foi a união e engajamento de todos unidos e solidários com seus irmãos atingidos pela grande chuva, que segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), na madrugada da
terça (24) para quarta-feira (25), o índice de chuva foi de 88 mm em
Araripina. Ainda segundo a instituição, no município, o esperado para o
mês de março são 196.10 mm, mas foi registrado índice de 266,1 mm em um
ponto de capacitação e 205,2 mm em outro. A luta e união homem contra a fúria da natureza.
O prefeito Alexandre Arraes, assim que tomou conhecimento da situação terrível que estava vivendo muitos dos seus munícipes, entrou em contato urgentemente com o governador do estado Paulo Câmara, e juntos, disponibilizaram suas equipes de apoio e traçaram metas com a defesa civil para combater e tentar reverter todo o problema.
Os clubes de serviços, as escolas, pessoas ligadas as igrejas locais, à exemplo da pastoral da juventude, através de seu grupo de jovens que se revezaram vários dias nos locais atingidos pela torrencial chuva.
No Município de Araripina foi detectado 05 (cinco) Bairros, além de alguns Distritos, com pontos críticos:
Cavalete I
Vila Bringel
Bairro Universitário(Cohab I)
Distritos
e Bairro José Martins, que foi o mais castigado.
A prefeitura cadastrou um coordenador e vários auxiliares para essas localidades, além do pessoal da defesa civil e voluntários. Nossa reportagem esteve ajudando diversos pontos do Município, no Bairro José Martins por exemplo, além dos voluntários, como o grupo de jovens coordenados por Vitória Lopes, atuaram pessoas ligadas ao Bairro e as igrejas. Dona Antonieta Lurdes, representante daquela comunidade, Maderleide Oliveira, coordenadora e secretária da mulher, Gustavo Fontes da secretaria de juventude, Roberta de Elias e muitos outros.
O prefeito e sua esposa Roberta chegaram de viagem da capital pernambucana e foram direto arregaçar as mangas e enfrentar o problema de perto. Médicos, enfermeiros, ambulância e assistência de todas as secretarias do município estiveram envolvidas na operação denominada pelo nosso jornal online de ARARIPINA SOLIDÁRIA.
Clubes de serviços, Policia Militar e Corpo de bombeiros, também tiveram papel importante na ação de enfrentamento a enchente.
Mais de 600 colchões, cobertores e travesseiros, foram distribuídos, além de água, alimentos, remédios e várias toneladas de roupas doadas pela união Município, Governo do Estado, e população, as famílias carentes.
Não poderia encerrar sem dar destaque aos verdadeiros heróis dessa grande enchente, os heróis anônimos do Bairro José Martins. "Eles se amarravam em cordas e juntos saíram resgatando as pessoas que eram levadas pela correnteza, subiam em cima do telhado das casas submersas e retiravam crianças e idosos pelo telhado, se não fosse, essas pessoas a tragédia teria sido de maior proporção" Disse Dona Antonieta. coordenadora da comunidade.
PARABÉNS PARA VOCÊS HERÓIS ANÔNIMOS, LUTARAM E SALVARAM VIDAS. ESSA É A VERDADEIRA SOLIDARIEDADE!!!
Jornal Online Araripe Informado.
Ernildo Arruda
Nenhum comentário:
Postar um comentário