terça-feira, 2 de junho de 2015

Moradores de município no PI ainda não têm acesso a energia elétrica

Programa Luz Para Todos não foi implantado em alguns povoados.
Fios e interruptores foram instalados, mas a espera já dura 10 anos.


Foto: Google

Engana-se quem pensa que os sertanejos do interior do Piauí pedem por chuva, em pleno século 21, o pedido aos céus é por energia elétrica. 
Eles não perdem a fé, mas a espera é longa. Em alguns povoados já dura mais de 10 anos, desde quando o programa Luz Para Todos, do Governo Federal, começou no Piauí.
Lucimar da Conceição ainda passa roupa com o mesmo ferro à brasa usado pela sogra. Há seis anos, ela recebeu a notícia de que ele seria aposentado com a chegada da energia elétrica. “Ah, eu fiquei toda emocionada. Agora vai chegar! E cadê? Aí depois disseram que não iam colocar mais, então eu falei: ‘ah, não vou esperar mais não’”, conta a dona de casa.
Mas era para acreditar mesmo porque os fios, os interruptores e até as lâmpadas foram instalados pelo programa Luz Para Todos na casa da família.
O agricultor Mamede José da Costa bebeu a vida toda água do pote e há quase uma década olha para uma geladeira sonhando em tomar uma água geladinha.
Essas pessoas vivem na zona rural de Paulistana, no semiárido piauiense, e são vizinhas de outra comunidade, onde a realidade é a mesma. A esperança de que a energia chegaria veio com a instalação de alguns postes, mas não passou disso.
Quando a noite cai é que aumenta a frustração. Em São Francisco de Assis do Piauí existem pelo menos 400 famílias vivendo à luz de uma lamparina, conforme levantamento feito pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.
É gente como a dona Cipriana, que tem 77 anos e nunca morou em uma casa com energia elétrica. Ela não sabe o que é ter um ferro de passar elétrico, geladeira, televisão e nunca ouviu falar em Tarcísio Meira, Francisco Cuoco, Tony Ramos, assim como nunca viu uma novela.
As notícias chegam em um rádio a pilha e o jantar é a luz de vela ou lamparina.
As pessoas que rezam pedindo luz elétrica não conseguem entender porque ainda vivem na escuridão.
A Eletrobras Distribuição Piauí informa que as obras foram paralisadas porque algumas das empresas que ganharam a licitação para instalar a energia pelo programa Luz Para Todos não tinham capacidade técnica para realizar o trabalho e haverá nova licitação.


O Ministério das Minas e Energia disse que todas as famílias que registraram o pedido de ligação na concessionária terão acesso à energia elétrica e que há previsão de atender 3,7 mil famílias até dezembro deste ano no estado do Piauí.

Fonte: Hora1
Publicado por: Simone Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário