quarta-feira, 3 de junho de 2015

COURINHAS, acusado de matar policial militar vai a Júri

PRIMO de Correia Lima está em liberdade; teria matado com tiro de escopeta na cabeça


A Justiça do Piauí, por meio do 1º Tribunal Popular do Júri de Teresina, vai julgar no próximo dia 29 de junho, às 8h30, José Enilson Couras, o Courinhas. Braço armado e primo do ex-coronel da Polícia Militar do Piauí, José Viriato Correia Lima, Courinhas está em liberdade, mesmo sendo acusado, ainda que não oficialmente, de mais de 100 crimes em todo o Nordeste.
DETALHES DO CRIME
O crime em que Courinhas será julgado no final de junho é o homicídio do soldado da Polícia Militar do Piauí José Honório Barros Rodrigues, que aconteceu no dia 20 de junho de 1988. O ex-coronel Correia Lima é apontado como sendo o mandante, enquanto Courinhas teria sido o executor.

A vítima é natural de Iguatu, estado do Ceará, sendo conterrâneo de ambos os réus. Ele teria ingressado nas fileiras da Polícia Militar por ordem do então Capitão Correia Lima. Honório teria sido um "ativo" importante da organização criminosa comandada por Correia Lima e que aterrorizou o Piauí tempos atrás.
Conforme denúncia (Processo no TJ-PI 0005527-98.2015.8.18.0140), o soldado Honório teria sido assassinado por Courinhas enquanto dormia numa chácara de Correia Lima, com um tiro de escopeta calibre 12 na cabeça.
BASTIDORES DO HOMICÍDIO
A motivação do crime seria queima de arquivo. Relata-se que Courinhas e Honório teriam tentado matar no Ceará ainda em 1987 o auditor fiscal, Antônio Leocádio Vasconcelos Filho. A tentativa do crime teria sido nas imediações do edifício-sede da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Especula-se ainda que Leocádio teria realizado uma fiscalização em uma das empresas de um primo de Courinhas, conhecido por Lavor. Leocádio teria encontrado diversas irregularidades ligadas a sonegação fiscal, superfaturamentos objetivando fraudes em licitações e a entrada de cargas de origem duvidosas. Após isso, temendo por sua vida, Leocádio Vasconcelos teve que ir embora do Ceará e chegou a ser Secretário da Fazenda do Estado Roraima.

TRABALHO ÁRDUO
A defesa de José Enilson Couras é comandada pelo advogado cearense Luis Augusto Correia Lima de Oliveira, que juntamento com sua equipe, tentará impedir a condenação de Courinhas.


Fonte: 180 graus
Publicado por: Simone Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário