quinta-feira, 20 de agosto de 2015

CHACINA DO ALEGRETE: Prisão de 5 suspeitos é decretada pela Justiça SERÃO INVESTIGADOS PELA MORTE de seis pessoas; vítimas e acusados são parentes

 

Na noite desta quarta-feira (19/08) a justiça atendeu o pedido da polícia e decretou a prisão preventiva dos cinco suspeitos presos por participação na chacina em Alegrete do Piauí. O crime aconteceu na zona Rural onde seis pessoas foram assassinadas com disparos de arma de fogo dentro de uma residência. Duas das vítimas na chacina estavam sendo investigadas por suspeitas de participação em dois homicídios ocorridos da região, um deles no ano de 2012 e outro já neste ano.
“Os suspeitos possuem parentescos com as vítimas. Foram detidos, pois há fortes indícios da participação. Eles não confessaram ainda, mas pelo histórico deles, e pelos depoimentos de testemunhas, já foi solicitada a prisão preventiva [acatada na noite de ontem]. Isso serve para que nós apuremos melhor nos próximos 30 dias e evitemos que eles fujam. Se não conseguirmos provar a participação deles, vão ser colocados em liberdade”, afirmou o secretário de Segurança Fábio Abreu, ainda ontem, em entrevista ao 180 direto de Picos.
O secretário afirmou que o delegado Paulo Nogueira vai assumir o caso e que os conflitos entre os suspeitos e as vítimas são antigos. “Todos que moram naquela região possuem algum tipo de parentesco, e há muitos conflitos. Há desentendimentos familiares, misturando com passionalidade”, explicou.
Fábio Abreu confirmou ainda à reportagem do 180 que as vítimas haviam recebidos ameaças. “Inclusive solicitamos o mandado de busca e apreensão e foram encontradas armas na casa das vítimas. Na ocasião o irmão da Maria do Socorro assumiu a posse, foi detido, mas pagou fiança. A rixa continuou até que houve consumação dos assassinatos”, disse.

Estão presos Luis Ramos de Carvalho, Francisco José de Carvalho, Pedro de Carvalho, José de Carvalho, e José Joaquim de Carvalho. Dos cinco suspeitos, dois deles foram levados à residência na zona Rural de Alegrete e estão sendo mantidos presos na cidade de Fronteiras. Na tarde de ontem eles foram ouvidos e os delegados que estão acompanhando o caso fizeram diligências na região para interrogar os vizinhos sobre o que eles viram ou ouviram na noite de terça-feira.
Na noite de ontem os corpos das vítimas começaram a ser liberados para o velório, que irá acontecer em uma residência no povoado Boa Vista, bem próximo ao local da chacina. Os corpos estão sendo preparados para o velório pela funerária Pasfran.
PERFIL DAS SEIS VÍTIMAS
O 180 chegou bem cedo nesta quarta-feira (19/08) ao local da chacina que deixou seis pessoas mortas na cidade de Alegrete do Piauí, na noite de ontem. Os corpos das vítimas só foram removidos somente pela manhã, 14 horas depois do crime por enfermeiras do hospital Justino Luz, de Picos. Duas ambulâncias, uma da cidade de Alegrete e outra de São Julião, foram usadas na remoção.
Entre as vítimas está Maria do Socorro Carvalho, de 23 anos, conhecida como ‘Galega’, suspeita de envolvimento em dois homicídios na região e que estava sendo monitorada pela polícia. Morreram ainda Cícero Domingos de Carvalho e Francisca Luiza de Carvalho, avós de Maria do Socorro, a mãe Silvia Francisca de Carvalho, o irmão Sildo de Carvalho e ainda o primo, Bartolomeu Gomes.
DSCN8603.JPG
Cícero Domingos de Carvalho - Conhecido como Ciço, ele era aposentado e vivia dentro de casa pois há muito tempo sofria com problemas no coração.
Francisca Luiza de Carvalho - Esposa de Ciço, era dona de casa.
Silvia Francisca de Carvalho - Conhecida pelos vizinhos como Silvinha, tinha um pequeno comércio próximo à casa onde ocorreu o crime e vivia junto com um morador da comunidade.
Maria do Socorro Carvalho - ‘Galêga’, apelido da jovem, tinha 23 anos e estudava. Vivia viajando por causa dos estudos e costumava passar maior parte do tempo na cidade de Picos.
Sildo de Carvalho - Filho adotivo do casal de idosos, trabalhava na roça, tinha uma pequena criação de gado e era dono de uma das motos encontradas no local.
Bartolomeu Gomes - Estava visitando a família na hora do crime. Era dono da moto que estava do lado de fora da residência.
*As informações foram prestadas pelo primo de Cícero, Francisco Geraldo Ramos.
DSCN8624.JPG
Em um morro próximo à residência onde o crime ocorreu foram encontradas pelo menos seis cápsulas de 38, além das chaves das duas motos pertencentes à família. Da residência, a polícia apreendeu um notebook e uma bolsa, que pertencia a Galega.
O sargento Oliveira, um dos primeiros a chegar no local, reforçou a tese de que mais de uma pessoa tenha praticado o crime. “O que dá para entender é que foram mais de um, mas não podemos afirmar quantos são os acusados de fato. Com certeza as armas foram recarregadas, foram encontradas várias cápsulas e sabemos que nos cartuchos só cabem seis. Várias armas foram utilizadas”, disse, em entrevista ao 180.
DSCN8614.JPG
SEGUNDA CHACINA EM MENOS DE 1 ANO
O caso chocou pela crueldade e por ter sido a segunda chacina registrada no Piauí em menos de um ano. Em outubro de 2014, cinco pessoas foram mortas por um atirador na cidade de São Miguel do Tapuio num suposto ato de retaliação contra moradores da comunidade Palmeira. Clewilson Vieira da Silva, de 36 anos, está preso pelo crime e recentemente foi submetido a exames de sanidade mental, que deram negativo.
CARACTERÍSTICAS DE PISTOLAGEM
No crime ocorrido na noite de ontem, ainda não se sabe ao certo como os criminosos agiram. Até o momento, as informações são de que os atiradores teriam chegado à localidade de carro, estacionaram próximo a residência e seguiram a pé. Invadiram a casa, colocaram todos na sala - não se sabe se foi por coação ou por serem os acusados conhecidos das vítimas - e atiraram. Os atiradores sairam deixando as portas da residência abertas. Quando um familiar das vítimas chegou ao local encontrou todos, já sem vida.
DSCN8627.JPG
A secretaria de Segurança do Piauí, em nota, informou que a polícia encontrou recentemente armas na casa onde ocorreu a execução. Maria do Socorro, uma das vítimas na chacina, estava em posse das armas, e mesmo tendo sido presa, acabou sendo liberada. “O crime pode ter sido por vingança, mas não vamos esgotar qualquer outra linha de investigação, uma vez que nesta região, em um passado recente, era comum a prática de pistolagem”, informou o secretário Fábio Abreu.
DSCN8595.JPG
DSCN8617.JPG
DSCN8633.JPG
DSCN8651.JPG
DSCN8664.JPG
DSCN8677.JPG
DSCN8683.JPG
DSCN8687.JPG
DSCN8692.JPG
REPÓRTER: Jhone Sousa - Direto de Alegrete

Nenhum comentário:

Postar um comentário