quarta-feira, 3 de junho de 2015

Autoridades americanas investigam Joseph Blatter

                                                                           Foto: Google


O presidente da Fifa, Joseph Blatter,  está sendo investigado por autoridades americanas. 
A notícia chegou horas depois de Blatter anunciar que vai deixar a presidência da maior entidade que dirige o futebol.


Uma mudança radical de discurso em quatro dias. Na última sexta-feira, dia 29 de maio, Joseph Blatter era reeleito presidente da Fifa. Na ocasião, no auditório em Zurique, o suíço assumiu toda a responsabilidade por "trazer a Fifa de volta" e se declarou um homem persistente.

Na terça-feira (2), a persistência terminou e Blatter surpreendeu. Ele pôs o cargo à disposição e convocou novas eleições para a presidência da Fifa. Na prática, é uma renúncia, ainda que Blatter tenha dito que continuará exercendo suas funções até a escolha do sucessor.
A forte oposição a Blatter, liderada pela federação europeia, a UEFA, começou  com a prisão de sete dirigentes da entidade em Zurique acusados de corrupção. Entre eles está o ex-presidente da CBF José Maria Marin.
Blatter é um dos dirigentes investigados pela Justiça dos Estados Unidos, mas não há provas contra ele.
Um congresso extraordinário será o responsável por organizar uma nova votação, que deve ocorrer entre dezembro deste ano e março de 2016.
Dois candidatos já manifestaram desejo de concorrer ao posto. O príncipe da Jordânia, Ali Bin Al Hussein, o único adversário de Blatter na eleição da semana passada, e o ex-jogador francês, David Ginolá, que tentou se candidatar no último pleito, mas não teve o apoio mínimo exigido.
A renúncia de Blatter foi feita horas depois de o New York Times  ligar o secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke, ao esquema de corrupção. 
Fonte: Hora 1
Publicado por: Simone Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário