quarta-feira, 10 de abril de 2013

EM ARARIPINA: FÁBRICAS FECHADAS + GENTE DESEMPREGADA = PREFEITO INDIGNADO


Na manhã de hoje uma frente de auditores do Ministério do Trabalho chegou à Araripina para fiscalizar as fábricas de gesso e mandioca. A fiscalização atua em duas áreas de acordo com a NR 12 que dispõem a respeito da segurança no trabalho de máquinas e equipamentos e também a legislação e legalidade das empresas.
Sem comunicar previamente às empresas dos dois setores a fiscalização está fechando as fábricas que atualmente são fundamentais para a geração de emprego e renda na cidade, devido o grave estado de seca que se encontra no município.
Preocupado com esta situação o prefeito Alexandre Arraes repreende o fechamento das fábricas de gesso e mandioca que juntas empregam mais de 14 mil pessoas diretamente e são as únicas fontes empregadores da zona rural neste momento de estiagem. “Deve haver um diálogo entre as empresas e os auditores do Ministério do Trabalho de maneira a dar um prazo para o cumprimento da NR12, pois o fechamento destas empresas representa desemprego e redução da renda dos araripinenses, especialmente daqueles da zona rural, e eu na condição de prefeito não posso concordar com isto”, afirmou.
À tarde os auditores do Ministério do Trabalho e representantes das empresas farão um encontro na Delegacia Regional do Trabalho para dialogar sobre o tema. O presidente do Sindicato da Indústria de Gesso – SINDUGESSO, Ariston Pereira relatou que tentará sensibilizar os auditores e solicitar 30 dias de prazo para a adaptação além da reabertura imediata das fábricas que já foram fechadas. “Vamos tentar um entendimento com os auditores, caso não haja, acionaremos a Superintendência do Trabalho”, afirmou.

Um comentário:

  1. O senhor prefeito de Araripina deveria saber que mais importante do que o lucro dos empresários é prezar pela VIDA dos trabalhadores que são diariamente explorados por estes. Ele deveria saber pq tem empresa de gesso, será que o sr. prefeito está dentro dos padrões de segurança? Será que o bom exemplo não deveria partir dele??? Reflita sr. prefeito, antes de sair com essas declarações com tentativa de distorcer o que de fato está sendo feito.
    Que eu saiba e ouvi pela cidade, as empresas não foram fechadas e sim ALGUMAS MAQUINAS FORAM INTERDITADAS PQ OFERECIAM RISCO GRAVE AOS TRABALHADORES. P q os empresários não regularizam essas máquinas e acabam com esses riscos? Será que a VIDA do trabalhador não é importante, será que somente o bolso deles importa???
    Ridículo dizer que o ministério do trabalho está contribuindo para o desemprego, quando sabemos que o desemprego é um problema social e que a prefeitura, o estado e a federação deveriam, com parcerias, tentar solucioná-lo.
    Os auditores só estão fazendo o trabalho deles, é ridículo escutar nas rádios uma notícia tentando colocar a população contra esses profissionais que estão comprometidos com a segurança os trabalhadores. Esse tipo de notícia que tenta colocar a população contra essa fiscalização é uma vergonha.
    Sr. prefeito, não se aproveite desse momento para tentar se promover distorcendo a verdade. Trate de trabalhar pela população de outra maneira, dessa forma não dá, não existe mais ninguém ignorante nesse mundo, explorar trabalhador não é a solução, dê-lhe condições dignas com políticas públicas direcionadas a esse fim.
    (Desabafo de uma cidadã cansada de ver tanta coisa errada)
    Rebeca Aguiar

    ResponderExcluir