segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Lula não quer confusão com Eduardo Campos


Coluna Fogo Cruzado – Folha de Pernambuco – 12 de agosto
Se dependesse da vontade do presidente nacional do PT, Rui Falcão, a presidente Dilma Rousseff já teria rompido com Eduardo Campos, excluindo o PSB da base governista e pedindo de volta o Ministério da Integração, a Secretaria Nacional dos Portos e a presidência da Chesf.
Todavia, o ex-presidente Lula tem argumentado que além de a candidatura do governador de Pernambuco a presidente da República ser legítima, afrontá-lo seria um erro político.
A pesquisa do Instituto Datafolha divulgada anteontem dá total razão ao ex-presidente. Se a eleição presidencial se realizasse hoje, Dilma teria tão somente 35% dos votos válidos, ante 47% da soma dos seus adversários: 26% de Marina Silva, 13% de Aécio Neves e 8% de Eduardo Campos. A presidente cresceu cinco pontos percentuais em relação à pesquisa de junho, Marina cresceu três, Eduardo cresceu um e o senador Aécio caiu quatro.
Dilma estaria hoje no segundo turno, mas perderia para a soma dos três candidatos da oposição: 47%. É para esta particularidade que o ex-presidente Lula está atento: tentar impedir que o governador de Pernambuco abandone o governo porque ele seria um adversário aparentemente perigoso: tem 8% de intenções de voto, sendo conhecido por apenas 1/3 do eleitorado.
Dúvida – O prefeito de Limoeiro, Ricardo Teobaldo, decide até o próximo dia 30 se fica no PSDB ou se vai para o PTB a fim de disputar vaga na Câmara Federal.
Troca – Aldo Amaral, presidente da Força Sindical em Pernambuco, vai trocar o PDT pelo PRB para tentar realizar um sonho: eleger-se deputado federal no próximo ano.
Filiação – O PSB vai receber no próximo dia 30, em Florianópolis, o deputado federal e ex-líder do PFL na Câmara, Paulo Bornhausen (SC), filho do ex-senador Jorge Bornhausen. O partido está tentando se expandir em SC, onde sempre foi frágil. Elegeu apenas um deputado estadual em 2010.
Barreira – Apesar de os 12 deputados estaduais do PSB terem recebido convite no último dia 5 para jantar na casa de Eduardo Campos, vários deputados da base governista ainda não tiveram o privilégio de tomar água gelada e cafezinho no gabinete do governador.
Crime – Se a Sociedade dos Amigos da Cidade Alta (Sodeca) rejeitarem o dinheiro do Prodetur (R$ 11 milhões) para reformar o Mercado Eufrásio Barbosa terão cometido um crime contra o Olinda. O mercado foi construído na gestão do prefeito Germano Coelho, mas não deu certo. E como o prédio fica em área nobre, pode ter outra destinação.
Família – A deputada e candidata a presidente do PT pernambucano, Teresa Leitão, é irmã do secretário extraordinário da Copa, jornalista Ricardo Leitão (PSB), mas um não interfere na vida do outro. Ela é muito ligada ao mano, a quem só se refere pelo nome completo: Luiz Ricardo.
Equilíbrio – Em sua recente passagem por Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una e São Lourenço da Mata, Eduardo Campos autorizou obras que ultrapassam a casa dos R$ 50 milhões. Essa seria a maior prova, dizem assessores do governo, de que as finanças do Estado estão equilibradas.
A ponte – O ministro Fernando Bezerra ainda não perdeu a esperança de ser convocado pelo PSB para disputar o governo estadual no próximo ano e a “ponte” dele com o partido é o prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Amupe, José Patriota, de quem está cada vez mais próximo.
Origem – ex-deputado Hélio Urquisa (PMDB) faz coro com o prefeito Izaías Régis (PTB) para trasladar os restos mortais de Dominguinhos para Garanhuns. Mas jura ter provas documentais e testemunhais como o sanfoneiro nasceu em Bom Conselho, sua terra, e não na “Suíça pernambucana”. (Inaldo Sampaio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário