quinta-feira, 17 de setembro de 2015

JUSTIÇA DECIDE SOBRE POLÊMICA DE TRANSMISSÕES DE JOGOS DO BODE DO ARARIPE

Justiça concede liminar em favor da rádio Grande Serra para transmissão dos jogos do Araripina FC

(FOTO/ Rafael Diniz)
Pelo SGSC

O juiz de Direito em exercício da Primeira Vara da comarca de Araripina, Demetrius Liberato, concedeu medida liminar no dia 16 de setembro em que autoriza as rádios Grande Serra FM e Cidade Gospel FM a transmitirem os jogos do Campeonato Pernambucano da série A2 de 2015. A decisão foi tomada após um documento emitido por um diretor do Araripina Futebol Clube que proibia a transmissão dos jogos do clube pelas emissoras.

Na decisão o juiz destaca que “a atribuição de fiscalização dos meios de comunicação social deve ser realizado pelos órgãos legalmente investidos para este fim, máxime, pela ANATEL e o Ministério das Comunicações”, diz a liminar.


“Em verdade, a suspensão das transmissões dos jogos do Araripina Futebol Clube por conta de um de seus diretores, ao argumento de descumprimento da Lei 9.612/98, constituiu indevida restrição ao direito de informação e deve ser sanada de pronto por parte do Poder Judiciário”, afirma a sentença.
O juiz concedeu liminar autorizando a emissora a transmitir os jogos do Araripina Futebol Clube e recomendou que não haja “qualquer embaraço ao serviço de transmissão e retransmissão de radiofusão dos jogos do Araripina Futebol Clube por parte dos demandantes”.


Ainda na sentença o juiz de Direito da Comarca de Araripina fixa multa de R$ 5 mil reais por cada jogo não transmitido por desobediência do cumprimento da liminar. Com a decisão as emissoras do Sistema de Comunicação Grande Serra estão judicialmente autorizadas a transmitirem os jogos do Campeonato Pernambucano da série A2 2015. O processo pode ser consultado no site do Tribunal de Justiça de Pernambuco sob o nº 0001806-52.2015.8.17.0210.

MORMO E ANEMIA INFECSIOSA EQUINA DEIXA A DEFESA SANITÁRIA ANIMAL EM ESTADO TOTAL DE ALERTA EM ARARIPINA-PE



Em Araripina-PE, sertão de Pernambuco, cidade que fica a aproximadamente 700 quilômetros da capital, está vivendo momentos de medo e tensão por parte dos criadores de Equinos. Um caso de Mormo foi confirmado pela defesa sanitária animal em uma égua no Município e um caso de anemia infectocontagiosa em um cavalo na localidade da serra do cavaco, naquele Município.
 ÉGUA COM MORMO: os técnicos da secretaria estadual de agricultura e ministério da agricultura federal, isolaram e irão sacrificar hoje, e ainda, mapear e identificar o foco onde ela contraiu a doença.
Já o cavalo com anemia infectocontagiosa, segundo informações colhidas por esse jornal online, veio da Município de Pio IX-PI para Salitre-CE e do Ceará entraram desviando as barreiras de vigilância animal para o estado de Pernambuco, mais precisamente Serra do Cavaco, Araripina-PE, e ficaram participando de competições como vaquejadas e outros com esse animal, livremente pelos três Estados, sujeitando a fácil transmissão e proliferação da doença.

 

Dr. Pedro Paulo do Ministério da Agricultura Federal, esteve em Araripina com toda sua equipe, onde fizeram o teste com Maleína e confirmaram positivamente o mormo no animal examinado. Estiveram também, Fernndo Goes de Miranda da Adagro do Recife, João Carlos Alves Adagro de Ouricuri com suas respectivas equipes em conjunto com representantes da Adagro de Araripina-PE.

 

Dr. Paulo, em conversa com o Araripe Informado, chamou a atenção para o preocupante caso de mormo e demosntrou receio caso esse vírus se espalhe. Salientou que no ano de 2014, foram sacrificados 136 cavalos de raça, quase todos PO, em apenas uma fazenda no Agreste do Estado e que mais de 400 animais foram sacrificados no ano passado em Pernambuco, por decorrência a esse tipo de doença, porém, conseguiram isolar e controlar a bactéria.

O que é mormo?

Mormo

Mormo O Mormo ou lamparão, é uma doença infecto-contagiosa dos equídeos, causada pelo Burkholderia mallei, que pode ser transmitida ao homem e também a outros animais. Manifesta-se por um corrimento viscoso nas narinas e a presença de nódulos subcutâneos, nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, pneumonia, etc. Os animais contraem o mormo pelo contato com material infectante do doente: pús; secreção nasal; urina ou fezes.
SINTOMAS: Os sintomas mais comuns são a presença de nódulos nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, catarro e pneumonia. A forma aguda é caracterizada por febre de 42ºC, fraqueza e prostração; pústulas na mucosa nasal que se transformam em úlceras profundas com uma secreção, inicialmente amarelada e depois sanguinolenta; intumescimento ganglionar e dispnéia.
CONTAMINAÇÃO: Acontece pelo contato com material infectante (pus, secreção nasal, urina ou fezes). O agente penetra por via digestiva, respiratória, genital ou cutânea (por lesão). O germe cai na circulação sanguínea e depois alcança os órgãos, principalmente pulmões e fígado.
TRATAMENTO: O mormo apresenta forma crônica ou aguda, esta mais freqüente nos asininos. Os animais suspeitos devem ser isolados e submetidos à prova complementar de maleina, sendo realizada e interpretada por um veterinário do serviço oficial. A mortalidade dessa doença é muito alta.

Atenção: Devem ser realizadas as seguintes medidas:
  • Notificação imediata à Defesa Sanitária
  • Isolamento da área da infecção e isolamento dos animais suspeitos
  • Sacrifício dos que reagiram positivamente à mesma prova de maleína
  • Cremação dos cadáveres no próprio local e desinfecção de todo o material que esteve em contato com eles
  • Desinfecção rigorosa dos alojamentos
  • Suspensão das medidas profiláticas somente 120 dias após o último caso constatado. 
  • Bloqueio e suspensão do trânsito animal da propriedade  

O QUE É O AIE

A anemia infecciosa eqüina (AIE) é uma doença infecto-contagiosa, causada por vírus do gênero Lentivirus, da família Retrovírus. O vírus, uma vez instalado no organismo do animal, nele permanece por toda a vida mesmo quando não manifestar sintomas. É considerada como a “Aids Eqüina’’, mas acometem também os asininos (jumentos e jumentas) e muares (burros e mulas), conhecida também como febre dos pântanos, porque nas áreas pantanosas a população de insetos hematófagos, vetores naturais da natureza, é muito grande e os animais ficam mais expostos à contaminação. É uma doença essencialmente crônica, embora possa se apresentar em fases hiperaguda, aguda e subaguda. Não é uma Zoonose e não atinge os humanos.
FORMA DE TRANSMISSÃO
A transmissão ocorre por meio da picada de mutucas e das moscas dos estábulos, materiais contaminados com sangue infectado como agulhas e seringas, instrumentos cirúrgicos, groza dentária, sonda esofágica, aparadores de cascos, arreios, esporas e outros materiais, além disso, a placenta, o colostro e o acasalamento.
SINTOMATOLOGIA CLÍNICA
Os cavalos infectados podem apresentar febre de 40 a 41,1°C, anemia, edema no abdômen, redução ou perda de apetite, depressão e hemorragia nasal.
FORMA DE DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é feito pelo exame laboratorial, a prova da imunodifusão em gel de Agar (IDGA).
TRATAMENTO
Não existe tratamento para a AIE, é uma doença de notificação obrigatória pelo Ministério da Agricultura que precisa ser imediatamente comunicada ao Órgão de Defesa Agropecuária (IDIARN).
PREVENÇÃO DA AIE
Na inexistência de tratamento e vacinas eficazes contra AIE, recomenda-se como medidas de profilaxia e controle, fazer os exames e caso seja positivo, à interdição de propriedades com focos comprovados da doença para saneamento e sacrifício imediato dos animais positivos aos testes oficiais por profissional do serviço de Defesa Sanitária Oficial (IDIARN). O controle de transito interestadual através do Guia de Transito Animal (GTA) e participação de eqüídeos em eventos hípicos deve ser feito acompanhamento de exame negativo para mormo,obedecendo ao prazo de validade e que estes não apresentem sintomas clínicos da doença (MAPA, 2003). 

Ernildo Arruda - Jornal Online Araripe Informado

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

AMANTES DA VAQUEIJADA DE ARARIPINA SE ASSOCIAM E SE FORTALECEM PARA O DEBATE POLÍTICO E SOCIAL

Hoje, 16 de setembro de 2015, aconteceu no plenário da Câmara de vereadores de Araripina, uma grande reunião. Pelo menos 50 pessoas, entre amantes e praticantes da vaqueijada, se reuniram e reestruturaram a ACPEA- ASSOCIAÇÃO DOS CRIADORES E PRATICANTES DO ESPORTE EQUESTRE NO ARARIPE.
 
Os associados motivaram-se pelo desejo de união e se prepararem para o bom debate político e social, depois que viram seus direitos e anseios da grande e tradicional vaquejada de Araripina, que sempre acontecia no mês de setembro, ir por água abaixo. Segundo informações colhidas, um vereador ainda foi para o rádio e usou os microfones de forma leviana que não condizem com a vontade e interesse da classe vaqueira.
Entre outras lutas que será travadas futuramente pelos vaqueiros, está a de requerem de forma legal a administração e manuseio do Parque Três Vaqueiros, saindo da esfera política administrativa.
A Associação dos vaqueiros é forte e atuante e já contam com o apoio de três vereadores na câmara municipal, são eles: Luciano Capitão, Doval da Saúde e Luiz Henrique.
Os vaqueiros marcaram ainda, uma grande cavalgada para o dia 08 de dezembro deste ano, em demonstração de fé e união e apoio a nossa padroeira, que inclusive seguirão a procissão a cavalo, restando apenas autorização do representante da paroquia.


Jornal Online Araripe Informado
 

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

EX-JOGADOR DA SELEÇÃO BRASILEIRA ENVOLVIDO EM MÁFIA DE FRAUDES DE PRÊMIOS DA LOTERIA: PF faz operação contra fraudes em pagamentos de prêmios da loteria No total, 54 mandados são cumpridos em GO, BA, SP, SE, PR e no DF. Entre os suspeitos estão um ex-jogador da Seleção Brasileira e um doleiro.


A Polícia Federal realiza na manhã desta quinta-feira (10) uma operação contra uma quadrilha especializada em fraudar os pagamentos de prêmios de loterias da Caixa Econômica Federal. No total, 54 mandados judiciais são cumpridos em Goiás, Bahia, São Paulo, Sergipe, Paraná e no Distrito Federal. Entre os suspeitos de envolvimento estão um ex-jogador da Seleção Brasileira e um doleiro.

De acordo com a corporação, o esquema desviou milhões de valores de bilhetes premiados, não sacados pelos ganhadores, que deveriam ser destinados ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No ano passado, os premiados na loteria deixaram de resgatar R$ 270,5 milhões.
Dos mandados, cinco são de prisão preventiva, oito de prisão temporária, 22 conduções coercitivas e 19 de busca e apreensão. Cerca de 250 policiais federais participam da Operação Desventura.
Segundo a PF, a investigação apontou que o esquema criminoso contava com a ajuda de correntistas da Caixa Econômica Federal, que eram escolhidos pela quadrilha por movimentar grandes volumes financeiros e que também seriam as responsáveis por recrutar gerentes do banco para a fraude.
Ainda segundo a corporação, quando os criminosos estavam de posse de informações privilegiadas, entravam em contato com os gerentes para que eles viabilizassem o recebimento do prêmio por meio de suas senhas, validando, de forma irregular, os bilhetes falsos.

Durante a investigação, um integrante da quadrilha foi preso ao tentar aliciar um gerente para o saque do prêmio de um bilhete no valor de R$ 3 milhões. Meses depois ele foi liberado e, segundo a PF, morreu em circunstâncias que ainda estão sendo apuradas.
Os policiais federais também identificaram fraudes na utilização de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), ConstruCard, que é o financimento da Caixa para a compra de materiais de construção, e liberação irregular de gravames  de veículos.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de integrar organização criminosa, estelionato qualificado, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, falsificação de documento público e evasão de divisas.
Operação Desventura é realizada em Goiás, no DF e mais 4 estados (Foto: Thaís Luquesi/TV Anhanguera)Operação Desventura é realizada em Goiás, no DF e mais 4 estados (Foto: Thaís Luquesi/TV Anhanguera)

CHIMBINHA AMEAÇA JOELMA DE MORTE: Joelma registra B.O. e afirma que se sente ameaçada por Chimbinha;veja No documento, a cantora diz que Chimbinha tem histórico de violência

Em depoimento à delegada Rosalina Arraes a cantora Joelma, da banda Calypso, relatou se sentir ameaçada pelo marido e guitarrista Chimbinha. O Boletim de Ocorrência (B.O.) foi obtido pela TV Liberal na noite desta quarta-feira (9). A delegada Rosalina, titular da delegacia do bairro do Jaderlândia, em Ananindeua, não quis comentar os detalhes sobre a ocorrência. A assessoria da banda Calypso declarou que Joelma foi à delegacia por um assunto pessoal que está em fase de apuração e neste momento não pode falar por conta da investigação. A assessoria do Chimbinha disse que em nenhum momento o guitarrista ameaçou a cantora ou qualquer pessoa ligada a ela.
No documento, Joelma afirma não querer mais viver com Chimbinha porque ele a traiu publicamente e, por isso, ela entrou com pedido de divórcio. Em depoimento, ela contou que ele a persegue ligando para as suas empregadas domésticas e pessoas próximas. A cantora diz que teme pela sua integridade física, pois segundo ela, Chimbinha tem histórico de violência e, inclusive, já agrediu um dançarino da banda Calypso.
Por esse comportamento, Joelma disse que se sentiu obrigada a sair de casa no dia 1º de setembro e procurou a delegacia porque soube que o guitarrista tinha dito nesta terça-feira (8) que "Isso ainda ia acabar em morte".
Fim do casamento
O fim do casamento de Joelma e Chimbinha foi confirmado em 19 de agosto. Segundo um comunicado divulgado pela assessoria de imprensa da banda Calypso, "a união de 18 anos deu fruto a dois filhos maravilhosos, projetos e parcerias tanto na vida pessoal quanto profissional, como a Banda Calypso".

xxz.jpg
"Queremos ressaltar que o respeito, gratidão, amizade, admiração e parceria permanecem recíprocos. Informamos também que os compromissos profissionais da Banda Calypso seguem normalmente com agenda por todo o Brasil", afirma o comunicado.
Fonte: Com informações do G1

Câmara conclui votação e mantém doação de empresas a partidos. Mudanças também no prazo de filiação partidária


Casa modificou texto do Senado e também excluiu restrição a pesquisas.
Parlamentares rejeitaram a maior parte das mudanças de senadores.


A Câmara concluiu nesta quarta-feira (9) a votação de um projeto de reforma política e restabeleceu a doação de empresas para partidos. Os deputados também excluíram restrições à contratação de pesquisas de intenção de voto por veículos de comunicação. As alterações haviam sido feitas no Senado, após a Câmara ter feito a primeira votação. O texto segue agora para sanção presidencial.
O projeto da reforma política foi aprovado em 14 de julho pelos deputados e prevê, entre outros pontos, teto para doações empresariais e limite de gastos em campanhas. O texto seguiu para o Senado e foi aprovado nesta terça (8), mas, como sofreu várias alterações, retornou para a Câmara.
Rodrigo Maia elaborou um novo texto, resgatando grande parte da redação aprovada pela Câmara e mantendo somente pequenas modificações feitas pelos senadores. Pelo texto do relator, será permitido o financiamento empresarial a partidos políticos, limitado a R$ 20 milhões por empresa – o Senado havia proibido qualquer doação de empresa. Também foram derrubadas restrições impostas pelos senadores a pesquisas eleitorais.

Pelo texto aprovado no Senado, os veículos de comunicação ficariam impedidos de contratar institutos de pesquisas que nos 12 meses anteriores à eleição tivessem prestado serviços a partidos políticos, candidatos e a órgãos ou entidades da administração pública direta e indireta dos poderes Executivo e Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. Os deputados retiraram esta regra.

Veja abaixo e na tabela os principais trechos aprovados pelos deputados.
VEJA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS APROVADAS
Tempo de campanha
Reduz de 90 para 45 dias
Tempo de propaganda no rádio e na TV
Reduz de 45 para 35 dias
Punição por rejeição de contas de campanha ou não prestação de contas
Partido não é punido, somente candidato em questão pode ter o registro suspenso
Doação de campanha
Vedadas empresas  que executam obras públicas
Teto de doação
Até R$ 20 milhões; não pode ultrapassar 2% do faturamento bruto, com limite de 0,5% para um mesmo partido
Teto de gasto de campanha de presidente, governador e prefeito
Até 70% do valor gasto na última eleição, se tive havido só um turno; até 50% do gasto da eleição anterior se tiver havido dois turno
Teto de gasto de campanha de prefeito em município com até 10 mil habitantes
Até R$ 100 mil
Teto de gasto para senador, vereador e deputado estadual e distrital
Até 70% do valor gasto na última eleição
Teto de gasto para deputado federal
Até 70% do valor gasto na última campanha
Transparência nos gastos
Publicação em até 72 horas sobre o recebimento de doações
Participação de debate eleitoral na TV
Só participa candidato de partido com mais de nove representantes na Câmara
Tempo de filiação partidária para candidatura
Exigida filiação por ao menos seis meses antes das eleições
Veículo com jingles
Fica proibido o uso de qualquer tipo de veículo, inclusive carroça e bicicleta, no dia das eleições
Teto de doações
O texto fixa teto de R$ 20 milhões como gasto máximo para o financiamento de campanha eleitoral por pessoas jurídicas. Atualmente, doações de empresas a campanhas obedecem à regra do limite de 2% do faturamento bruto, o que foi mantido.

No entanto, a norma atual não estabelece teto com valor monetário fixo.
Outra imposição nova é a regra que impede uma companhia de doar mais que 0,5% do faturamento bruto a um único partido. Ou seja, o limite de 2% continua, mas desde que diluído entre ao menos quatro siglas.

A pessoa jurídica que não obedecer às novas regra poderá ser impedida de participar de licitações e de firmar contratos públicos por cinco anos, além de pagar multa de cinco a dez vezes o valor da doação.
O texto mantém o limite de contribuições de pessoas físicas em 10% dos rendimentos brutos obtidos no ano anterior à eleição, mas prevê que a soma de doações para um mesmo partido ou candidato não pode ultrapassar um quarto desse valor.

Empresas com contratos
O projeto impede de financiar campanhas companhias que executam obras públicas. A pessoa jurídica que descumprir a regra poderá pagar multa no valor de cinco a dez vezes a quantia doada, além de ficar proibida de participar de licitações e celebrar contratos com o poder público pelo período de cinco anos.

Tempo de propaganda
O projeto reduz a duração da campanha eleitoral de 90 para 45 dias. Também diminui o tempo da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão dos atuais 45 dias para 35 dias. O objetivo é modernizar e reduzir o custo da propaganda eleitoral gratuita.

Nas eleições gerais – para presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais – o tempo de duração da propaganda eleitoral gratuita também vai mudar. Hoje são dois blocos de 50 minutos por dia, mais 30 minutos distribuídos ao longo da programação. Pelo projeto, serão dois blocos de 25 minutos e outros 70 minutos ao longo da programação. As inserções serão de 30 segundos a um minuto, entre 5h e 0h – atualmente, vai de 8h a 0h.

Nas eleições municipais (prefeito, vereador), no primeiro turno, serão dois blocos de 10 minutos cada, para candidatos a prefeito. Além disso, haverá 80 minutos de inserções por dia, sendo 60% para prefeitos e 40% para vereadores, com duração de 30 segundos a um minuto. No segundo turno, serão 60 minutos diários para a propaganda eleitoral, usados em inserções de até 60 segundos
Teto de gastos
O projeto fixa ainda teto de gastos nas eleições baseado em percentuais de despesas declaradas nas disputas eleitorais imediatamente anteriores à entrada em vigor dessa lei.
De acordo com a proposta, para o primeiro turno das eleições de presidente da República, governadores e prefeitos, o limite de gasto nas campanhas de cada candidato será de até 70% do maior gasto declarado para o cargo, quando a disputa foi definida em primeiro turno. Nos casos em que a eleição foi para o segundo turno, o limite será de 50% do maior gasto declarado. (veja na tabela acima os demais limites de gastos de campanha)

Veto a propaganda 'cinematográfica'
A proposta também limita o uso de recursos artísticos nas propagandas, para evitar publicidades “cinematográficas”. De acordo com o texto, não poderão ser usados “efeitos especiais, cenas externas, montagens, trucagens, computação gráfica, edições e desenhos animados”.
Esses recursos só serão permitidos em vinhetas de abertura e encerramento. Pelo texto, o programa eleitoral terá a participação dos candidatos e dos apoiadores, que só poderão participar no limite de 25% do tempo total.
Debate eleitoral
O projeto também altera as regras atuais de participação nos debates eleitorais em emissoras de televisão, nas eleições majoritárias e proporcionais. Atualmente têm direito a participar candidatos de partidos que possuam pelo menos um representante na Câmara dos Deputados.

Pelo texto aprovado pelos parlamentares, será assegurada a participação de candidatos dos partidos com representação superior a nove representantes na Câmara dos Deputados. Com isso, candidatos de partidos menores não terão acesso a essa participação na televisão, como ocorreu na última eleição presidencial, quando participaram dos debates os candidatos Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) – os três são de partidos com menos de nove deputados eleitos.

O projeto prevê que, no primeiro turno, se 2/3 dos candidatos concordarem, o número de participantes nos debates poderá ser reduzido aos com mais chance de vitória.

Prazo de filiação
O relator resgatou ainda o texto da Câmara que prevê que um político, para se candidatar, precisa estar filiado ao partido político pelo menos seis meses antes da eleição. A versão do Senado mantinha a regra atual, pela qual uma pessoa, para concorrer, precisar estar filiada pelo menos um ano antes da data do pleito.

Participação feminina
Apesar de rejeitar a maior parte das alterações do Senado, Rodrigo Maia aceitou sugestões dos senadores a respeito de medidas de estímulo à participação feminina na política. A Câmara havia fixado que pelo menos um minuto do programa partidário de TV e dois minutos nas inserções fossem dedicados às mulheres. Os senadores estabeleceram esse mínimo em 10% nos dois casos – o que acabou sendo acatado pelos deputados.

Direito de resposta na internet
Os deputados também aprovaram outra sugestão vinda do Senado, que concede o direito de resposta em relação a conteúdo divulgado na internet. O pedido poderá ser apresentado a qualquer tempo ou em até 72 horas após sua retirada do ar.

do G1 Jornal Online Araripe Informado

sábado, 5 de setembro de 2015

A MORTE PEDE CARONA NA BR 316: TRÊS MORTOS E VÁRIOS FERIDOS


 

Grave acidente na BR-316 próximo do povoado da Mangueira  entre Araripina e Trindade Pernambuco, deixa três mortos na manhã dessa sexta-feira 


 


Na manhã dessa sexta-feira dia 04 de setembro aconteceu um grave acidente na BR-316 que liga os municípios de Trindade à Araripina, próximo da entrada do povoado da Mangueira (entrada de Lagoa de Barro), onde um carro de transportes alternativos (VAN) lotada de pessoas desceu um barranco e capotou deixando três pessoas mortas no local e vários feridos.  

                                             


acidente02

Durante as primeiras horas da manhã centenas de pessoas lotaram o Hospital Municipal de Trindade-PE em busca de informações.


acidente03

As primeiras informações dão conta de que o condutor do veículo de transporte alternativo de passageiros M. Benz Sprinter de cor branca de placas KKH-1528/AL, perdeu o controle de direção a capotou foram da pista de rolamento, matando três pessoas no local do acidente e deixou outras várias feridas. As vítimas foram socorridas para o Hospital Municipal de Trindade, sendo que os casos mais graves foram transferidos para o HRFB na cidade de Ouricuri – PE. A PRF ainda não divulgou a identidade das vítimas nem as causas do acidente. Outras informações a qualquer momento.Os corpos foram encaminhados para a cidade de Ouricuri para os procedimentos legais.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

MORTE DE QUININHA: OUTROS DOIS HOMENS APARECEM BALEADOS DA MESMA EMBOSCADA DO GARIMPO NO PARÁ

CONFLITO NO GARIMPO PARAENSE TERMINA COM DOIS MORTOS E DOIS BALEADOS: UM AMAPAENSE E UM PERNAMBUCANO MORRERAM



Lourenço já contabiliza 20 garimpeiros mortos. Condições de trabalho são precárias


Um conflito que aconteceu no garimpo "Nova Divisão" ou "Centrão", no último domingo (30), terminou com dois garimpeiros mortos e dois baleados. Esse garimpo fica situado no município de Monte Dourado, Estado do Pará, que faz fronteira com o município amapaense Laranjal do Jari.

Um pernambucano de nome ERISVALDO MODESTO DINIZ, assim como, o amapaense    natural de Porto Grande, ROBSON COIMBRA NASCIMENTO, morreram no local do conflito. Já o EDILSON COIMBRA NASCIMENTO (irmão do Robson), encontra-se internado no Hospital de Monte Dourado/PA. Um outro garimpeiro que foi baleado, foi transferido para São Paulo, onde tem familiares. A tensão no local é grande e alguns começam deixar o garimpo com medo de represálias.

Disputa de espaço no garimpo(disputa de posses de barrancos), teria sido o motivo do conflito.

Jornal Online Araripe Informado com informações do colaborador, repórter policial João Bolero Neto, direto da região do garimpo.

SERTÃO PERNAMBUCANO: Filho mata a própria mãe e ateou fogo


Um crime abalou as cidades de Tuparetama e São José do Egito, no Sertão do Pajeú no estado de Pernambuco. A GT Ordinária foi acionada pela permanência da 3ª/CPM a fim de verificar um possível homicídio no Sítio Torrões, zona rural de São José do Egito. Chegando ao local foi constatada a veracidade do fato, segundo testemunhas, o imputado José Ailton Nunes de Oliveira, de 28 anos, solteiro, desocupado havia desferido um golpe de faca-peixeira contra sua mãe Francisca Nunes de Oliveira, de 49 anos, casada, agricultora, ambos moradores da mesma residência no sitio Torrões, e em seguida arrastado-a para fora da residência e ateado fogo no corpo da vitima, alguns moradores ao avistarem a fumaça se deslocaram até o local e apagaram as chamas, porém o corpo da vitima ficou parcialmente carbonizado.
Com o apoio da GT de Tuparetama e da equipe do GATI os mesmos apreenderam a faca utilizada no crime, (faca-peixeira) de oito polegadas, onde as buscas das equipes continuaram e lograram êxito na captura do imputado que estava homiziado na caatinga. Em seguida a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Afogados da Ingazeira para as providências cabíveis. Ainda segundo informações dos moradores daquele local o imputado sofre de problemas mentais. (O Povo Com a Notícia)

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

ARTIGO: "DELEADO NÃO É REI": Inquérito Policial sem ampla defesa e contraditório é aberração jurídica

Lembro-me da minha primeira aula sobre Inquérito Policial. E lembro-me das palavras do professor e de como minhas antenas ficaram ligadas apitando o sinal de alerta. Ora, o que eu aprendi sobre o IP? O clássico “é um procedimento de caráter instrumental que pretende esclarecer previamente os fatos tidos por delituosos antes de ser ajuizada a ação penal”.
Segundo Tourinho Filho,
O inquérito policial é o conjunto de diligência realizadas pela Polícia Judiciária para a apuração de uma infração penal e sua autoria, a fim de que o titular da ação penal possa ingressar em juízo.
Até aí tudo bem. Todo mundo sabe e concorda, não é? O problema é que meu professor logo avisou: “- para a doutrina majoritária, como uma das características do IP é ser inquisitivo, não se admite a possibilidade de defesa.” E pronto! Encerrou-se a conversa e a aula seguiu o seu rumo a fim de que entendêssemos por que é inquisitivo.
O problema é que fui formado no modelo de educação de Rubem Alves e aprendi com ele que “a curiosidade é uma coceira nas ideias”, então comecei a querer acabar com esta coceira e fui pesquisar sobre o assunto. Para mim, não é possível que uma maioria diga uma coisa e a gente trate isto como normal...
Então fui até o livro “Curso de Direito Processual Penal”, escrito por Nestor Távora e Rosmar Rodrigues Alencar, ed. 2015, e estava lá:
A inquisitoriedade permite agilidade nas investigações, otimizando a atuação da autoridade policial. [...] Admitindo a possibilidade de defesa na fase inquisitorial, porém em posição francamente minoritária, Marta Saad aduz que “[...] não se pode afirmar que não se admite o exercício do direito de defesa, porque esta tem lugar “em todos os crimes e em qualquer tempo, e estado da causa, e se trata de oposição ou resistência à imputação informal, pela ocorrência de lesão ou ameaça de lesão”.
Ora, até quando deveremos abandonar as ideias dos “francamente minoritários”? O fato é que todos sabemos que é muito mais fácil governar num regime ditatorial e que realmente é muito mais ágil para a investigação policial um regime inquisitivo, mas e as consequências advindas disso tudo? Aliás, ditadura e sistema inquisitivo são gêmeos siameses.
Se a finalidade do Inquérito é apurar autoria de crime e conhecer o verdadeiro autor do fato que infringiu a norma, é inadmissível que, ao constar suspeito, este não tenha direito à ampla defesa e ao contraditório: um documento acusando-o de algo está sendo formado. É a vida do sujeito.
Mas, apesar de Távora e Rosmar citarem apenas a Marta Saad como parte de um grupo francamente minoritário que apoia a ampla defesa no IP, com alegria encontro pessoas como o Aury Lopes Jr. Para este, em sua obra “Direito Processual Penal”, ed. 2014, p. 338
É lugar-comum na doutrina a afirmação genérica e infundada de que não existe direito de defesa e contraditório no inquérito policial. Está errada a afirmação, pecando por reducionismos.
Aury, com a maestria que lhe é peculiar, entende que qualquer notícia-crime imputa um fato aparentemente delitivo a uma pessoa e, desta forma, já se vislumbra uma agressão ao imputado e que tem potencialmente força para gerar no plano processual uma resistência. Logo, se vê que a defesa é de suma importância no Inquérito Policial, sim, pois, por meio dela, o suspeito pode chamar a atenção do titular do Inquérito Policial para algo que ele não havia atentado e, desta forma, contribuir para que não haja injustiça ao apresentar uma investigação equivocada, pois unilateral.
Nenhum sistema inquisitivo deve prosperar em um Estado Democrático de Direito. Para mim, só por conter o nome de inquisitivo ele já é inconstitucional, afinal de contas vivemos numa era de Neoconstitucionalismo, não é verdade? Chega de falar em princípios, é preciso efetivá-los. E é lógico, um inquérito policial, inquisitivo, quer apenas dar poder à autoridade policial sob a argumentação de que esta precisa trabalhar com autonomia e liberdade. Mera carta branca para tolher a autonomia e liberdade do investigado.
Desta forma, não tenho como não concordar com o Aury Lopes quando diz que “existe direito de defesa (técnica e pessoal – positiva e negativa) e contraditório (no sentido de acesso aos autos). O desafio é dar-lhes a eficácia assegurada pela Constituição.” E digo mais: o desafio é garantir o que reza a nossa Constituição, e também, pois muito importante, acabar com esta coisa macabra que é, em sala de aula, adotar a ideia majoritária e passar por cima de quem pensa diferente. Chega de educação inquisitiva também! A sala de aula é lugar de divergências e não de apenas ensinar o essencial; salvo, claro, se estivermos pensando apenas em responder questões de concurso público onde imperam as ideias da maioria dona do mercado concurseiro - mas isto é assunto para outro dia...
Inquérito Policial sem ampla defesa e contraditório é aberração jurídica. E que Deus nos livre das aberrações do ensino jurídico. Amém!

POLÊMICA NA PRESIDÊNCIA: Em vídeo, advogado ameaça decapitar Dilma caso ela não renuncie

No início da semana passada (25/08/15), um advogado chamado Matheus Sathler Garcia publicou um vídeo em seu perfil no Facebook afirmando que a Presidente Dilma Rousseff teria sua "cabeça arrancada" no próximo dia 7 de setembro caso não renunciasse. A declaração de Sathler, ex-candidato a deputado federal pelo PSDB no ano de 2014, causou intensa repercussão nas redes sociais. Confira o vídeo:


 Na data de ontem (31/08/15), o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Deputado Paulo Pimenta (PT-RS), apresentou uma série de requerimentos à Polícia Federal, ao Ministério da Justiça, ao Ministério Público Federal e à OAB solicitando investigação das ameaças. Após tomar conhecimento do episódio, Sathler gravou novo vídeo, publicado hoje (01/09/15), como resposta aos encaminhamentos feitos pelo Deputado. Assista:

VEJAM DESABAFO DO ADVOGADO EM RESPOSTA:


O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou hoje (01/09/15) que a Polícia Federal abra inquérito para apurar as declarações do advogado contra a Presidente. Dilma Rousseff ainda não se manifestou sobre o assunto.

 Jornal Online Araripe Informado - Ernildo Arruda

Juiz vai até a casa de idosa de 100 anos para dar a ela direito de se aposentar

 Juiz vai at a casa de idosa de 100 anos para dar a ela direito de se aposentar
Uma cena bastante incomum foi flagrada em Goiás na última semana. E tudo que tem de rara, tem de emocionante. Trata-se de uma lavradora centenária recebendo um oficial da Justiça em sua casa para, aos 100 anos, finalmente começar a receber aposentadoria.
O juiz Thiago Cruvinel Santos foi o responsável por ir até a casa da lavradora Alvarina Maria de Jesus, em Itapuranga, para fazer da aposentadoria um direito da senhora centenária. As informações foram divulgadas pelo Tribunal de Justiça de Goiás.
Para chegar até esse ponto, o juiz colheu depoimentos da idosa e de outras testemunhas para, na hora, conceder a ela o direito de dois benefícios: conversão do amparo assistencial para a aposentadoria e a pensão pela perda do marido, que morreu há 17 anos.
“Sou uma mulher que viveu muito, vi coisas e sofri todo tipo de privação, junto ao meu marido, meus filhos e meu neto. Mas sou uma pessoa de fé. Acredito em Deus, na vida, no ser humano. Hoje, aqui, na minha casa, estou vendo de perto a Justiça ser feita”, afirmou Alvarina após receber o juiz.
O dinheiro que passará a entrar na conta de Alvarina tem destino certo: diabética e com problemas de circulação do sangue na região das pernas, ela poderá agora ter remédios que a ajudem a viver melhor a terceira idade. A decisão do juiz foi amplamente comemorada por ela, familiares, vizinhos e pelo próprio magistrado.
“É simplesmente impossível não nos sensibilizarmos com a situação de uma pessoa de 100 anos que precisa ser atendida com urgência e ter direitos básicos garantidos legalmente para que possa usufruir, com um pouco de dignidade, dos anos de vida que lhe restam”, disse o juiz, responsável pela festa na família da lavradora centenária.

Jornal Online Araripe Informado

"ATÉ TU?" Fundador do PT, Hélio Bicudo entra com pedido de impeachment contra Dilma Rousseff

 
SÃO PAULO - O jurista Hélio Pereira Bicudo, um dos fundadores do PT, em 1980, apresentou à Câmara dos Deputados um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Além dele, Janaína Conceição Paschoal também assina o pedido.
Na peça, ele destaca supostos crimes de responsabilidade fiscal da presidente, como é o caso das "pedaladas fiscais" que devem ser julgadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) ainda este mês.
Hélio Bicudo foi vice-prefeito de São Paulo de 2001 a 2004, durante a gestão de Marta Suplicy. Ele foi filiado ao PT de 1980 a 2005 e está sem partido desde então. Em 2010, anunciou apoio a Marina Silva e José Serra no segundo turno. Bicudo, de 93 anos, é formado em direito pela USP (Universidade de São Paulo) e foi procurador de Justiça.
Na peça, Bicudo afirma que presidente da República atentou contra a probidade administrativa por "não tornar efetiva a responsabilidade dos seus subordinados" e por "proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo".
O jurista ainda destaca o episódio sobre a refinaria de Pasadena, nos EUA, quando ela era presidente do Conselho de Administração da Petrobras. Ele afirma que ela "deu como desculpa um equívoco relativo a uma cláusula contratual. À época, muitos indagaram se essa suposta falha não infirmaria a fama de competência e expertise na seara de energia, porém, ninguém teve a audácia de desconfiar da probidade da Presidente".
Porém, ele destacou que esta foi apenas a "ponta do iceberg", pois a Lava Jato ocorreu e realizou uma devassa em todos os negócios feitos pela Petrobras. "Para a infelicidade do país, os prejuízos havidos com Pasadena ficaram pequenos diante do quadro de descalabro que se descortinou", afirmou.
Ele prossegue sobre o desenrolar da Operação que investiga a corrupção na Petrobras e afirma: "reforça o entendimento de que a Presidente da República agiu com dolo o fato de ela sempre se mostrar muito consciente de todas as questões afetas ao setor de energia, bem como aquelas relacionadas à área econômica e financeira. Ademais, além de ser economista por formação, a dirigente máxima do país ocupou cargos umbilicalmente relacionados ao setor de energia, não sendo possível negar sua personalidade centralizadora. Em análise bastante minuciosa, o jornalista, escritor e político Fernando Gabeira, mostra bem que só pode alegar falta de elementos para o Impeachment quem não concatena os fatos".
Assim, ele afirma que o caso é grave e, por isso, lança-se mão de medida drástica, extrema, porém, constitucional [o impeachment]. "Apresentar esta denúncia constitui verdadeiro dever de quem estudou minimamente o Direito, sobretudo em seus ramos Constitucional, Administrativo e Penal", afirmou.
"À Câmara dos Deputados Federais rogamos que coloque um fim nesta situação, autorizando que a Presidente da República seja processada pelos delitos perpetrados, encaminhando-se, por conseguinte, os autos ao Senado Federal, onde será julgada para, ao final, ser condenada à perda do mandato, bem como à inabilitação para exercer cargo público pelo prazo de oito anos, nos termos do artigo 52, parágrafo único, da Constituição Federal. É o que ora se requer!", afirma.
Segundo ele, renomados juristas proferiram pareceres favoráveis à instalação do processo de Impeachment e à perda do cargo da Presidente da República, sugerindo, no entanto, que seus crimes de responsabilidade seriam de natureza culposa e que ela teria sido apenas negligente ao não responsabilizar seus subalternos.
"Com todo respeito a esses nobres pareceristas, com os quais ora se concorda acerca do cabimento e procedência do Impeachment, nesta oportunidade, afirma-se que tudo indica ter a denunciada agido com dolo, pois a reiteração dos fatos, sua magnitude e o comportamento adotado, mesmo depois de avisada por várias fontes, não são compatíveis com mera negligência", afirmou.
Para Bicudo, a moralidade precisa ser resgatada para que o "cidadão que paga seus impostos, que luta para educar e alimentar seus filhos, não sinta vergonha de ser brasileiro".

TRINDADE-PE: Homem é assassinado no interior de bar e garçonete é atingida por bala perdida

Uma pessoa foi morta no interior de um bar e uma jovem que trabalha no estabelecimento como garçonete foi alvejada por uma bala perdida na cidade de Trindade, Região do Araripe no sertão de Pernambuco. O crime aconteceu por volta das 21h50mim desse sábado (29), na Avenida Central Sul no centro da cidade. De acordo com a polícia, Vagner de Oliveira Silva, chapeada, casado de 27 anos, se encontrava no local ingerindo bebida alcoólica quando foi surpreendido por dois indivíduos desconhecidos que chegaram em um veículo Siena de cor vermelha. Segundo relatou de testemunhas, o carro estacionou próximo ao bar, dois ocupantes desembarcaram, se dirigiram até o estabelecimento e efetuaram vários disparos contra a vítima. Vagner de Oliveira Silva que residia no Sítio dos Cândidos na zona rural de Trindade – PE, foi atingido por vários disparos, não resistiu e faleceu na cena do crime. Durante a ação criminosa, Lucineide da Silva, garçonete, solteira de 21 anos, que trabalhava no estabelecimento foi atingida por uma bala perdida, sendo socorrida para o Hospital Municipal de Trindade – PE e não corre risco de morte. Após a consumação do crime os homicidas embarcaram no veículo e tomaram destino ignorado. O caso foi registrado e será investigado pela Divisão de Homicídios da 24ª DESEC de Araripina – PE. (Nilson Macedo)

JOVEM DE 14 ANOS COMETE SUÍCIDIO COM TIRO NA CABEÇA

OURICURI: Estudante de 14 comete o suicídio com tiro na cabeça

Uma adolescente de 14 anos cometeu o suicídio no final da tarde dessa segunda-feira (31), na Avenida Capim Grosso no bairro Santa Maria na cidade de Ouricuri, Região do Araripe no sertão de Pernambuco. Segundo informações da polícia, a jovem Maria Daniela de Araújo, estudante, solteira de 14 anos, efetuou um disparo de arma de fogo contra a própria cabeça vindo a óbito de imediato. O fato ocorreu na residência do pai que vivia separado de sua genitora e que um irmão da vítima de 17 anos que foi a primeira pessoa a encontrar o corpo já sem vida em um dos cômodos da casa.
A arma utilizada na tragédia, um revólver marca Taurus de cal. 38 mm, pertencia ao genitor da adolescente e com a chegada da Polícia Militar já havia sido guardada pelo adolescente de 17 anos, sendo a referida apreendida e encaminhada a DPC da 201ª Circunscrição em Ouricuri – PE. A Polícia Civil também compareceu ao local do ocorrido e após perícia preliminar foi providenciado à remoção do corpo da vítima e o caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil local. Fotos: Facebook (Reportagem: Nilson Macedo)

MAIS UM MORTO POR IMPRUDÊNCIA OU DOLO NO TRÂNSITO

Terça-feira, 01 Setembro 2015
ARARIPINA-PE: Colisão envolvendo carro e motocicleta mata uma pessoa e deixa outra ferida na BR-316
Um grave acidente de trânsito ocorrido na noite desse sábado (29), por volta das 22h00min na BR-316, altura do município de Araripina – PE vitimou fatalmente uma pessoa e deixou outra gravemente ferida. Segundo informações da polícia, o condutor da caminhonete Ford Ranger de cor prata de placas PUP-3502 trafegava no sentido Trindade/Araripina, quando terei forçado uma ultrapassagem, vindo a colidir na traseira da motocicleta Honda CG-150, vermelha de placa PSJ-0130 que trafegava no mesmo sentido. Com o impacto da batida, condutor e passageiro da motocicleta foram arremessados na pista de rolamento. Marcelo José de Oliveira de 49 anos, não resistiu e teve morte de imediato. Já o segundo ocupante da moto, Mateus de Abreu Félix de 20 anos, foi socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros para o HMSM na cidade de Araripina – PE. Ainda de acordo com a polícia, o condutor da caminhonete envolvida no acidente que na ocasião não foi identificado, teria fugido no local do sinistro sem prestar socorro às vítimas. O caso foi registrado pelo Posto II da PRF sediado na cidade de Ouricuri – PE e o caso será investigado pela DPC da 200ª Circunscrição de Araripina – PE.  (Nilson Macedo)
 
Segundo informações o motorista da caminhonete vinha em alta velocidade e bateu na traseira da vítima, em seguida fugiu sem prestar socorro às vítimas. Ainda segundo informações, populares revoltados com a morte de Marcelo, incendiaram o veículo envolvido no acidente que tinha sido abandonado no local pelo causador do fato.

ARARIPINA-PE: Homem é dominado, amarrado e conduzido por populares até a delegacia após tentar matar a própria esposa a golpes de faca


Um homem foi dominado, imobilizado, amarrado e conduzindo por populares até a Delegacia de Polícia de Araripina - PE até tentar contra a vida da própria companheira a facadas. O episódio aconteceu por volta das 20h30min desse domingo no Sítio Baixa Puba, próximo ao Distrito de Morais no município de Araripina – PE. De acordo com a polícia, a doméstica M. E. P. S., 21 anos, foi socorrida para o HMSM apresentando perfurações em várias partes do corpo, inclusive na cabeça, provocadas por objeto perfuro cortante. A vítima relatou que havia sido agredida pelo próprio companheiro de nome Francisco de Alencar da Silva de 27 anos, e que é de costume as agressões, porém, nunca havia o denunciado. Uma guarnição da PM saiu em diligência a procura do apontado, mas foi informada de que familiares da vítima já haviam dominado, amarrado e conduzido o agressor até a DPC da 200ª Circunscrição de Araripina – PE. Posteriormente o suspeito foi encaminhado para DPC de plantão na cidade de Ouricuri – PE para adoção dos procedimentos legais. (Nilson Macedo)

terça-feira, 1 de setembro de 2015

IPUBIENSE É ASSASSINADO EM REGIÃO DO GARIMPO NO PARÁ

 


























Erisvaldo Modesto Diniz, conhecido como "Quininha" filho do Sr. Expedito Modesto da conhecida e grande família Modesto, foi vítima neste final de semana de uma emboscada na região dos garimpos, conhecida como GARIMPO NOVA DIVISÃO entre Amapá e Pará.

Erisvaldo, desde muito novo foi fascinado por se aventurar em garimpos, homem destemido e muito trabalhador tinha voltado há pouco tempo para região de exploração de minérios preciosos na região.
o Jornal Araripe Informado entrou em contato com o delegado de Montes Dourado-PA, que investiga os assassinatos ocorridos naquela área, e obtemos a informação de que Erisvaldo Modesto e outra pessoa conhecida como Robson Coimbra, foram emboscados e mortos com vários tiros de espingarda de grosso calibre pelas costas, sem chances de defesa, quando puxavam um motor tipo comum usado por garimpeiros, pelo meio da floresta, na região do Almerí.

Ainda, segundo o Delegado, obteve a informação que uma terceira pessoa teria sido assassinada junto com as duas vítimas já citadas, porém, não chegou até a Delegacia nenhuma informação ou paradeiro desta outra vítima "simplesmente se existir corpo, ele desapareceu".
"A polícia Civil, mesmo diante de todas as dificuldades que a região oferece nestes tipos de investigação, trabalha no intuito de identificar e prender os criminosos, mas até o presente momento não tem nenhuma identificação ou paradeiro dos pistoleiros" enfatizou o Delegado de Polícia que conduz as investigações.

Fonte: Polícia Civil do Pará com exclusividade para o Jornal Online Araripe Informado

 

Essa região de garimpos é conhecida como "TERRAS SEM LEI', devido as egiões de dificil acesso no meio da mata e dificuldade e pouco efetivo policial na região.

Há muito tempo não se faz nem uma operação na região de repressão a exploração ilegal de garimpos naquela área, cada vez mais vem aumentando os garimpos clandestinos na região e com consequência disso, aumenta o índice de criminalidade na região.

Ernildo Arruda - Jornal Online Araripe Informado