segunda-feira, 8 de abril de 2013

MORRE A DAMA DE FERRO BRITÂNICA

Morre a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher

Morre a ex-premiê britânica MargaretThatcher (© AP)

Morreu nesta segunda-feira (8) a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, aos 87 anos. Segundo informações oficiais, Thatcher sofreu um acidente vascular cerebral.
"É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciam que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu pacificamente em seguida a um derrame nesta manhã", afirmou o porta-voz da família. A ex-premiê esteve internada diversas vezes nos últimos anos.
Thatcher foi a primeira mulher a se tornar primeira-ministra britânica, cargo no qual ficou por três mandatos consecutivos, entre 1979 e 1990.
Figura marcante e influente da política inglesa durante o século XX, a conservadora implantou uma gestão de austeridade em diversas áreas, como a econômica e a militar.
Em razão da austeridade na luta contra os sindicatos e nas críticas contra a União Soviética, ela foi apelidada de "Dama de Ferro" pelos soviéticos na década de 80.
A premiê liderou o país na Guerra das Malvinas contra a Argentina, e saiu vitoriosa em 1982, o que a impulsionou para um novo mandato em 1983. Em 1984, sobreviveu a uma tentativa de assassinato.
Nascida em 13 de outubro de 1925 em Grantham (norte da Inglaterra), a política conservadora procedia de uma família humilde.
Thatcher ganhou as eleições de 1979 em um momento no qual o Partido Trabalhista estava enfraquecido e o país estava paralisado por greves e pela crise econômica.
Sua chegada ao poder significou uma completa transformação do Reino Unido: Thatcher apoiou a privatização de indústrias estatais e do transporte público (trens e ônibus); empreendeu uma reforma dos sindicatos, que praticamente foram retirados do poder; diminuiu impostos e gastos públicos e adotou uma flexibilização trabalhista.
Saúde
A ex-premiê sofria de mal de Alzheimer havia alguns anos e não falava em público desde 2002, quando sofreu uma série de pequenos derrames e duas embolias.
A última internação de Thatcher ocorreu em dezembro do ano passado, quando se submeteu a uma cirurgia para a retirada de um tumor na vesícula.
Guerra das Malvinas
O conflito bélico pela soberania das Malvinas começou no dia 2 de abril de 1982, quando o então general Leopoldo Galtieri, presidente da Junta Militar argentina, ordenou a ocupação das ilhas, reivindicadas por Buenos Aires desde 1833. No dia seguinte, o Reino Unido começou a enviar seus militares ao arquipélago até reunir 27 mil soldados, que no dia 1º de maio iniciaram os combates.
A guerra, que causou a morte de 649 militares argentinos, 255 britânicos e três ilhéus, terminou no dia 14 de junho de 1982 com a rendição argentina.
Documentos particulares de Thatcher, divulgados no último dia 21 de março, refletem o 'caos' no qual mergulhou o partido no governo britânico após a incursão argentina, segundo descreveu Chris Collins, historiador do Arquivo Margaret Thatcher. 'Durante os primeiros dias do conflito houve uma grande confusão e dúvidas sobre como comportar-se, embora, certamente, o partido devia mostrar-se unido na medida do possível', apontou Collins.
O historiador britânico Charles Moore, biógrafo autorizado de Thatcher, assinalou que esses escritos privados são 'um recurso fantástico para todos aqueles interessados em sua carreira como primeira-ministra e na história política recente do país'.
* Com informações das agências EFE e Reuters



Nenhum comentário:

Postar um comentário